O misterioso elo entre Lotus-Renault e Autosport

A briga é política e de cachorro grande. O dono de uma das maiores companhias aéreas da Ásia versus um habilidoso marqueteiro, apoiado por uma montadora estatal malaia. O objetivo é fazer dinheiro. O meio para isso é a herança do nome Lotus. E parece que vale tudo, até lançar mão da imprensa chapa-branca.

O julgamento que definirá a legalidade da quebra de contrato entre o Grupo Lotus e a Lotus Racing e quem tem o direito de usar o mítico nome na F1 foi antecipado para dia 24 de janeiro. E a notícia, em primeira mão, estava no site da Autosport.

E assim tem sido desde que a Proton, capitaneada por Dany Bahar, anunciou compra de parte das ações da Renault. Na capa da revista, o título que joga todos os preceitos de imparcialidade no lixo: The real Lotus is back. É sabido que todas as publicações jornalísticas impressas estão passando por maus bocados com o crecimento avassalador da Internet, e que este tipo de manchete é uma forma desesperada de chamar a atenção do leitor. Mas seria só isso?

autosport cover lotus
Não era um deslize, e sim só o começo

O fato é que a manchete era apenas a ponta do iceberg. Dentro da revista, páginas de pura propaganda. “O motivo pelo qual chamamos a renomeada Renault de Lotus de verdade é porque ela tem a montadora por trás, não é apenas um nome. E com a estrutura de uma equipe várias vezes campeã do mundo e Robert Kubica ao volante, é a melhor chance do famoso nome ganhar um GP desde que Ayrton Senna triunfou nas ruas de Detroit em 1987”, dizia o editorial. Em outro artigo, Edd Straw comentava que a “estabilidade, artigo raro nos tempos de domínio da Renault, é do que o time precisava.” Numa matéria casada, lá estavam alguns Lotus entre os melhores carros de todos os tempos, para ajudar algum leitor com problemas de memória.

E as notícias desde então, quase diariamente, eram publicadas no site: que a Proton compraria a Renault em sua totalidade, que a família Chapman os apoiava e, na semana passada, adivinhe onde a equipe fez a estreia de suas novas cores?

Tudo sugere que a revista tem muito a ganhar com sua clara associação com o grupo de Bahar e levanta mais um ponto de interrogação sobre a já continuamente abalada credibilidade do que já foi uma grande publicação.

8 comentários sobre “O misterioso elo entre Lotus-Renault e Autosport

  1. Oi Juliana. Bom, o que se pode esperar de uma revista que tira do leitor a possibilidade de discernimento e já elege a sua equipe favorita asism de forma escancarada…. abs

    Curtir

  2. Muito interessante. Apesar de essa capa ter me chamado a atenção, não tinha ligado isso às demais matérias da revista.

    Não li a original, mas vendo o transcrito aqui, os argumentos da Auto a favor da Lotus Renault são montados da mesma forma que as publicações políticas formadoras de opinião daqui. Pura besteira.

    Curtir

  3. Hehe, Auto $$$$$$$$port! Parece que a febre dos paparazzi está a solta no país da rainha. Pior do que não se ater aos fatos, é criar heróis e vilões. Fico imaginando, se a Lotus de Fernandes não tivesse deixado boa impressão, será que Bahar correria atrás? Na guerra de egos, a primeira baixa é a verdade.

    Curtir

  4. Já não é bem um mistério, não é? A AS colocou-se de lado da Proton e de Bahar, apagando um parte da história. E quanto à noticia da antecipação do caso para o dia 24 de Janeiro, confesso que quero esperar um pouco para saber de mais reacções. Talvez amanhã eu escreva um pouco sobre isso.

    Curtir

  5. A notícia por trás da notícia… valeu pelo post!
    Sempre bom a gente saber os interesses por trás destas matérias… Pra gente se acostumar a ler qualquer tipo de matéria (esporte, entretenimento, política, economia, etc) com aquele senso crítico, independente de qual fonte ou publicação.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s