Saiba tudo sobre o palco do GP da Espanha

A estatística que define o GP da Espanha é de que, dos 20 eventos disputados no circuito da Catalunha, 16 foram vencidos pelo pole position, entre eles os últimos 10. É uma pista marcada por curvas rápidas de raio longo, ou seja, é difícil manter-se próximo o suficiente do piloto que vai à frente para buscar a ultrapassagem. De acordo com dados da Mercedes, quando um carro está a um segundo do outro, perde cerca de 7% do total de pressão aerodinâmica. A meio segundo, o déficit chega a 12%.

Houve uma tentativa relativamente recente de fazer uma chicane no último setor para resolver o problema, mas não funcionou.

O GP da Espanha de 2010 caminhava para um passeio dos Red Bull, com Webber à frente, até que Vettel começou a ter problemas nos freios nas últimas voltas e diminuiu drasticamente o ritmo. Com a batida de Hamilton na penúltima volta, Alonso herdou o segundo lugar e o alemão ainda beliscou um pódio:

Como os times usam Barcelona como principal palco para os testes, já chegam com o trabalho de acerto praticamente finalizado. Aproveitando-se disso, várias equipes levarão extensos pacotes de mudanças ao circuito, pois a avaliação do que funciona ou não é facilitada pelo conhecimento que têm da pista.

Porém, há uma grande diferença entre os testes e o que os times encontrarão a partir de amanhã: as temperaturas. Barcelona não é uma Turquia em termos de agressão aos pneus, mas também causa degradação, principalmente nos dianteiros esquerdos, que sofrem uma grande carga na curva 3.

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Um dos grandes dramas do circuito é o vento, que altera o equilíbrio dos carros nas curvas de alta, predominantes nos setores 1 e 2. Mas o maior desafio do acerto é equilibrar a performance nesses trechos com a parte final da volta, mais lenta, e que exige muita tração.

Fora isso, há ondulações fortes nas entradas das curvas 9 e 10 e os câmbios normalmente são acertados de forma que os pilotos não tenham que diminuir uma marcha na curva 9.

É uma prova em que os carros de maior pressão aerodinâmica se sobressaem e em cuja largada o Kers fará diferença: a distância de 440m até a primeira curva é a segunda maior do calendário, atrás apenas da Malásia.

Ainda que normalmente – sem todo o aparato pró-ultrapassagem deste ano, que passará por uma prova de fogo – seja uma corrida bucólica, o Safety Car entrou em ação três vezes nos últimos três anos – em uma oportunidade em 2009 e duas em 2008.

Voltas: 66
Nível de ondulações: médio
Zebras: médias
Consumo de motor: baixo
Consumo de câmbio: baixo
Consumo de freio: alto
Problemas de refrigeração de freio:  médio/baixo
Configuração aerodinâmica: alta
Tempo de perda nos boxes: 17s + pitstop

GRID 2010
1 M Webber Red Bull 1:19.995
2 S Vettel Red Bull 1:20.101
3 L Hamilton McLaren 1:20.829
4 F Alonso Ferrari 1:20.937
5 J Button McLaren 1:20.991
6 M Schumacher Mercedes 1:21.294
7 R Kubica Renault 1:21.353
8 N Rosberg Mercedes 1:21.104
9 F Massa Ferrari 1:21.585
10 K Kobayashi Sauber 1:21.984
RESULTADO FINAL   2010
1 M Webber Red Bull 1:35:44.1
2 F Alonso Ferrari  a 24.065
3 S Vettel Red Bull  a 51.338
4 M Schumacher Mercedes  a 62.195
5 J Button McLaren  a 63.728
6 F Massa Ferrari  a 65.767
7 A Sutil Force India a  72.941
8 R Kubica Renault a 73.667
9 R Barrichello Williams a  1 volta
10 J Alguersuari Toro Rosso a  1 volta

VOLTA MAIS RÁPIDA
L Hamilton McLaren 1:24.357
RECORDE DA PISTA
K Räikkönen Ferrari 1:21.670
ÚLTIMOS POLE POSITIONS
2009 Button Brawn 1:20.527
2008 Räikkönen Ferrari 1:21.813
2007 Massa Ferrari 1:21.421
ÚLTIMOS VENCEDORES
2009 Button Brawn 1:37:19.2
2008 Räikkönen Ferrari 1:38:19.0
2007 Massa Ferrari 1:31:36.2

8 comentários sobre “Saiba tudo sobre o palco do GP da Espanha

  1. Ju,

    Não sei se você já comentou mas qual o significado dos números no mapa do circuito? Um deles parece ser a marcha utilizada, mas e os outros?

    E os novos pneus duros, a Pirelli disponibilizou novas informações? Quantas voltas à mais eles deverão durar? Terão o mesmo nível de grip do antigo ou serão mais lentos ainda? Massa e Ferrari podem começar a se preocupar?

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    1. Ju,

      Acho que descobri o significado dos números:

      1) Marcha utilizada naquele ponto
      2) Número maior, velocidade em km/h
      3) Número menor, velocidade em milhas/h
      4) Número negativo, Força G
      5) T1,T2 e T3 são os tempos parciais

      Me corrija se estiver errado.

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  2. Muita estatística, mas o inegável é, melhor carro é que ganha. Como temos 2 carros por equipe, um dos dois estará na frente. Vamos relembrar alguns anos atras, a posição de cada um dos pilotos. O campeonato de F1 é descrito como campeonato de pilotos!! Faz tempo que não é!
    Tenta-de explicar as corridas com inúmeras estatísticas mas, vira e revira estão Vetel e Weber nas primeiras posições ! Ate outro dia era Button e Barrichelo!!!!!! Hoje ele fica em 18!!!!!!
    Vamos parar com a complicaçao e explicar com honestidade e simplicidade, bom carro, boa posição !!
    Hj se diferencia entre os dois pilotos da mesma equipe, por exemplo, Vetel é melhor que Weber! Ate outro dia Weber era nada como piloto!
    Barrichelo foi vice mundial algumas vezes, e não foi campeão mundial na Brown por detalhe, hj é 15,16 ou 18. Ele é uma besta dirigindo? É claro que não! Mas o carro!!
    Sou do tempo do cambio manual, adereços aerodinâmicos moveis eram proibidos , controle de tração ? Nem pensar! Treino classificatorio? Sempre o mais rápido é que era o primeiro! Sem enrolaçoes com volume de gasolina, pneu imutável, etc etc etc etc.
    Me desculpe mas cansei desse papo, eu desde que me entendo como gente acompanho F1, eu estava em Interlagos quando o grande Emerson quebrou a suspensão ! Eu estava naquela curva . Tenho filmes da primeira corrida em 1972!! Era muito melhor mas a mídia não pode confirmar isso pois não interessa.

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