F1 30 anos de Piquet campeão: ninguém respeita as regras - Julianne Cerasoli Skip to content

30 anos de Piquet campeão: ninguém respeita as regras

Seguindo neste novo especial em parceria com o Café com F1, vamos dar uma olhada geral de como estava a Fórmula 1 em 1981 e como foi aquele campeonato que deu a Nelson Piquet o primeiro título mundial, que completa em 2011, 30 anos.

Todos os carros bem grudados no solo

Depois da briga intensa entre FISA (Federation International of Sports Automotive) e a FOCA (Fórmula One Constructors Association) em 1980, ele entraram num período de trégua, depois de uma assembleia na prova de abertura do ano em Long Beach, Estados Unidos, em Março de 1981.

Mas foi considerada a temporada dos carros ridículos. Isto porque a FISA revolveu decretar algumas medidas extremamente polêmicas, dentre elas uma que obrigava os carros a ficarem no mínimo 6 centímetros do solo. Obviamente os engenheiros se viraram para contornar tal regra, já que quanto mais alto, mais lento é o carro.

A parceria vencedora entre Gordon Murray e Nelson Piquet

Gordon Murray, um dos maiores gênios da história da categoria e engenheiro da Brabham, projetou um sistema bastante inteligente, que em repouso deixava o carro nos 6 cm obrigatórios, mas que em alta velocidade grudava o mesmo no chão, ganhando assim um tempo impressionante, usando uma a suspensão hidropneumática. Mas essa não foi a única inovação que Murray trouxe para a F1 na época: foi durante a parceria com Piquet que vimos pela primeira vez o reabastecimento nos pit stops, os aquecedores de pneus, sistema de checagem de dados onboard, cronometragem onboard, freios de carbono…

Outros engenheiros, não tão brilhantes assim, tentaram dar seus pulos e aí foi um festival de coisas grosseiras, como por exemplo um carro em que o piloto abaixava e levantava o carro através de uma chave dentro do cookpit. No fim, o cenário era que nenhum carro estava dentro da regra e no fundo todos sabiam disto, mas ninguém fazia nada.

Nelson Piquet e Carlos Reutemann na greve de pilotos no ano seguinte

Apesar de tudo isto, foi uma temporada super disputada, com Nelson Piquet assumindo a liderança na última prova, em Las Vegas, e levando o título por apenas um pontos de diferença para o argentino Carlos Reutemann. Foi uma campanha ficou marcada pelo oportunismo do final e pela queda de Reutemann, que depois de marcar 43 pontos nas 9 primeiras provas, fez apenas 6 nas 6 últimas. Mas essa é uma história para os próximos capítulos desse especial sobre o campeonato de 1981.

Curiosamente, 10 anos antes, quando ainda corrida de kart, Piquet fora escolhido para limpar o capacete justamente de Reutemann, quando o argentino veio correr no Brasil. Descontente com o serviço, Reutemann disse a Piquet que ele nem para limpar capacetes servia. Após o título, o brasileiro rebateu. “Eu não sirvo para limpar o teu capacete mas talvez tu possa limpar o meu que é de campeão do mundo!”

8 Comments

  1. Grande Nelsão…

  2. “…ninguém respeita as regras…”

    Que isso Julianne, tu é muito má. Só porque o carro do Piquet era campeão de vistorias, hehehe?

    Só porque a FISA permitia recolocar fluidos nos carros após as corridas, heheeh?

    Fosse os tempos atuais, teríamos um Piquet-Murray-gate por GP. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Imagine se tivéssemos um Hunt? A cada orgia um escândalo, com direito a mulher ganhando a capa da Caras dizendo que está grávida! rsrs

  3. Interessante como as coisas não mudam. Dizem que em 2010, a RBR, podia regular a altura do carro para treinos e corridas, qualquer semelhança com a Brabham… Ju, me veio uma dúvida: vc disse que foi com Piquet, que veio o reabastecimento, era permitido então diferenças de construção dos tanques? Se for, essa temporada foi uma f1 de Babel!

    • Na verdade, a ideia era mais simples que isso. Eles descobriram que, largando mais leves, abririam tanto que poderiam parar e voltar na frente.

  4. Quando o assunto é Nelson Piquet…não da outra, é assunto pra manga. O cara,era genio fora e dentro das pistas. Para ser campeão não dependia exclusivamente de carros vencedores e muito menos equipes voltadas apenas para si. Markenting com a midia então!! ném pensar.

  5. Mais um pitaco: li um tempo atrás uma história diferente dessa do capacete do Retmann: o Piquet tinha penetrado nos boxes de Interlagos, e acabou realmente virando um “faz tudo” na equipe que o Reutmann corria na época (acho que era a Brabham). Mas não me lembro de ter lido nada sobre essa reclamação do Retmann e posterior alfinetada do Piquet, até porque acho que eles se tornaram amigos. Alguém aí confirmaria essa versão? Não consegui achar de onde li isso…

    • Também me parece que eles se tornaram amigos mesmo. Deve ter sido só uma alfinetada, no estilo Piquet. De qualquer maneira, a história é boa, não?


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