Perez x Kobayashi: a façanha em que nem a Pirelli acredita

Kamui Kobayashi Sergio Perez
Posição na classificação 13º
Tempo da Classificação (Q2) 1’25.405 (-0.703) 1’26.108
Posição na corrida 8º* 7º*
Voltas 58/58 58/58
Pit stops 2 (16, 32) 1 (23)

*são as posições de chegada; foram desclassificados após a prova

Sergio Perez protanozinou a estreia dos sonhos até 3h após a prova, quando foi desclassificado junto de seu companheiro Kamui Kobayashi por irregularidades na asa traseira de seu Sauber. Isso não tira o valor de seu feito: nem mesmo os especialistas da Pirelli acreditavam que o mexicano de 21 anos havia conseguido completar a prova com apenas um pitstop. Achavam que a TV e a organização não tinham captado a segunda parada do novato.

Mas essa foi apenas uma parte da façanha de Perez, que tem a carreira cuidada pelo milionário do ramo das telecomunicações Carlos Slim desde os 12 anos e é membro do programa de desenvolvimento de pilotos da Ferrari. O mexicano ficou a menos de 0s1 de Kobayashi no Q1 e se disse atrapalhado por Nico Rosberg no Q2, quando foi cortado.

Largou em 13º e sofreu com uma pane no rádio durante a volta de apresentação, logo quando o engenheiro passa vários parâmetros a serem acertados no volante e dados sobre a temperatura dos freios.

Perez estreia gp da australia 2011
Antes da largada, a impressão era de que Perez estava feliz só em fazer parte do grid

Solitário com os pneus duros, perdeu uma posição na largada e depois foi ultrapassado por Barrichello e Maldonado. Chegou a rodar até 2s mais lento que Kobayashi, mas, com a degradação do composto macio que o japonês usava, os tempos de equilibraram. Para pela única vez 7 voltas após o companheiro. Até aí, a ideia era fazer 2 paradas.

Mas o rendimento de Perez com os pneus macios foi incrível. Além de aguentar 35 voltas com um composto que suportava de 10 a 16 voltas na concorrência, ainda fez seu giro mais rápido na prova – o 6º melhor da corrida – na 16ª volta do pneu!

Com os pneus iguais aos de Kobayashi – ainda que mais novos – foi Perez quem passou a andar 1s, 1s5 mais rápido que o companheiro. E, quanto o japonês parou pela segunda vez na volta 32, o mexicano seguiu firme e, com isso, foi subindo na classificação até a 7ª posição, logo à frente do outro carro da Sauber. Nas últimas 13 voltas, o japonês tirou um pouco a diferença, mas Perez ainda teve fôlego para fazer dois giros seguidos em 1min30s8 nas voltas 52 e 53, sendo o 5º mais rápido da pista naquele momento.

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12 comentários Adicione o seu

  1. Dé Palmeira disse:

    Todo mundo falou disso esses dias, foi realmente impressionante.

    Mas terá sido isso um fato isolado devido ao alfalto australiano ser menos abrasivo, e com o decorrer da prova a pista ficar mais emborrachada ou será que Perez conseguirá façanha parecida em outras pistas?

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    1. faster F1 disse:

      Pelo que li da repercussão, foi uma combinação de fatores: Perez tem essa característica de cuidar bem dos pneus, a Sauber se mostrou eficaz nesse sentido na pré-temporada, a temperatura não era tão alta, o asfalto não era tão abrasivo e parece que a Pirelli deu uma melhorada nos pneus.
      Mas ninguém aposta que isso se repita na Malásia. Falam em 3 ou 4 paradas lá.

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      1. Dé Palmeira disse:

        Cara, 3 ou 4 paradas é demais, não? Quem é que quer ver carro no box? Acho muito chato isso.

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  2. Thiago Raposo disse:

    O bom de acompanhar as categorias de base é que todos estes nomes que as pessoas vão conhecendo e aprendendo a respeitar, já sabemos muito antes do potencial.

    O Perez, por exemplo, acompanho desde 2008 quando ele perdeu o campeonato da F3 Inglesa para o Jaime Alguersuari.

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  3. rogerioleonardoadv disse:

    Se ele pertence ao programa da Ferrari, fosse eu um certo piloto brasileiro, estaria bastante preocupado com meu emprego no final do ano.

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    1. faster F1 disse:

      Já começou a boataria em cima disso, claro. Ainda mais agora que não se sabe como/se o Kubica vai voltar.

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      1. Dé Palmeira disse:

        Acho que não houve um só dia na vida de Felipe Massa na Ferrari em que ele não tenha sido ameaçado por boatos e falatórios. Ele já deve estar bastante acostumado com tudo isso.

        Mas com certeza essa situação só tende a se agravar caso seu desempenho permaneça no mesmo nível do ano passado.

        O que me deixa impressionado é que ele passou a pré temporada inteira falando da diferença dos novos compostos, e que o problema de não conseguir aquece-los devidamente estava solucionado.

        E depois, um qualifying medíocre e ainda a facilidade com que Alonso o ultrapassou, mesmo depois de Felipe ter dado um trabalho imenso pro Button.

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  4. wagner vieira alves disse:

    É mt agradável ver um moleque rápido, ainda mais tendo testado tão pouco. Espero que seja uma constante, afinal no contexto, equilibra as atenções entre o fundão e a ponta. Seria bom que esse resultado expressivo da sauber, não fosse apenas obra das peculiaridades de Albert Park. O detalhe da pane do rádio mostra que o garoto é do ramo.

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  5. Dé Palmeira disse:

    Piloto quando é bom já chega mostrando ao que veio!
    Com a maioria foi assim. Ou o moleque já chega mandando ver ou…

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  6. SennaStirling disse:

    Ju
    como está?
    não sei se conhece isto e o post não é o indicado mas cá vai..

    http://mclarenf-1.com/index.php?page=srs&s=5

    Bacci

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  7. SennaStirling disse:

    No frame 4 vê-se que a frente do RB7 abre e declina para a frente ( se isso não fôr redundância )

    Bacci

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    1. faster F1 disse:

      Sim! Tinha passado esse link via twitter. Especialmente em relação à McLaren, a asa dianteira está muuuito baixa!

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