Mônaco – classificação: “Eles têm que ir pra cima e parar de reclamar”

“A Ferrari vive drama”. É nesse tom que Galvão Bueno começa a transmissão. Os espanhóis também. “Não sei se eu conto ou deixo para você”, o apresentador Antonio Lobato se dirige ao comentarista Marc Gené. “Temíamos pela caixa de câmbio, mas foi muito pior. Fernando não vai disputar a classificação”, diz Lobato, com cara de enterro.

Só assim pra Ferrari voar

Gené, que é piloto de testes da Ferrari e participa das reuniões da equipe, conta que Alonso e Massa conversavam sobre o carro – o espanhol queria saber do brasileiro se eles lutariam pela pole, e Felipe dizia que sim – quando os mecânicos vieram avisar que o chassi estava amassado. “Ficamos um olhando para o outro com cara de ‘o quê’?”. Mas o mais interessante veio na sequência. Lobato pergunta se a Ferrari conta com Massa para a pole. “Acreditamos que ele pode ajudar Alonso e se colocar à frente de nossos rivais no campeonato.”

Enquanto isso, o tom na BBC é outro. Além de questionarem a regra de não ter um 3º carro e, com isso, privar um dos protagonistas a participar do treino, reclamam de quem está preocupado com o tráfego. “Eles têm que ir pra cima e parar de reclamar”, diz o comentarista Martin Brundle. “Olhando os tempos de meados de 1980 e começo dos 90, a diferença era de 6 a 11s, com 26 carros.” Na Globo, caso aconteça algum problema, é só colocar na conta de Tony Fernandes, dono da Lotus. “Foi ele que não quis dividir a classificação”, aponta Galvão.

Durante a transmissão, nem Galvão comemorando, nem Lobato lamentando. Quem mais fala de Alonso é Jonathan Legard, narrador da BBC. “Será interessante ver Alonso passando todos esses carros lentos amanhã. Ele vai ter trabalho”, se diverte, perguntando a Ted Kravitz como estava o ‘carão’ do espanhol no box. “Na verdade, ele está bem tranquilo”, comenta o repórter.

Parece brincadeira, mas enquanto Galvão dá uma de entendido sobre a geografia de Mônaco, David Coulthard se diverte imaginando os pensamentos de Damon Hill, que trabalhava como comissário. “Ele viu Michael lento para deixar 2 carros passar e deve ter pensado: ‘vou puni-lo em 10.000 euros por isso’”.

Na Globo, uma intervenção desastrada da repórter Mariana Becker que, ao ver a batida de Kobayashi na 1ª chicane da piscina, silencia até Galvão. “Eles aumentaram essa chicane (?) para não cortarem e a gente vê as consequências.” Quem não sabia que as zebras internas das chicanes estavam mais altas nesse ano não entendeu. E quem sabia que os locais alterados eram a chicane nova e a 2ª chicane da piscina, entendeu menos ainda. Ao invés de corrigir a repórter, Burti, Reginaldo e Galvão resolvem questionar por que se demora tanto para tentar um tempo no Q3. Quem assistia na BBC sabia desde o começo da transmissão que a maioria faria uma tentativa apenas, de várias voltas, para evitar o tráfego.

Ninguém entendeu direito por que, do nada, como bem definiu Jonathan Legard, Webber cravou a pole. “É muito importante para ele, sempre considerado inconstante. É o início da caça ao título para ele”, define o narrador inglês. “Sem querer justificar, mas Vettel está correndo pela 3º vez aqui, Webber tá no 9º ano”, Reginaldo tenta encontrar uma explicação. “Massa dá a impressão de que esperava mais”, completa Galvão. Alonso também esperava mais dele, pelo menos é o que a cara do espanhol diz para Lobato. “Ele sabe que Vettel é rival forte e Massa não conseguiu nem ficar na frente dele”, reclama o comentarista Jacobo Vega. “Se Fernando chegar em 5º, 6º, vai ser histórico”, define Gené, enquanto Lobato não perde a chance de secar Webber – e todos os outros, se possível. “São mais de mil curvas amanhã.”

1 comentário Adicione o seu

  1. wagner vieira alves disse:

    além do deslize da mariana, o que mais me chamou a atenção, foi inexistência do carro reserva. mais uma regra criada pela estupidez dos dirigentes.

    Curtir

Deixe uma resposta para wagner vieira alves Cancelar resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.