Alonso tem três chances de ser o tricampeão mais jovem

Ainda que a Red Bull continue com o melhor carro e com todo o favoritismo, pelo menos por enquanto é ele quem tem os pontos. Essa é a 1ª de 3 chances de Fernando Alonso superar Ayrton Senna e se tornar o tricampeão do mundo mais jovem da história da F1.

O asturiano foi o campeão mais novo (com 24 anos, 2 meses e 8 dias) – marca que lhe foi tirada por Hamilton (23 anos, 9 meses e 25 dias) – e permanece como o bicampeão com menor idade (25 anos, 2 meses e 24 dias). Senna foi tri em 1991 com 31 anos. O espanhol tem 29.

Vettel também pode tirar o recorde de Hamilton, pois terá 23 anos e 4 meses em Abu Dhabi.

Piloto Ano do Tri Idade
Ayrton Senna 1991 31
Michael Schumacher 2000 31
Alain Prost 1989 34
Jackie Stewart 1973 34
Nelson Piquet 1978 35
Niki Lauda 1984 35
Jack Brabham 1966 40
Juan Manoel Fangio 1955 44

Seu primeiro matchpoint será no Brasil. De susto a glórias, Alonso já viveu de tudo um pouco em Interlagos. E esse ano terá que quebrar algumas escritas para se tornar tricampeão do mundo com uma prova de antecedência – algo pouco provável, pois precisaria bater as fortes Red Bull e ainda contar com uma combinação de resultados. Apesar de ter conseguido seus 2 campeonatos mundiais em São Paulo e ser um frequentador do pódio (4 vezes em 8 participações, com mais 3 abandonos e um 4º lugar), o espanhol nunca venceu a prova paulistana.

Em 2003, inclusive, viveu aqui seu pior acidente na categoria, ao ignorar a presença de bandeiras amarelas.

Outro fato interessante, que ajudou a fazer dessa temporada a mais disputada de todos os tempos, é que o líder do campeonato nunca venceu a prova quando esteve nessa posição. Na verdade, o líder não vence uma corrida desde a Turquia em 2009, última vitória de Button no ano de seu título.

A seu favor, Alonso conta, muito mais para Abu Dhabi que para Interlagos, é verdade, com uma escrita que se repetiu 8 vezes nos últimos 10 anos: o vencedor da 1ª corrida da temporada constantemente é o campeão do mundo. Inclusive, isso aconteceu nos últimos 4 anos, como próprio Fernando em 2006, Raikkonen, Hamilton e Button.

8 comentários sobre “Alonso tem três chances de ser o tricampeão mais jovem

  1. A precocidade das conquistas de Alonso merece realmente destaque. Eu também acho pouco provável o tri em Interlagos. Mas, estou torcendo muito para isso. Ótimo post, Ju. Beijos.

    Curtir

    1. Por enquanto, ainda acho difícil que seja esse ano. Vamos ver o que dá pra fazer no GP do Brasil. Mas, de qualquer jeito, ele só não é tricampeão – ou mais – por causa da besteira que fez na Hungria em 2007. Sorte dele que tem tempo de sobra pra reparar o erro!

      Curtir

  2. Não sabia/tinha reparado nessa estatística de que o líder não vence desde Turquia/2009.
    Muito interessante e mostra que a F1 dos tempos modernos ou é injusta (em termos de confiabilidade) ou é muito equilibrada. Fico com a segunda opção.

    Curtir

    1. Pode mostrar várias coisas. Equilíbrio, por um lado, porque, quanto menos carros/pilotos na disputa, “menores” ficam os erros. Por exemplo, com a Ferrari do Schumacher dominante, até quando ele largava lá atrás tinha a possibilidade de ganhar. Hoje, vimos com praticamente todos os pilotos, isso já não acontece – um exemplo claro é o GP da Malásia.
      Por outro lado, mostra como o equipamento faz diferença. Se um carro não vai bem em determinado circuito, é raro ver um piloto ganhar.
      Mas acho que podemos ficar até amanhã imaginando o porquê disso…

      Curtir

  3. Claramente o trabalho da Ferrari e de Alonso é de aproveitar os erros da Red Bull e marcar o máximo de pontos no Brasil pra levar a situação de uma forma possível para Abu Dhabi. Todos sabem q ser campeão no Brasil será quase impossível. E concordo com o Renan, Alonso tem tudo para ser o tetra campeão mais jovem também. rsrs

    Curtir

    1. Acho interessante o fato deles não fazerem mais grandes updates no carro desde Monza. Eles sabem que, se ganharem, não será por primazia técnica, mas por aproveitarem das falhas do demais.
      Bom, o tetra mais novo é o Schumacher, com 32. Alonso será o tetra mais novo se ganhar até 2013. Na Ferrari, é possível, sim.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s