Ultrapassagens que não deram tão certo

Dizem que quem não arrisca, não petisca. Mas quem nunca se arrependeu de não ter ficado quietinho no seu canto?

Webber e Hamilton x Alonso, GP da Austrália

Não querer perder contato com o piloto que vai à frente é uma coisa, provocar o contato é outra. E Alonso, que tinha a linha comprometida e provavelmente seria ultrapassado pelos dois, agradece.

Hamilton x Webber x Massa, GP da Australia

Webber estava impossível correndo em casa. Que o diga Hamilton, que foi abalroado duas vezes na mesma corrida, pra sorte, de novo, da Ferrari.

Vettel x Webber, GP da Turquia

“Use seu botão de ultrapassagem para dar um gás na reta”. Talvez essa tenha sido a mensagem via rádio da qual a Red Bull mais tenha se arrependido.

Webber x Kovalainen, GP da Europa

Essa é pra quem duvidava que Red Bull te dá asas. Mais um erro de julgamento – ou seria o carro “mal-criado” ? – de Webber: pra quê ficar dançando atrás para pegar o vácuo de um carro tão mais lento?

Alonso x Massa, GP da Alemanha

Os mais pragmáticos dirão que a ultrapassagem deu certo, mas a dor de cabeça que essa execução pouco criativa gerou para a Ferrari a coloca na lista dos #fail.

Vettel x Button, GP da Bélgica

Movimentos suspeitos da asa dianteira à parte, esse foi o acidente mais bizarro do ano. Não dava pela direita, pela esquerda, então ele foi pelo meio.

Hamilton x Massa, GP da Itália

Parece que a asa traseira gigante do companheiro atrapalhou os pensamentos de Hamilton, que deixou a roda desguarnecida quando tentava sabe-se lá o quê.

Hamilton x Webber, GP de Cingapura

Depois dos encontrões do início da temporada, Hamilton já devia suspeitar que Webber gosta de usá-lo para frear. Deixou pouco espaço e teve muito azar de abandonar sozinho.

Rosberg x Massa; Rosberg x Buemi, GP do Japão

Nico acabou no muro, mas escapou 2 vezes antes. Na 1ª (35s), Massa tenta uma ultrapassagem raio-X; na 2ª (56s), já vi essa manobra dar certo, mas Rosberg não conseguiu segurar a linha de fora da 130R.

11 comentários sobre “Ultrapassagens que não deram tão certo

  1. SER OU NÃO SER, EIS O ESTRAGO!!! este é o risco necessário! Ju, na época do acontecido, achava normal a ordem mas, sem pseudomoralismo, se alonso fosse tri, acho que seria ruim para sua imagem!!! um dos erros mais grosseiros da ferrari em 2010, além da estratégia, em abu dhabi! EU PREFIRO SER, ESTA METAMORFOSE AMBULANTE…..na austrália, alonso serviu de escudeiro para massa, que não rendia bem! com isso,hamilton e webber chegaram! diríamos que foi…. uma barbeiragem de webber!!! na segunda imagem da austrália, acho que hamilton e webber, pagaram pelo excesso de arrojo, frearam muito tarde! faltou espaço! na turquia, vettel força mas, vendo que não teria o aproach ideal, dá o famoso chega prá lá mas, webber se mantém na linha! parece que vettel pagou pelo excesso de arrojo! Ju, entre webber e kova, achava que fosse apenas barbeiragem mas, amadurecendo a idéia sobre “as asas flexíveis”, pode ter sido aí, a causa da perda de pressão e controle da dianteira! button e vettel, arrojo mas, também a asa flexível! em monza, erro de cálculo e lugar errado/hora errada! em cingapura, se hamilton que começou a ultrapassagem por fora, tivesse mantido, sem tentar voltar, conseguiria a boa manobra mas, webber não tinha motivo para recolher pois, estava no traçado! como você mesma disse no japão, se já existiu, poderia ser feito, portanto faltou braço a rosberg! realmente Ju, água mole em pedra dura, um dia dá resultado!

    Curtir

  2. Nas que não deram certo, de novo aparece Hamilton, provando que vai pra cima mesmo. Mas o que mais aparece é Webber. Barbeiro ou lugar errado na hora errado?

    Curtir

  3. Mais algumas:

    Sutil vs. Kobayashi na Coréia (Sutil pintou e bordou nessa corrida)

    (Duas que mudaram o campeonato)
    Alonso corta caminho contra Kubica na Inglaterra. Acabou punido.

    Alonso tenta passar Petrov nos Emirados

    Curtir

    1. Sutil no Japão entra nos piores momentos com certeza.

      Inclusive, tem uma disputa imperdível entre Hamilton e Sutil numa das provas finais da F-3 Europeia (eles eram companheiros e hamilton estava prestes a ganhar o campeonato por antecipação, tinha dominado completamente, mas se afobou na largada que poderia lhe dar o título e foi para a brita com o Sutil, que, é claro, não aliviou). Verei se encontro para postar aqui.

      Curtir

  4. É disso que gostamos, desse espírito “win or wall”. This is racing. Errar, perder uma posição (ou uma corrida) fazem parte. O que não tem muito a ver com competição é o trenzinho que vemos às vezes. Ao trenzinho, prefiro colisões. Hehehe…

    Curtir

    1. Até para podermos falar que fulano foi campeão, mas errou bastante… hehe
      nesse ano, quem errou menos saiu primeiro da disputa e quase não aparece em nenhuma das listas. Será que isso quer dizer alguma coisa?

      Curtir

  5. Acho que o Kers (no ano que vem) vai nos alegrar mais um pouco, Julianne. Os pilotos vão chegar mais rápido nos fins das retas… Vão ter de frear mais bruscamente… Antevejo muitos pneus se beijando.

    Curtir

    1. Sobre o ano que vem eu só tenho medo da idéia de poder regular a asa traseira *apenas* quando estiver *atrás* de outro carro.

      Se isso acontecer vai virar aquele arcade Daytona, onde quem tá atrás sempre anda mais rápido.

      A melhor solução ainda acho que seria tirar a regra de pit stop obrigatório *e* fazer os pneus desgastar mais rápido.

      Curtir

    2. Espero que sim, mas é bem verdade que em 2009 não fez diferença. E divido a preocupação do Lauro com as asas reguláveis.

      Sobre as ultrapassagens no box, acho que também há beleza nisso. O piloto conseguir fazer uma volta de classificação com o pneu acabado e tirar vantagem de cada centímetro possível na entrada e saída de box não tem valor nenhum?

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s