F1 Nada de narrador na BBC a partir de 2011 - Julianne Cerasoli Skip to content

Nada de narrador na BBC a partir de 2011

Numa mudança antecipada já há algum tempo, a BBC anunciou hoje que não terá um narrador em si para a temporada 2011. A transmissão será comandada por dois ex-pilotos, Martin Brundle e David Coulthard e, pelo menos a primeira impressão, é de que ambos atuarão como comentaristas.

O narrador Jonathan Legard, que assumiu há 2 anos o posto que era de James Allen e que já foi de Murray Walker, está fora. Não está claro quem fará parte do build up, o programa de cerca de 1h antes do início das corridas. Até 2010, Coulthard fazia companhia ao impagável Eddie Jordan e ao ótimo apresentador Jake Humphrey – este, inclusive, deve ser uma baixa no ano que vem, uma vez que é bastante cotado para comandar a equipe da BBC nas transmissões da Olimpíada de Londres.

Brundle, Humphrey, Coulthard e Jordan reunidos após o GP de Abu Dhabi

Não consigo pensar em qualquer outro exemplo que se aproxime da transmissão de um evento ao vivo sem narradores, mas é fato que a emissora conta com a experiência de 13 anos de Brundle comentando provas, um know-how que deve tornar essa transição menos dolorosa.

Quem acompanhou aqui as análises das transmissões, já sabe da precisão do inglês em momentos decisivos das corridas. Apesar de constantemente querer se promover em cima de qualquer situação, isso não interfere na qualidade do conteúdo que passa.

Já Coulthard, em seu segundo ano como comentarista, como participa dos programas que abrem e fecham a transmissão, ainda não foi testado na hora H. Porém, é preocupante que alguém tão ligado a uma equipe – ele é consultor da Red Bull – esteja no controle da informação. Cada opinião sua a respeito dos touros será cuidadosamente observada.

Brundle era empresário do piloto Coulthard

Será interessante ver até que ponto a emoção da transmissão será comprometida pelo fato de não haver um narrador. Do ponto de vista do conteúdo, a união de dois ex-pilotos – ainda mais sendo um deles tão experiente na cabine – tem tudo para dar certo. Será o começo do fim dos narradores, uma tradição que veio do rádio, mas que ficou em parte sem razão de ser na era das imagens?

7 Comments

  1. Brundle será um narrador-comentarista. Ele fará o play-by-play, como se diz nos EUA, e os dois, juntos, debaterão já durante a prova os assuntos que surgirem.

    Em alguns momentos, nos últimos anos, era comum ver Brundle comentando algo e uma ultrapassagem acontecer, por exemplo, e Martin narrá-la, então não acho que será estranho, mas sim, bem interessante. Brundle será capaz de passar bastante emoção.

    Sobre a figura do narrador deixar de existir, acho pouco provável. Mesmo que tenhamos dois comentaristas, um deles terá o papel de comandar a transmissão, fazer as apresentações e, predominantemente, descrever os lances.

  2. Sim, e complementando o amigo acima, o Coulthard seguirá normalmente no build up, confirmou a BBC agora há pouco. 😉

  3. O fim do seu post é inquietante, afinal, é uma aposta ousada, apesar do know how dos atores. Em se tratando de BBC, inovação e qualidade são carro chefe. Talvez possam estar criando uma nova tedência, sabe-se lá. É um formato diferenciado, talvez mais informal, menos hierarquizado. Resta saber a química da dupla. O pouco que vi de Brundle aqui no faster, é animador, pois o inglês é carismático. Hehe, bem que podiam fazer isso na Globo!!!

  4. Putzz!! Entre Brundle e Galvão quem vc prefere?

    • Sem comparação. O Brundle pode ter suas “malices”, mas ele busca entender o que de fato tá acontecendo na pista, não fica viajando pra poder defender ou atacar quem lhe interessa.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise
Redes Sociais
As últimas
Navegue no Site

Adicione o texto do seu título aqui