Os treinos em números: todos atrás de Vettel

Os pilotos da Red Bull evitaram em falar sobre domínio depois do treino e Webber garantiu que os novos testes de flexibilidade no assoalho não atrapalharam o desempenho do carro. Mas o fato é que Vettel foi os melhor, principalmente nos stints de pneus macios, tanto o curto, quanto o longo.

O alemão fez um treino muito melhor que o líder do campeonato, mesma realidade da McLaren, em que Button foi superior em todas as saídas. É possível que quem está atrás no campeonato esteja atacando mais. Comparando com os demais, os prateados tiveram um rendimento inferior com ambos os compostos de pneu, mas Hamilton afirmou que a diferença não é tão grande e espera recuperar o terreno amanhã. Já Button disse confiar no ritmo de corrida, mas admite que está preocupado com o tráfego na classificação.

Na Ferrari, não sabem se usarão o duto aerodinâmico, mas Alonso se mostrou confiante. Tem motivos: suas saídas com pneu duro foram até melhores que as de Vettel e vinha bem com o composto macio quando parou na pista. O espanhol acredita estar a alguns décimos das Red Bull, mas acha que dá para chegar.

A vantagem da Red Bull é principalmente no 3º setor – justamente aquele que Alonso não completou com pneus moles. Já a situação da McLaren parece mais complicada.

1º setor 2º setor 3º setor
Red Bull 29.005 41.423 36.192
Ferrari 28.957 41.599 36.51
McLaren 29.085 41.709 36.729

A soma dos melhores setores de cada piloto também leva a crer que a situação não é tão fácil quanto parece para a Red Bull:

Pos. Piloto Carro Melhor volta Dif. Dif. para a melhor volta
1 5 Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1’46.620 0.040
2 8 Fernando Alonso Ferrari 1’47.066 0.446 0.652
3 6 Mark Webber Red Bull-Renault 1’47.215 0.595 0.072
4 2 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1’47.595 0.975 0.223
5 1 Jenson Button McLaren-Mercedes 1’47.611 0.991 0.079
6 9 Rubens Barrichello Williams-Cosworth 1’47.945 1.325 0.357
7 7 Felipe Massa Ferrari 1’48.100 1.480 0.241

Pelo que vimos hoje, é uma volta longa e traiçoeira e aquela vantagem da Red Bull na Hungria já não existe. A classificação promete.

McLaren

Stints Button Hamilton
1 Irregular, melhor em 1.49 (4) Entre 1.50 alto e 1.52 (6)
2 Irregular, melhor em 1.48  (4) Entre 1.48 médio e 1.49 (5)
3 1ª tentativa com pneu macio (3), melhor na 1ª volta 1ª tentativa com pneu macio (4), melhor na 2ª volta
4 Com macios usados: muito regular em 1.53 (10) Entre 1.52 baixo e 1.54 (9)

* entre parênteses: número de voltas da saída/stint

Melhores voltas

Button Hamilton
1:47.690 na 1ª volta de 3 1:47.818 na 2ª volta de 4

Red Bull

Stint Vettel Webber
1 Rodando em 1.48 (7) Entre 1.50 baixo e 1.51 médio (9)
2 Entre 1.46 e 1.47 alto, com pneus macios; melhor  na 4ª (5) Tempos irregulares, com pneus macios; melhor na 5ª (6)
3 Com pneus macios usados, de 1.53 a 1.51, cain 1:47.287 do regularmente (13) Com pneus macios usados, rodando em 1.53 (7)

Melhores voltas

Vettel Webber
1:46.660 na 4ª volta de 5 1:47.287na 5ª volta de 6

Ferrari

Stint Massa Alonso
1 Entre 1.49 e 1.52 (9) Entre 1.48 e 1.50 (8)
2 Rodando em 1.49 (6) Irregular, com 2 voltas em 1.47 (7)
3 Com pneus macios, fez a melhor na 1ª, depois deu voltas altas (6) Com pneus macios, apenas chegou a aquecer e abandonou o treino quando vinha em volta rápida (1)
4 Rodando em 1.52 alto (3)

Melhores voltas

Massa Alonso
1:48.341 na 1ª volta de 6 1:47.718 na 5ª volta de 7

3 comentários sobre “Os treinos em números: todos atrás de Vettel

  1. Muito boas essas estatisticas. O Vettel não é tão forte no primeiro setor mesmo, o tempo foi totalmente arrumado nos dois últimos. Toda hora se ouvia que Alonso era o mais rápido no primeiro setor, se bem o Button ficou ali na frente do Alonso ainda.

    Curtir

  2. excelentes números. vettel está sobrando mesmo. quando ele faz treinos livres assim, é certeza que ele vai conquistar a pole.

    mclaren deve estar preocupada com o seu homem errado sendo mais rápido.

    massa precisa tirar muito mais do carro, senão não vai cumprir sua função de escudeiro.

    Curtir

  3. a pole parece que tem dono mesmo, mas como o daniel disse no post abaixo, isso nem de longe decide a corrida. E se chover – Button disse que não chove mais, Vettel tem certeza que sim – pelo tanto que a pista demorou pra secar hoje, vai ser um caos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s