Ferrari e Red Bull estão uma asa à frente

A função dos aerofólios é ajudar o carro a fazer as curvas da forma mais rápida possível. Nas retas, o ideal seria tirá-los, pois elas freiam o carro. Por isso, as asas traseiras são bem menores em circuitos com muitas retas, como Montreal e Monza.

Um caminho que os engenheiros buscam para tirar o efeito das asas na reta é a flexão. Se o fluxo de ar fizer com que as asas fiquem mais planas e gerem menos resistência, melhor. Esse é o princípio do duto de ar da McLaren, assim como da nova – e polêmica – asa dianteira que Red Bull e Ferrari, não coincidentemente, os carros que dominaram na Alemanha.

Polêmica porque o regulamento não permite a flexão a partir de um determinado nível. A nova asa vai se aproximando do solo na reta e, na freada, abruptamente volta a seu lugar. Pegada ao solo na reta, gera muita carga aerodinâmica. Calcula-se que a asa da Red Bull flexione 24mm e as fotos, de Darren Heath, mostram isso claramente.

A mais extrema, observe como a asa está colada ao solo
Um versão menos radical, mas com o aval da FIA, deve melhorar
Perto das outras, a McLaren parece de salto alto

Os times ensaiaram um protesto, mas a FIA liberou ambas as equipes após o último GP. Agora é ver quem copia primeiro.

Um comentário sobre “Ferrari e Red Bull estão uma asa à frente

  1. por mais que sejam inovadoras, avaliando melhor, parece que esta flexibilidade, funciona muito bem de cara para o vento, já quando está em posição de ultrapassagem, pegando o ar sujo do carro da frente, causa muita “instabilidade”. apesar de genial, é um projeto perigoso.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s