Alonso x Massa: pra que simplificar?

Felipe Massa Fernando Alonso
Posição na classificação
Tempo da Classificação (Q3) 1′14.290 (+0.497) 1′13.793
Posição na corrida
Tempo médio de volta 1′18.553 (+0.063) 1′18.491
Voltas 67/67 67/67
Pit stops 1 1

Confira os tempos de Felipe e Fernando volta a volta

Não há dúvidas de qual Ferrari estava mais rápida durante todo o final de semana, mas a superioridade de Alonso foi por água abaixo quando Vettel o espremeu na largada, deixando o caminho livre para Massa, que largou muito bem e tomou a ponta. A distância para Alonso era de 1.5s, diferença que caiu pela metade após o espanhol parar antes do brasileiro, estratégia que pode ser explicada como uma reação à parada de Vettel – ou seja, a intenção era manter a dobradinha. Mas eles certamente não ficaram desapontados se seu piloto mais bem colocado no campeonato tivesse saído na frente.

Aí vem a conversa ferrarista de que Alonso era mais rápido que Massa e de que eles precisavam se defender do ataque de Vettel. De fato, o brasileiro demorou para pegar ritmo nos pneus duros, parecia frear o companheiro e Vettel se aproximava. A melhor oportunidade de ultrapassagem ocorreu na volta 21, com a ajuda do tráfego.

Todos sabem como funciona, mas querem que seja feito direito!

A partir daí, no entanto, o piloto da Red Bull já não acompanhava o ritmo das Ferrari e o espanhol parecia economizar equipamento para um ataque mais tardio. A estratégia era esperar até que eles encontrassem novamente retardatários. Ele parecia no controle do ritmo, foi baixando a diferença aos poucos, mas quando preparava um ataque, saiu da pista – o que só foi mostrado na transmissão onboard – e a diferença voltou aos 2.7s.

Alonso era mais rápido, mas não o suficiente para ultrapassar Massa. Uma situação talvez parecida com da Austrália, 2ª prova do ano. A diferença é que agora a Ferrari sabe qual é sua única chance de não sair de mãos abanando no final do ano. Realizou a troca de forma bisonha e deu no que deu.

2 comentários sobre “Alonso x Massa: pra que simplificar?

  1. Isso além de deixar claro que o Felipe tinha sim, condição de se manter na frente, deixa a gente triste com a situação….
    O Impressionante, e que eu fico mais nervoso, é que quando o Felipe tenta atacar o Alonso durante a corrida, é parado pela a equipe, já quando é ao contrario

    Abraços e até mais

    Curtir

  2. o jogo foi mal montado. mas era notório que massa não tinha muito o que fazer no campeonato. se ao menos tivesse uma rbr nas mãos, poderia almejar algo melhor na competição.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s