Os duelos entre companheiros de equipe mais equilibrados

Alguersuari x Buemi: de olho numa promoção

Alguersuari começou esta que seria sua primeira temporada completa na F1 sabendo que o único fator em que ficava devendo para Buemi, com meia temporada a mais de experiência e um currículo bem mais pobre nas categorias de base, era a classificação. Começou 2010 levando 0.5s, por vezes 0.8s do companheiro, mas, a partir do Gp da Alemanha, passou a devolver na mesma moeda e terminou o ano com uma desvantagem de apenas 0.05s.

Alguersuari terminou à frente de Buemi nas últimas 5 provas

Difícil para ambos era lutar por posições na pista, sendo a Toro Rosso a única das equipes estabelecidas que não conseguiu fazer funcionar o duto aerodinâmico. Alguersuari fez 6, contra 8 pontos de Buemi, mas se manteve longe de confusões (não abandonou por acidente em nenhuma etapa, contra 3 do companheiro) e conseguiu boas progressões em relação a suas posições de largada. Aos 20 anos (!), vai fazendo seu trabalho para se tornar uma opção na Red Bull quando Webber sair.

Alguersuari Buemi
Diferença média na classificação 0.05 -0.05
Média de posição no grid 15.3 14.8
Média de posição de chegada 11.88 12.07
Voltas completadas em corrida 1045 891
Abandonos por falhas mecânicas 2 1
Abandonos por acidentes 0 4

Kovalainen x Trulli: disputa sadia ajuda a equipe

O duelo dos 2 segundões unidos pela Lotus foi dos mais interessantes neste ano. Talvez em consequência das impressionantes 7 quebras de Trulli, foram os resultados de Kovalainen (um 12º e dois 13º lugares) que deram a importante 10ª colocação ao time no mundial de construtores. Nas classificações, território do italiano, a diferença foi mínima e desaparece na média de posição de largada. A vantagem de Kovalainen foi sentida na corrida. Mesmo contando as etapas em que os dois carros terminaram – e foram apenas 6! – sua média é de 15.3, contra 16.5 do companheiro.

Vimos Trulli voltando a pé mais vezes que o campeão no lugar mais alto do pódio

De qualquer forma, parece que a receita da Lotus de contratar pilotos experientes deu frutos, juntamente com o departamento técnico formado por engenheiros com experiência prévia de F1 (principalmente vindos da Toyota), ao contrário do que fizeram as outras equipes novas.

Trulli Kovalainen
Diferença média na classificação -0.08 0.08
Média de posição no grid 18.8 18.8
Média de posição de chegada 17.27 15.31
Voltas completadas em corrida 816 926
Abandonos por falhas mecânicas 7 3
Abandonos por acidentes 0 2

2 comentários sobre “Os duelos entre companheiros de equipe mais equilibrados

  1. bem Ju, seus títulos resumiram muito bem os conteúdos! acho que em pouco tempo, alguersuari conseguiu passar uma imagem muito positiva! piloto que se adapta rapidamente, erra pouco e busca andar rápido! com certeza, o pessoal de horner já começou a filmar o moleque! a lotus, uma estreante muito tradicional da f1, recomeçou do zero, fazendo o tradicional! pilotos experiêntes, para dar ao time, o know how perdido pelos anos de inatividade! resta saber se o aprendizado dará ao time, o salto de qualidade necessário! confirmando sua teoria, carros ruins, dificultam o processo de análise sobre o que é qualidade e sorte, afinal quebras e problemas nas equipes pequenas é mais constante!

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    1. Pois é, pela aquela minha “teoria”, carros como essa Lotus e a Toro Rosso entram na categoria de nivelar os pilotos, mas pelo menos vemos o que cada um conseguiu tirar de sua “carrocinha” particular.

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