Olhar estrangeiro e TVs

F1 na TV espanhola: yo soy español, español!

A cobertura da La Sexta é, essencialmente, nacionalista. Dificilmente ouvimos falar de uma corrida ruim de Alonso, Alguersuari e até de De la Rosa – este, tachado repetidamente de azarado.

A La Sexta conseguiu driblar bem as dificuldades de ter seu astro na Ferrari. Quando Alonso estava na Renault, as matérias com o bicampeão eram bem mais frequentes. Com a maior restrição dos italianos, o jeito é aproveitar as coletivas e a exclusiva que o piloto dá assim que chega ao grid.

Falta um pouco de criatividade nas matérias. Todo ano tem Alonso fazendo truque de mágica, mostrando o volante, apresentando membros da equipe…

Felipe Massa tem uma rápida aparição neste raro momento em que a Ferrari permite a entrada em seu motorhome.

Como bom piloto Red Bull, Alguersuari é extremamente atencioso com a imprensa. É só fazer um esboço de pergunta e o menino desanda a falar! Essa é para quem gosta de saber um pouco mais sobre o treinamento físico dos pilotos – outro tipo de matéria repetida todo ano na TV espanhola.

Essa foi a que mais gostei, com De la Rosa mostrando seu uniforme de trabalho – e o de “festa” também!

3 comentários em “F1 na TV espanhola: yo soy español, español!”

  1. Parece que o La Sexta, está no 1º estágio, onde o nacionalismo é predominante. Por possuírem matérias explicativas e descoladas, o mais provável é que continuem a crescer, diversificando as propostas e, consequentemente, diminuindo os excessos, inclusive o pilotocentrismo. Os espanhóis têm apenas “uma” mola mestra (Alonso), enquanto nós possuímos uma vasta escola subaproveitada. Não me lembro, em todos esses anos, de ter visto matérias lúdicas/explicativas, como “essas demonstrações de volantes”, ou até mais básica, “sobre a proteção em momex”, onde foram expostos detalhes interessantes . Realmente, poderíamos requerer nossos direitos no STF, afinal, “produto em prestações” na entrega? Hehe, só mesmo o padrão “oficial de qualidade”.

    1. A cobertura esportiva espanhola é toda baseada nos ídolos nacionais e não tem muito a pretensão de se levar muito a sério. Vejo um esforço da La Sexta em tornar a categoria interessante, mas a apelação em cima do Alonso é clara.
      Lembro de uma explicação do volante feita pelo Massa, provavelmente para o esporte espetacular. Não tem jeito, sempre vamos voltar na questão da transmissão começar em cima da hora.

      1. Tomara que eles não siguam o rumo da global, estacionando no tempo e na forma. Pela boa vontade em tornar o produto agradável, parece que querem evoluir. Sinceramente, consigo enxergar o La Sexta, se aproximando da BBC, do que a Globo, infelizmente. Vamos ser sinceros, os tópicos explicativos por parte da Globo, são tão raros e deslocados ( pois, se formos ver o Esporte Espetacular, nem sempre os horários batem com a transmissão, criando um vácuo na interpretação), que custam vir à memória. Para começar, uns 15 minutos antes, com os pequenos vídeos explicativos, ajudaria bastante. No final das contas, o La Sexta, com todos os seus vícios de ofício, dão um banho de informação na nacional.

Deixe uma resposta