Luta entre companheiros na classificação


Button 5 x 14 Hamilton
Schumacher 5 x 14 Rosberg
Vettel 12 x 7 Webber
Massa 4 x 15 Alonso
Barrichello 13 x 6 Hulkenberg
Kubica 17 x 2 Petrov
Sutil 16 x 3 Liuzzi
Buemi 11 x 8 Alguersuari
Kovalainen 8 x 11 Trulli
Senna 1 x 2 Klien
Heidfeld 1 x 4 Kobayashi
Glock 17 x 2 Di Grassi

Diferenças hoje

Hamilton x Button: 0.398s

Schumacher x Rosberg: 0.076s

Vettel x Webber: 0.531s

Alonso x Massa: 0.410s

Barrichello x Hulkenberg: 0.942s

Petrov x Kubica: 0.122s

Sutil x Liuzzi: 0.728s

Alguersuari x Buemi: 0.117s

Trulli x Kovalainen: 0.196s

Senna x Klien: 0.211s

Kobayashi x Heidfeld: 0.330s

Glock x Di Grassi: 0.415s

Refletindo o que aconteceu por todo o ano, a lógica ficou de lado no Q3 da classificação em Abu Dhabi. Quando tudo indicava uma nova dobradinha da Red Bull, seguida por uma 2ª fila das McLaren, foram os 3 melhores pilotos na atualidade em uma volta lançada que fizeram a diferença. Vettel fez uma volta sem erros e ficou em 1º, enquanto Hamilton e Alonso impuseram sua vantagem sobre seus companheiros justamente no 3º setor, o mais técnico da pista. Ambos foram 0.3s melhores que Button e Massa apenas nos últimos 40s de volta.

Webber, o pressionado dos postulantes ao título – pela maior obrigação de ganhar com um carro melhor, mas tendo contra si a idade e a falta de apoio da equipe – parece ter sentido. Mas, como sempre em sua carreira, parece gostar da posição de franco atirador. O script para domingo, enfim, não poderia ser melhor escrito.

Foi um sábado recheado de surpresas e confirmações. No 1º caso, a maior delas foi Petrov, que tirou Kubica do Q3 pela 1ª vez no ano – só os pilotos da Red Bull largaram entre os 10 primeiros nas 19 etapas – e Barrichello, que andara constantemente atrás de Hulkenberg por todo o final de semana, colocou 0.942s no companheiro no Q2 e ficou a 0.001s de Massa no Q3.

No campo das confirmações, as tendências das últimas provas de ver Alguersuari – de olho na vaga de Webber na Red Bull em 2012 – à frente de Buemi e Trulli superando Kovalainen (estas 2 brigas, as mais equilibradas do ano) continua, assim como o bom desempenho de Schumacher neste final de 2010. O alemão deixou Rosberg para trás pela 2ª corrida seguida e fechou o ano com um “placar” de 4 x 15, o mesmo de Massa e Button. Falando em placares, o estreante que se deu melhor foi Hulkenberg, mais rápido que o homem mais experiente do grid 6 vezes na temporada.

13 comentários sobre “Luta entre companheiros na classificação

  1. “O alemão deixou Rosberg para trás pela 2ª corrida seguida e fechou o ano com um “placar” de 4 x 15, o mesmo de Massa e Button”

    O certo é, Schumacher 5 x 14 Rosberg, ou seja, Felipe Massa foi PIOR que o alemão na batalha de GRID, e aí Galvão, vai ficar MUDO? Lembrando que Montezemollo colocou pressão em cima do Massa para ele ir bem nas últimas 4 corridas do ano, só que Massa com carro melhor fez menos pontos que Schumacher, 15 contra 26 do alemão!

    CHUPA,CHUPA,CHUPA!CHUUUUPAAAAA GALVÃO!!!! Isso que dá falar mal dos outros, e MALDADE é o que não falta naquela boca de balde, isso é coisa de gente com espírito de porco! Será que o Galvão vai ENGOLIR mais um título na Ferrari com piloto de fora e ao mesmo tempo ver de novo um brasileiro chupando o dedo? Foi assim em 00/01/02/03/04/07 (fora 09 na Brawn) e agora pode ser de novo na Ferrari em 2010. Quanto mais o Galvão joga praga nos pilotos de fora, mais fala mal da F1, mais ela RETRIBUI, mais os brasileiros se FERRAM, o Galvão nunca aprende!!! Já estou satisfeito com o Galvão esse ano, deu até PENA, me lembrou a Copa do mundo esse ano, tive o PRAZER de ver o Galvão ENGOLIR laranjada(ESTRAGADA)Holandesa!!! E isso, não tem preço!

    Curtir

  2. Já estão falando de um possível jodo de EQUIPES entre Mclaren e RBR, isso seria uma VERGONHA! Já vi isso em 97 com Williams e Mclaren no GP da EUR. Jogo de equipe em uma equipe é até aceitável, mas entre duas equipe diferentes, pra mim é uma VERGONHA!!! Se uma fosse fornecedor de motor para outra, poderia usar essa desculpa, mas nem isso são…RBR e Mclaren metem o pau na Ferrari, mas na hora da decisão também não tem escrupulos! Já que vale tudo, então é melhor a Ferrari mandar uma equipe que usa motor Ferrari jogar o carro em cima de alguém. Já que é “guerra”, então vamos formar as “Forças do Eixo” com Ferrari-Toro Rosso-Sauber, qual o problema, elas usam motor Ferrari, depois ganham um belo abatimento no preço em 2011!

    Curtir

  3. Sobre a última foto > Nesse incidente com o Hamilton, o Massa vinha em volta rápida???
    * É que eu estava “meio desligado” no momento, só vi o Galvão “xingando” o Inglês.
    .
    Gn’R

    Curtir

    1. nenhum dos 2 estava em volta rápida. Os comissários os chamaram depois do treino e decidiram que, como ambos passaram para o Q3, não haveria punição ao Hamilton (que já havia tomado uma advertência na sexta).
      Foi uma decisão semelhante ao caso Barrichello x Schumacher na Coreia: houve o bloqueio, mas não há punição porque ele não trouxe problemas para Barrichello/Massa.

      Curtir

  4. os números mostram um resumo do que foi o campeonato! abriria uma excessão em relação à rbr. tendo o melhor carro, ficaria teoricamente mais fácil para webber, que não possui o talento de vettel, tentar nivelar o jogo por baixo, pois erros acontecem e o carro ajuda! caberia à webber estar mais próximo na disputa. em relação as outras equipes, teoricamente os melhores neste momento extrairam o máximo dos equipamentos, fazendo valer o braço! este panorama atual pode mudar em 2011, conforme a adaptação aos novos pneus, veremos!

    Curtir

    1. tenho uma teoria em formação a respeito disso, veja o que acha: se um carro é bom, a tendência é o rendimento dos pilotos ser próximo, independentemente do piloto. Se o carro é médio, o melhor piloto vai se sobressair. Se o carro é ruim, não dá muito o que o piloto possa fazer – além do que, quanto menor a equipe, maior a possibilidade de haver diferenças entre os carros, já que a grana é curta, e mais difícil a comparação direta.
      Estou escrevendo um post sobre o campeonato de Webber. Acho que os 66 pontos que Vettel perdeu por falhas mecânicas, enquanto o australiano não teve problema algum dizem muito.

      Curtir

  5. de fato Ju, olhando as 4 grandes, rbr, ferrari, mclaren e mercedes, sua teoria bate! tirando a rbr que sobra, as outras 3 possuem carros médios! sinceramente, como já disse, acho a rbr 2010 a mclaren de 88.a dupla de pilotos é que faz a diferença!!! vettel apesar do talento nato, está em formação, enquanto webber, apesar de bom piloto, não avança o degrau à mais para ser fora de série! para mim, alonso é franco atirador, por estar brigando com um carro tão inferior! penso que se alonso ou hamilton pilotassem um dos touros, o campeonato já teria acabado com umas 4 corridas de antecedaência! acho que tanto a rbr, quanto os pilotos, erraram muito! pela estrutura e equipamento, a briga era para ser interna, e com folga!

    Curtir

    1. “penso que se alonso ou hamilton pilotassem um dos touros, o campeonato já teria acabado com umas 4 corridas de antecedência!”
      Também acho. E sem os problemas mecânicos no carro do Vettel, também.

      Curtir

  6. em relação à vettel, além dos problemas, alguns vacilos também! o garoto tem postura de campeão! no futuro com certeza terá muitos títulos, mas no momento está amadurecendo o lado emocional, pois o talento veio de fábrica!

    Curtir

  7. Você sabe que eu não acho o Vettel esse gênio todo não. O carro é que é show. Como eu não dou muita bola pro que o Galvão diz, eu acho que de tanto ele e o Reginaldo falar bem do Vettel, o pessoal também acaba achando a mesma coisa. A famosa influência da mídia. Um monte de gente vai junto e acha que rubinho ainda tem condições de ser campeão, que o cara é “bão pra caramba” na chuva, que, quando mudar pra Pirelli o massa vai dar canseira no Alonso, que a “molada” que o massa levou na testa não mudou em nada seu desempenho. Tudo isso Galvão diz durante a transmissão e, quem não acompanha tanto assim, acaba achando que é lei, afinal Galvão disse e Burti assinou embaixo. Eu já acho que se Vettel não for campeão esse ano vai ficar difícil pra ele. A Ferrari é toda Alonso. Vai fazer carros, daqui em diante, visando o estilo do rapaz, tudo o que ele gosta, vai ter. As demais equipes já vão saber da receita aerodinâmica das RBR e vão copiar tudo. Contra Hamilton e Alonso não aposto no Vettel não.

    Curtir

    1. O que fala sobre o Vettel é o currículo dele antes de chegar na F1, seus resultados com a Toro Rosso, suas corridas finais ano passado e suas 10 poles nesse ano. Não o considero gênio, até porque nem está pronto – tem que melhorar seu race craft, ou seja, aprender a correr ao lado dos outros – mas é inegável que o menino é muito bom e vai dar trabalho.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s