Ferrari não precisa do 9º motor

Ao chegar ao 8º e último motor antes da penalização de 10 posições no grid com seis corridas para o final, muitos já decretam o fim das aspirações ao título de Fernando Alonso. A equipe Ferrari, no entanto, tem um plano para que ambos os pilotos não recorram à 9ª unidade. Tem tudo para funcionar, contando que não haja quebras.

Para entender a situação, temos que voltar ao início do ano, quando os italianos tiveram problemas e recorreram à FIA para fazer mudanças, no que foram atendidos. Alonso e Massa haviam trocado os motores antes da largada do GP do Bahrein por precaução, não por quebra. Nas etapas seguintes, o espanhol teve dois estourados: o 3º, na corrida da Malásia, e o 2º, usado à exaustão, nos treinos livres na China. A revisão foi feita antes do GP da Espanha e, desde então, a Ferrari tem motores tão confiáveis quanto a Mercedes ou a Renault.

Se acompanharmos o ciclo de motores usados pela Scuderia neste ano, vemos que cada propulsor, a partir da Espanha, foi utilizado em 3 corridas. Foi o que ocorreu com os nº 3, 4 e 5, sem qualquer problema de durabilidade.

O 6º motor foi usado na Alemanha e na Hungria e ainda tem uma corrida pela frente. O 7º só apareceu em Spa e o 8º, em Monza. Têm, portanto 2 corridas cada.

A regra dos 8 motores por ano tem uma particularidade: uma unidade que tenha sido descartada após uma sessão de classificação fica bloqueada para sábados e domingos até a última prova do ano. Portanto, a Ferrari deve usar o nº 1, trocado no Bahrein e já devidamente revisado, em Abu Dhabi.

Refazendo os cálculos, a Ferrari tem 4 motores disponíveis: 2 com mais uma corrida de vida, e mais 2 com duas cada, para 5 provas.

Confira o uso dos motores em 2010

O mesmo filme de 2009

É uma situação até mais confortável do que a de Sebastian Vettel ano passado. O motor Renault começou a falhar na metade do campeonato, o que prejudicou o planejamento.

Quando Vettel teve uma quebra no GP da Europa, muitos duvidavam que escaparia de punição. Ele teria 2 motores para 6 corridas, isso com Spa e Monza ainda pela frente. A Red Bull, então, usou o 7º na Bélgica, em Cingapura e no Brasil, mesclando com o 8º, utilizado na Itália, no Japão e na final em Abu Dhabi.

Mesmo assim, o alemão foi, de longe, o piloto que mais pontuou nessas 6 etapas finais: somou 37 pontos, incluindo 2 vitórias, um 3º e 2 quartos lugares, enquanto o campeão Jenson Button ficou nos 23. Mesmo rodando menos às sextas-feiras, andou forte na hora H e contornou o problema.

10 comentários sobre “Ferrari não precisa do 9º motor

  1. está provado que a ferrari não vai precisar do motor extra. a maior preocupação dela agora é conseguir um carro competitivo nas pistas em que se espera uma passeio da red bull, ou seja, vão ter de achar mais downforce. eu tenho a impressão de que mark e sebastian não vão ter uma vida fácil em cingapura e suzuka, como muitos estão prevendo.

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    1. Olhando para o campeonato do ano passado, vemos que a Red Bull foi muito bem em Suzuka, no Brasil e em Abu Dhabi (ganhou as 3). Curiosamente, quem fez pole e venceu em Cingapura foi Hamilton. É difícil encaixar a Ferrari, já que eles tinham parado o desenvolvimento do F60 muito antes. Considero Cingapura uma pista em que o piloto ousado aparece. Não por acaso, Alonso, Hamilton e aquele Massa de 2008 que não sei onde está, andaram muito bem lá.
      A única chance do campeonato não ir para um piloto da Red Bull é eles continuarem nessa toada de não aproveitar as oportunidades. E tem algum motivo para eles não continuarem perdendo chances?

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  2. É ótimo saber desses detalhes, importante já que a F1 esta indo para a reta final! Tava olhando a 1º fase(fora da Europa) as 4 primeiras corridas, a RBR não foi bem, mas ela ainda estava se adaptando! No geral a Mclaren foi melhor no BHA/AUS/MAL/CHN em seguida veio a Ferrari! Agora vem a 5 corridas de novo fora da Europa, duas pistas SIG/ABU houve poucas corridas na F1 não da para saber qual equipe foi bem no passado, e na KOR tudo é novo, somente JPN e BRA pode dizer algo, a Ferrari nos últimos anos se deu melhor no BRA, JPN ia bem na época do Schumacher! No geral parece que a RBR parece ter o melhor carro para todas as pistas, mas a equipe questionou o teste de assoalho e disse que foi prejudicada, resta saber se a RBR vai afastar o azar que teve na primeira fase fora da Europa. Não dá para descartar ninguém na briga pelo título, mas Alonso, Button e Vettel precisam da vitória! Webber e Hamilton vão correr um de olho no outro, era para Hamilton ter feito isso em Monza, tinha passado Webber na largada, mas acabou errando e saindo da prova…paciência!

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    1. A 1ª fase foi complicada, 3 corridas em que a chuva interferiu e aí as equipes mais experientes conseguiram se sobressair.
      Suzuka é da Red Bull, curvas longas e rápidas. É a única certeza. Mas em todas eles vão estar pelo menos brigando de igual para igual, o fato de um piloto não ter aproveitado Spa E Monza complicou um pouco pra concorrência. Mas é como eu falei pro André: eles conseguiram jogar pontos fora até na Hungria e em Barcelona, quando tinham uma diferença imensa! Aliás, é só por isso que o campeonato está emocionante.
      O final vai ser muito bom. Faz sentido pensar que Hamilton e Webber vão se marcar, mas é muita pressão ter 5 disputando, não tem muito onde focar. Acho que ainda vamos ver muitos erros…

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      1. Só continuando sobre o Hamilton: se ele tivesse apenas marcado Webber, não tinha ido pra cima do Massa daquele jeito. O Hamilton é assim: quer passar todo mundo. Achei que ele tinha amadurecido, mas estou em cima do muro nessa: afinal, foi assim que ele perdeu em 2007 – disputou posição loucamente com o Kimi, detonou os pneus e acabou na brita na China – e quase perdeu em 2008 – forçando sem necessidade na largada do Japão.

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    1. não tenho informação confiável sobre isso, mas é bel plausível. A McLaren está pegando pesado politicamente. Como sempre, na F1 é assim: se não consegue andar no ritmo do concorrente, fala que estão ilegais e tenta ganhar tempo para copiar!

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