Concorrentes ao título: Jenson Button

Em 2010

Pontos 147 (4º)
Vitórias 2
Pódios 5
Abandonos 1 (superaquecimento)
Melhores voltas 1
Posição média de largada 7.8
Posição média de chegada 4.18

O homem das corridas malucas

Button é o mineirinho do campeonato. Na surdina, vai aproveitando as oportunidades que surgem, especialmente em provas taticamente complexas, e mira nos “big points”. Foi assim no começo da temporada, quando fez a leitura correta em corridas com períodos na chuva e no seco – já havia feito isso na Hungria, em 2006, palco de sua 1ª vitória – e ganhou na Austrália e na China logo de cara. Foi assim na metade da temporada: quando a McLaren foi dominante, fez 3 pódios seguidos.

Mas a campanha do bi de Jenson parece comprometida por 2 fatores. Primeiro, suas classificações. Não é novidade que Button precisa de um carro perfeito para andar bem, vimos esse filme o ano passado inteiro: era só a temperatura da pista baixar 5ºC que seus tempos iam lá pra cima. É de se esperar que a McLaren melhore, e que o campeão de 2009 volte a largar na ponta, ou seja, é um problema razoavelmente simples de resolver.

Enquanto isso, pode se valer de seu estilo de pilotagem mais fino para tentar a sorte com diferentes estratégias de pneus. A mesma saída que lhe rendeu as 2 vitórias no início da temporada transformou, por exemplo, uma 14ª posição no grid num 4ª lugar no GP da Inglaterra.

Complicado é bater Hamilton, em qualquer circunstância. Desde a 4ª etapa do campeonato, na China, Lewis anda na frente de Button, que só não terminou as provas da Espanha e da Hungria atrás do companheiro devido a 2 quebras. Mesmo quando tinha o carro na mão, não foi páreo para o campeão de 2008. Também não pode contar com uma mãozinha da equipe, tendo em vista que Hamilton está para a McLaren assim como Vettel está para a Red Bull.

Um comentário sobre “Concorrentes ao título: Jenson Button

  1. em vista da confiabilidade dos carros hoje, button tem um estilo de pilotagem não muito favorável. talvez em tempos antigos, onde os carros quebravam com mais facilidade (uma simples marcha errada, poderia acabar com uma corrida), o jeito button surtiria mais efeito, pois ganharia muitos pontos, herdando posições. por não ser tão agressivo com um carro que hoje aceita muita pancada, está limitado pelos concorrentes que judiam mais da máquina.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s