F1 Enzo Ferrari se vai em 1988, mas a paixão não morre - Julianne Cerasoli Skip to content

Enzo Ferrari se vai em 1988, mas a paixão não morre

Enzo Ferrari não devia estar gostando do que via naquele 1988, então aos 90 anos. Em 14 de agosto, deixou órfã sua equipe sem ter a oportunidade de ver uma salvadora vitória em Monza, a única que escapou das mãos das McLaren Honda de Senna e Prost naquele ano. Uma rara dobradinha, nos obscuros anos 1980 da Scuderia.

Na época, Enzo já não era um líder tão ativo e já não comparecia à maioria das corridas, mas fazia questão de manter-se fiel a seus princípios: o que dizer de um homem cujos funcionários tinham medo de sequer mencionar que faltava potência nos propulsores Ferrari nas reuniões com o chefe? Se um piloto reclamava, provavelmente a crítica não chegada ao chefe, que costumava dizer que “aerodinâmica é coisa de quem não sabe fazer motor”.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=mwoOCdMe9Hs&w=480&h=390]

Essa era sua marca: era um líder presente e implacável. “O Commendatore queria saber tudo e todas as decisões – favorecer este e aquele piloto, exercer pressão sobre aquele membro da equipa – eram tomas apenas e só por ele. Quase todos os problemas tiveram problemas com essa situação. Hawthorn, Behra, Surtees. Hill, entre outros, abandonaram a equipa por motivos pessoais. Outros, como De Portago, Collins, Bandini, estavam sob grande pressão quando tiveram os seus acidentes fatais”, contou o fotógrafo Bernard Cahier, que ra próximo de Ferrari. “Ele vivia em Maranello como um Imperador. Quando não tinha muito interesse em receber alguém, fazia o esperar durante duas horas ou mais, sem razão aparente. Até o Rei da Bélgica passou por isso… A sala dele era pontada de branco e não tinha decoração, para além de umas cadeiras e uma mesa. Uma vez disse-me, na brincadeira, que ia fazer uma placa de homenagem ao visitante desconhecido, encontrado morto na sala de espera!…”

O velho comendador já podia ir-se em paz: sua missão de criar um império construindo carros de corrida e verdadeiras obras de arte para alguns abonados e sonhos para os demais mortais estava mais que cumprido. Mesmo os anos de seca não arrefeceram a paixão dos torcedores, que acabaram sendo conhecidos simplesmente como tifosi, embora a palavra italiana sirva apenas para designar o torcedor, de qualquer esporte.

O Comendador morreu aos 90 anos, em 1988

A Ferrari se tornou ao longo dos anos um símbolo de uma Itália que poderia ser diferente da realidade caricata da política do país, da economia trepidante, da impunidade. É um toque de arte de um povo conhecido pela atenção aos detalhes, seja de esculturas e quadros, sapatos e alfaiataria, e pelo bom gosto no design.

E não é uma paixão que se resume aos amantes dos carros. A Ferrari é uma das marcas mais consolidadas no mundo, e não dá mostras de declínio. Em janeiro desde ano, a empresa ficou em 1º lugar na Itália e em 3º lugar no mundo numa classificação por “Texto 100”, que investiga citações em blogs, comunidades e espaços abertos na Internet, ficando apenas atrás do Google e da Coca-Cola

Enzo convenceu os italianos – e, com eles, muita gente ao redor do mundo – de que seus carros têm alma, que são mais que puras máquinas. A Scuderia, então, tornou-se algo sagrado. O piloto que quer ganhar o coração dessa família precisa, antes de tudo, colocar-se abaixo dela, repetir a cada momento que ela é diferente e nunca, sob hipótese alguma, deve deixar transparecer que não deu 200% de si dentro daquele carro.

Mesmo que a equipe tenha ganhado embates políticos por baixo do pano, tenha sido beneficiada por acordos comerciais e seja um constante empecilho à democracia na F1, ninguém em sã consciência quer imaginar a categoria sem o império dos sonhos de Enzo Ferrari.

5 Comments

  1. O perfil de Enzo Ferrari é intrigante.No mundo dos negócios, os homens de liderança, na maioria das vezes, impõem-se pela autoridade austera. Talvez seja esse um dos motivos do sucesso da marca, e ao mesmo tempo do jejum ferrarista na f1 por quase 20 anos, afinal falar que aerodinâmica é coisa de quem não sabe fazer motor, soa meio irracional. É interessante ver como um homem rude respeita quem o contrapõe, como ficou demonstrado o respeito que Enzo tinha com o caráter direto de Villeneuve, quando escrachava os defeitos da máquina. Talvez a falta de Enzo não tenha sido tão ruim, afinal os negócios hj, requerem autoridade, aliada à flexibilidade. O legado da obra no geral é positivo. Aprender com os erros do passado será o troféu.

  2. “ninguém em sã consciência quer imaginar a categoria sem o império dos sonhos de Enzo Ferrari.”
    Eu sim…

  3. – Esse cara pode ter criado uma grande marca e fabricante de carros, mas que ele era um mala era sim !

  4. cala a tua boca pelo menos o cara teve vontade de sair e criar uma das maiores marcas de carros do mundo,ele e um genio ao contrario de outras pessoas!

  5. chiudi la bocca per almeno il ragazzo voleva uscire e creare un marche automobilistiche più importanti al mondo, è un genio, invece di altre persone!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise
Redes Sociais
As últimas
Navegue no Site

Adicione o texto do seu título aqui