Itália – treinos livres: Asa neles!

Quando se fala em Monza, logo se imagina que carros cujos motores falarem mais alto estarão na frente na tabela de classificação. Mas não em tempos de duto frontal, que anula a “barreira” em relação ao ar nas retas que asas mais altas causam. Assim, as equipes puderam levantar suas asas traseiras e avaliar os carros com configurações distintas. Visto que a diferença entre os tempos de Button (com mais asa e o duto ativo) e Hamilton (com menos asa e sem o duto) ficou nos centésimos, a distinção entre os dois tipos de combinação asa/duto é o desgaste dos pneus traseiros.

Configuração tradicional de Monza: asa com pouca inclinação
Muita gente apostou em manter o duto e usar uma asa mais "normal"

Outra consequência do duto é o fato dos melhores tempos do dia terem sido estabelecidos pelos carros que não figuravam entre os mais rápidos na aferição de velocidade. Ou seja, parece que o circuito não é tão ruim assim para a Red Bull…

Renault, Mercedes e Williams parecem próximas, então a expectativa é de uma luta dura para entrar no Q3.

Foi um dia de calor e muitas quebras. Barrichello teve uma falha no câmbio logo no início da 1ª sessão e Bruno Senna, com um vazamento de óleo, entrou apenas no final e, 8 voltas depois, parou de novo e não andou no 2º treino.

Outro dado importante é o fato da McLaren não ter sido rápida com o pneu macio, enquanto a Ferrari e a Red Bull melhoraram bem e usaram isso para dominar o 2º treino. Webber, com suspeita de vazamento de água, perdeu tempo de pista com pneu mole na 2ª sessão.

Tempos da 1ª sessão de livres
Tempos da 2ª sessão de livres

McLaren

Button Hamilton
Treino 1 Entre 1.24 baixo e 1.25 alto (8*) 1.25 alto (4)
Entre 1.24 baixo e 1.25 alto (8) 1.24 baixo/1.23 alto (5)
Rodando em 1.26 médio (15) Rodando em 1.25 baixo (11)
Treino 2 Rodando em 1.24 (8) 1.23 baixo (10)
Rodando em 1.23 (6) Entre 1.24 baixo e 1.23 alto com pneus moles (5)
1.23 baixo com pneus moles (5) Entre 1.27 baixo e 1.26 alto (4)
Entre 1.27 alto e 1.26 baixo (15)

*número de voltas da saída/stint

Melhores voltas

Melhores voltas

Button Hamilton
Treino 1 1:23.693 na 7ª volta de 8 1:23.967 na 4ª volta de 5
Treino 2 1:23.210 na 4ª volta de 6 1:23.154 na 7ª volta de 10

Red Bull

Vettel Webber
Treino 1 Rodando em 1.24 alto (8*) Entre 1.26 baixo e 1.25 alto (7)
Rodando em 1.24 alto (8) Entre 1.25 baixo e 1.24 baixo (6)
Rodando em 1.24 baixo (7) Rodando em 1.27 (7)
Rodando em 1.24 baixo (6)
Treino 2 Entre 1.24 médio e 1.23 alto (5) Rodando em 1.24 alto (7)
1.24 baixo (5) Entre 1.26 e 1.24 baixo (6)
Entre 1.23 baixo e 1.22 alto com pneus moles (7) 1.23 médio (5)
Entre 1.27 baixo e 1.26 alto (5)

Melhores voltas

Vettel Webber
Treino 1 1:23.790 na 6ª volta de 7 1:24.446 na 5ª volta de 6
Treino 2 1:22.839 na 6ª volta de 7 1:23.415 na 4ª volta de 5

Ferrari

Massa Alonso
Treino 1 Rodando em 1.28 médio (6*) Entre 1.28 e 1.25 (7)
Entre 1.26 baixo e 1.25 alto (7) 1.25 baixo/1.24 médio (8)
Entre 1.26 baixo e 1.25 alto (4) Entre 1.26 alto e 1.27 baixo (4)
Treino 2 Rodando em 1.24 (6) Entre 1.24 baixo e 1.23 alto (8)
Entre 1.24 alto e 1.23 baixo (5) Rodando em 1.24 (7)
1.23 baixo com pneu macio (6) Irregular, entre 1.28 e 1.22 com pneu macio (6)
Rodando em 1.26 (7)

Melhores voltas

Massa Alonso
Treino 1 1:24.648 na 6ª volta de 7 1:24.543 na 4ª volta de 5
Treino 2 1:23.061 na 3ª volta de 6 1:22.915 na 3ª volta de 6

3 comentários sobre “Itália – treinos livres: Asa neles!

  1. Julianne, não sei se é só aqui, mas as imagens do Toro Rosso e da Ferrari ficaram deformadas. É como se elas tivessem ficado “esticadas” no sentido vertical.

    E depois de hoje o favoritismo da McLaren sofreu um certo abalo. Por mais que treinos de sexta sejam apenas treinos de sexta, Red Bull e Ferrari podem oferecer alguma suspresa amanhã.

    E acho que, finalmente, entendi onde você quis chegar quanto ao Vettel lá no Blog F-1. É que você desconstruiu uma imagem que eu havia criado naquele domingo de 2008. Talvez daí a relutância em aceitar.

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    1. Obrigada pelo toque. No meu computador, estão normais, mas vou dar uma olhada.
      Se tem alguém que consegue virar o jogo durante um final de semana, é a McLaren. Acho que eles estarão na frente – embora esteja torcendo só por Button para amanhã: quero que embole ainda mais!
      É por isso que a discussão nos blogs é legal, porque sai do lugar comum. Na hora, tive a mesma reação que você, mas depois, colocando em perspectiva…

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  2. para 2011, a tática de button possa vir a ser reutilizada, afinal, com as asas traseiras móveis, e o kers, os carros possam andar mais, e igualmente ter equilíbrio.

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