Marca de Alonso veste as TVs espanholas

Já discutimos diversas vezes por aqui o “alonsocentrismo” das transmissões da TV espanhola e as deformações que isso causa, mesmo que haja uma preocupação notável em utilizar a informação para cativar o espectador, relativamente novo para o esporte.

Não é de surpreender, portanto, a notícia de que a linha de roupas de Alonso, chamada FAster (gostaria de dizer que não sou patrocinada!), irá vestir a equipe de transmissões da La Sexta.

Isso já vem acontecendo, a partir dos testes e pré-temporada deste ano, na TPA, ou Televisíon del Principado de Astúrias, em sua cobertura automobilística.

O repórter Miguel Martínez, da TPA

A ideia da marca é semelhante ao projeto do Senninha aqui no Brasil. É algo relacionado ao piloto, não apenas restrito a roupas, mas que tem uma imagem própria, como explica a mensagem de divulgação desta parceria com as TVs. “Esta aliança convoca as multidões que se sentem identificados com o espírito de superação e a vontade de enfrentar qualquer meta que se apresente, e que no dia a dia dão tudo de si em seu trabalho, família, esporte.”

Os logos do FAster e da La Sexta, unidos

Seja qual forem os motivos os quais a marca pretende expor, a parceria escancara a parcialidade dos profissionais. Isso, aliás, é uma tradição do jornalismo esportivo espanhol, que não faz questão alguma de esconder o protecionismo em relação a seus ídolos – raramente, por exemplo, vemos uma matéria questionando o atual campeão da Volta da França de ciclismo Alberto Contador, que enfrenta um processo por doping. Na F1, também não chega a ser uma novidade. Os membros da La Sexta têm suas credenciais autografadas por Alonso.

Escancarar a torcida e fazer jornalismo esportivo em paralelo é o estilo espanhol, e muitas vezes o italiano. Há quem prefira um apoio mais velado. Há quem se distancie o máximo possível. A chave é entender cada uma das abordagens e tentar discernir o que é fato e o que é esperança.

Anúncios

7 comentários Adicione o seu

  1. wagner vieira alves disse:

    O fato de se torcer descaradamente, não acredito que atrapalhe, o quê não pode, é distorcer a realidade, e assumir que o prata da casa errou, ou está andando menos. Mesmo porque, torcida de narrador, não ganha corrida, ao passo que de dirigente de equipe, sabemos o resultado! Isso é primordial, apartir do momento que a qualidade das informações não caia, tudo bem. PS: Hehe, teremos uma nova briga na justiça esportiva por direitos autorais: Alonso x Julianne

    Curtir

  2. Franco disse:

    Senna e Galvão Bueno tinham também parcerias comerciais.

    Curtir

  3. Celso disse:

    Ju, parabéns!! Já estou ligado no TotaRace!

    Curtir

  4. Celso disse:

    Ops, TotalRace!!

    Curtir

  5. Ricardo disse:

    Jornalismo é informação e o mínimo que se espera é isenção.

    Curtir

  6. Marcelo (Cascavel) disse:

    “Fernando is FAster than you” isso foi uma jogada de marketing do engenheiro do Massa?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.