Concorrentes ao título: Sebastian Vettel

Em 2010

Pontos 151 (3º)
Vitórias 2
Pódios 6
Abandonos 2 (freios e acidente)
Melhores voltas 3
Posição média de largada 1.8
Posição média de chegada 3.4

A aposta certeira?

Vettel seria a aposta certeira ao título de 2010. Sentado no melhor carro, extremamente veloz, fruto do programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull. Mas tem mostrado uma faceta que até esse ano a F1 não tinha visto: sob pressão, erra. E está longe de ser dos mais decididos quando tem que ultrapassar – reputação recuperada, em parte, na Inglaterra.

É fato que o padrão do alemão até o início dessa temporada consistia em pole, vitória fácil e volta mais rápida. Controlar o ritmo para sumir na frente é com ele mesmo. Manejar um carro com falhas técnicas, como no Bahrein, na Espanha e no Canadá, também.

Mas seus problemas começam quando tem algum outro piloto por perto. Nas últimas 3 provas, perdeu pontos com manobras que evidenciam a falta de experiência e uma certa dificuldade em reconhecer que há alguém mais rápido que ele na pista. Na Inglaterra e na Alemanha, se preocupou mais em fechar os adversários que com sua própria largada e, na Hungria, teve uma falha primária atrás do Safety Car. Só aí perdeu 25 pontos, o suficiente para colocá-lo na liderança, com 15 pontos de vantagem. Isso sem contar a bobagem da Turquia.

Quando o carro não está tão dominante, como aconteceu na China, no Canadá e na Alemanha, o talento prevalece e Vettel consegue tirar mais rendimento que Webber. Se parar de cometer erros justamente quando tem a oportunidade de vencer, como dizem os ingleses, “it’s his to loose”. Ou, em bom português, só perde se quiser.

4 comentários sobre “Concorrentes ao título: Sebastian Vettel

  1. Para mim, Vettel seria um bom candidato se não cometesse tantos erros. Os erros tiraram pontos importantes, além ds más largadas. Eu acho ele muito bom, mas acho que falta maturidade e quando ele tiver realmente maduro e não cometer esses erros que vem cometendo, ai sim o digo que é favorito a um titulo.

    Curtir

  2. Mesmo com todos os problemas que ele teve – os erros e os mecânicos – está a 10 pontos. Se não ficar entre ele e o Webber vai ser uma das derrotas mais toscas de todos os tempos.
    Tb acho ele ótimo, mas que bate um desespero quando as coisas não saem como ele quer, isso bate…

    Curtir

    1. Acho que a pouca idade e a pouca experiência faça com que ele ainda não consiga reagir bem emocionalmente quando as coisas dão errado. Ele está conseguindo se manter perto, mesmo com tudo que acontece, mas se as coisas ocorrecem normalmente e ele não jogasse algumas corridas foras como na Turquia, ele estaria liderando o campeonato tranquilamente. Vamos ver o que vai ser aqui pra frente.

      Curtir

  3. vettel tem cacoete de campeão. a maturidade vai chegar para ele e hamilton. espero que o alemão não se torne um mansell, que era muito rápido, mas cometia burradas tão rápidas quanto suas voltas voadoras. não que mansell seja sinônimo de péssima pilotagem, mas poderia ter ganho muito mais.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s