Alonso x Massa: ajuda, só da sorte

Felipe Massa Fernando Alonso
Posição na classificação
Tempo da Classificação (Q2) 1’36.571 (+0.805) 1’35.766
Posição na corrida
Tempo médio de volta 2’12.420 (+0.336) 2’12.084
Voltas 55/55 55/55
Pit stops 1 1

Fernando Alonso deve ter lembrado do GP do Japão de 2006 quando viu Vettel repetir Schumacher e desacelerar a sua frente com um problema de motor. Na cabeça, a frase que cansou de repetir durante o ano: “a sorte tende a se equilibrar durante a temporada”. E bem agora, como há 4 anos, chegou a sua hora.

Mas é leviano atribuir apenas ao acaso o fato do espanhol estar na liderança do mundial. Ele se colocou na posição certa para usufruir dos abandonos de seus dois maiores rivais. Na classificação, foi o que mais encontrou tempo entre o Q2 e o Q3 (0.521s), enquanto Massa precisou de dois sets de pneus moles na 2ª parte do treino, o que minou sua classificação (seu tempo no Q3 foi 0.402s pior que no Q2), deixando-o longe de uma posição em que pudesse ajudar o companheiro.

Essa, aliás, tem sido a tônica desde o GP em que se tornou 2º piloto de fato. Felipe tirou pontos da Red Bull apenas em Monza, o que faz com que a anunciada ajuda não passe de promessa.

O final de semana do brasileiro não fugiu do que ele tem feito nesta temporada. Classificou-se bem atrás do companheiro e manteve a posição na corrida, lucrando com os abandonos de 3 pilotos a sua frente. Largou em 6º, terminou em 3º, mas pelo menos voltou a ter aquele sorriso que desapareceu em Hockenhein.

Alonso vinha fazendo uma prova cuidadosa quando um erro no pitstop lhe tirou o 2º posto. Mas Hamilton deixou a oportunidade escapar e o espanhol recuperou a posição.

No final da prova, adotou um ritmo alucinante: 1 a 2s mais rápido que Hamilton e 3 a 4s melhor que Massa. Provou que tinha guardado pneu para uma briga final com Vettel, que acabou não acontecendo devido à quebra do alemão.

2 comentários sobre “Alonso x Massa: ajuda, só da sorte

  1. Meu Deus! A lesma da F1 voltou a sorrir. Triste!
    O companheiro disputando o título e ele sorri com um 3º lugar, há 74 pontos da liderança. rs

    Bom, ele conseguiu “roubar” 8 pontos do Webber para o Alonso. (Está vendo, Rafael, seu idiota perseguidor!)

    Hamilton conseguiu tirar 20; Vettel, 27; E Button, 15.
    .
    Eu me lembro muito bem de 2006, minha torcida era pelo Schumacher… Maldito motor Ferrari.
    .
    Não sei quem disse isso, mas concordo plenamente >>> “A sorte só vem pra quem tem competência”.
    Tirando as eventualidades, como por exemplo, o acidente entre “Vettel x Webber” e “Hamilton x Webber”, a sorte não existe.
    Sorte é ganhar na Mega-Sena; Tomar um tiro na testa e não morrer; Ser premiado ao entrar em uma loja, por ter sido o milionésimo cliente a comprar um grampeador do Batman; E etc.

    O Massa e o Alonso têm o mesmo carro, mas foi o Alonso que venceu o GP da Coréia.

    Eu vejo assim >>> Sorte = Competência… Os incompetentes nunca irão liderar um mundial porque fulano e beltrano abandonaram o GP.

    GN’R

    Curtir

    1. Também achei meio … sei lá. Um pódio já é o bastante? Talvez ele saiba de alguma coisa que a gente não sabe.

      Sobre a sorte, tem uma frase boa do Thomas Jefferson: “‘m a great believer in luck, and I find the harder I work the more I have of it.” Quem foi perfeito na classificação e colocou 0.8s no companheiro para chegar lá? Sabendo que não seria páreo para as Red Bull nos setores 2 e 3, ele se concentrou nas freadas do 1º e quase conseguiu a pole.

      Meu ponto é que muito se fala em escudeiro, mas vejo muito pouco em prática. O mesmo vai acontecer com o Button. Simplesmente porque Hamilton e Alonso fazem o carro parecer melhor que é.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s