Disputa entre companheiros na classificação

Button

1 x 2

Hamilton

Schumacher

0 x 3

Rosberg

Vettel

3 x 0

Webber

Massa

0 x 3

Alonso

Barrichello

2 x 1

Maldonado

Heidfeld

1 x 2

Petrov

Sutil

0 x 3

Di Resta

Buemi

2 x 1

Alguersuari

Kovalainen

3 x 0

Trulli

Liuzzi

3 x 0

Karthikeyan

Kobayashi

2 x 1

Perez

Glock

2 x 1

d’Ambrosio

Diferenças hoje

Button x Hamilton: 0s042
Rosberg x Schumacher: 0s607
Vettel x Webber: 0s794
Alonso x Massa: 0s026
Barrichello x Maldonado: 0s491
Petrov x Heidfeld: 1s462
Di Resta x Sutil: 0s016
Alguersuari x Buemi: 0s045
Kovalainen x Trulli: 0s424
Liuzzi x Karthikeyan: 0s233
Kobayashi x Perez: 0s183
d’Ambrosio x Glock: 0s589

Clique para ampliar

Se o GP da Malásia já havia sido de disputas acirradas, a situação ficou ainda mais apertada na China, com quatro duplas separadas por menos de um décimo. Destaque para d’Ambrosio, provavelmente se aproveitando dos problemas que Glock teve principalmente na sexta-feira, quando quase não andou por problemas mecânicos.

Ver Button à frente de Hamilton também é prova de como perder tempo nos treinos pode fazer diferença, ainda que mínima. O mesmo aconteceu com Alonso (ele e o rival não fizeram tentativas com os pneus macios na sexta-feira), mas o espanhol conseguiu ficar à frente de Massa também marginalmente.

Di Resta e Perez superaram seus companheiros – o escocês, pela terceira vez no ano – e Alguersuari voltou a ficar à frente de Buemi, tendência que vinha desde o ano passado, mas não havia se repetido nesta temporada.

Mas é lógico que o assunto da classificação é Webber. Correndo sem o Kers após vários problemas na parte da manhã, é inexplicável que a equipe tenha arriscado colocá-lo na pista com os pneus duros. Pode ter uma Red Bull, claro, mas sem tempo para conseguir o acerto devido e sem os preciosos décimos do Kers, fica difícil para qualquer um.

6 comentários sobre “Disputa entre companheiros na classificação

  1. Ju, foi tudo mt estranho, pois apartir do Q 2, a Globo ficou sem som. Vi apenas Webber discutindo, com cara de poucos amigos. Na boa, não tem condições de ser só azar! Vejamos se em rítimo de corrida, Ferrari e Renault incomodam. O motor e Kers da Mercedes funcionou bem para Rosberg, tbm com aquelas retas. Hamilton me parece incomodado em tomar tempo de Button, será que o clima vai esquentar?

    Curtir

  2. Julianne,

    Webber parece não ter utilizado o Kers em nenhum momento dos treinos. Será que a RBR tem poucas peças disponíveis e está priorizando para o carro do Vettel?

    Já sabendo desta situação, optou por economizar os pneus macios de Webber para a corrida, para tentar utilizar a mesma estratégia da Malásia. Só não esperavam ficar de fora logo no Q1.

    Heidfeld foi outro prejudicado, aliás pelo próprio companheiro Petrov com a parada no meio da pista no Q2, pois teve que tentar a classificação no meio do tráfego e se deu mal.

    Enquanto a RBR conseguiu economizar os pneus macios, a Ferrari já teve que gastar desde o Q1 para se garantir.

    Parece um final de semana parecido com o da Malásia.

    Curtir

    1. Sim, ia escrever um post sobre essa dinâmica dos pneus mas me faltou tempo. Na tentativa de maximizar seu set de pneus, a Renaut mandou Heidfeld pra pista no final do Q2, quando o asfalto estaria melhor, e o alemão acabou prejudicado pelo companheiro. Parece que o clima ficou ruim na equipe.
      O erro da Red Bull é do mesmo nível de Ferrari e McLaren na Malásia ano passado, naquela classificação na chuva. Custava ter um pouco de prudência?
      Observe que Hamilton também economizou pneu. Sabendo que não seria páreo para Vettel, fez só uma tentativa no Q3 e saiu de duros no Q1. Button fez duas tentativas, mas abortou a 2ª, assim como Vettel. Será interessante ver se isso traz algum reflexo à corrida.

      Curtir

  3. Julianne,

    No momento, a maior surpresa na disputa entre companheiros está na Force India. Adrian Sutil, sim, bastante incomodado com Paul di Resta.

    Button na frente de Hamilton, acredito que isso será mais frequente em 2011.

    Abraço!

    Curtir

    1. Acabei de perceber que a lista esta ordenada pela classificação final e que o Rosberg foi o primeiro do Q1 com 95.272 o que multiplicado por 1.07 dá exatamente o tempo na sua tabela. Desculpe o incômodo.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s