Red Bull parece manter a ponta em Nurburgring

A tabela final de tempos mostra uma história, mas o fato é que as equipes se preocupam mais na sexta-feira em avaliar a durabilidade dos dois compostos e, consequentemente, é o ritmo de corrida que é observado – e é impossível de ver em uma volta lançada.

Os times usaram os pneus macios mais do que o normal porque a expectativa é de que teremos uma corrida similar à de Silverstone ou mais molhada. Ou seja, não se espera que o pneu médio dure muito. Ainda assim, a Ferrari mais rápida (Alonso) conseguiu igualar as marcas da Red Bull mais veloz (Webber) nos long runs com pneus médios, andando entre 1min33 alto e 1min34 baixo, o que é particularmente um bom sinal para os italianos, tendo em vista que a temperatura da pista não passou dos 25ºC por todo o dia.

Com Alonso fazendo constantes entradas nos boxes para treinar largadas, ficou difícil comparar seus tempos aos de Webber com pneus macios e tanque cheio. No embate com Vettel (cujo stint mais longo foi de oito voltas, como do espanhol), as marcas ficaram bem próximas, sugerindo equilíbrio. Ambos andaram em 1min37.

O destaque do trieno foi o stint de 13 voltas de Webber, que impressiona pela regularidade, ainda que a sequência de Massa, embora mais curta, não deixe muito a desejar. Como sabemos que não há 1s de diferença entre os carros, principalmente em situação de corrida, os tempos sugerem que a Red Bull fez sua simulação com menos gasolina. Agora, qual a diferença real de ritmo, não dá para saber.

Voltando à classificação da tabela, é bom lembrar que Alonso teve uma saída com pouco combustível bastante acidentada, com escapadas de pista e tráfego. Tanto, que na volta combinada, ficou a apenas 31 milésimos de Webber. Contudo, o espanhol disse que, pela pista e condições climáticas, espera ficar mais longe da Red Bull em classificação – não mais de três décimos. De fato, o carro de Webber e Vettel parece mais ‘no chão’ em Nurburgring.

Mesmo que Hamilton tenha ficado atrás das Mercedes nos treinos, os long runs do inglês mostram a McLaren bem mais próxima de Red Bull e Ferrari. Aliás, a aposta no paddock hoje era de que os prateados não estariam tão atrás quanto parecem. Especialmente se chover, por motivos que já discutimos aqui, entram de vez na briga.

Volta combinada

(leva em consideração os três melhores setores de cada piloto)

Piloto Carrro Volta combinada Dif. Dif. p/ melhor
1 Mark Webber Red Bull-Renault 1’31.646 0.065
2 Fernando Alonso Ferrari 1’31.677 0.031 0.202
3 Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1’32.084 0.438 0.000
4 Felipe Massa Ferrari 1’32.164 0.518 0.190
5 Michael Schumacher Mercedes 1’32.311 0.665 0.100
6 Nico Rosberg Mercedes 1’32.547 0.901 0.010
7 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1’32.724 1.078 0.000
8 Nick Heidfeld Renault 1’32.954 1.308 0.144
9 Vitaly Petrov Renault 1’32.978 1.332 0.160
10 Adrian Sutil Force India-Mercedes 1’33.036 1.390 0.175
11 Jenson Button McLaren-Mercedes 1’33.225 1.579 0.000
12 Paul di Resta Force India-Mercedes 1’33.268 1.622 0.031
13 Sergio Perez Sauber-Ferrari 1’34.079 2.433 0.034
14 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1’34.291 2.645 0.200
15 Rubens Barrichello Williams-Cosworth 1’34.344 2.698 0.000
16 Jaime Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1’34.365 2.719 0.122
17 Pastor Maldonado Williams-Cosworth 1’34.940 3.294 0.056
18 Heikki Kovalainen Lotus-Renault 1’35.753 4.107 0.000
19 Timo Glock Virgin-Cosworth 1’36.680 5.034 0.260
20 Karun Chandhok Lotus-Renault 1’37.145 5.499 0.103
21 Jerome d’Ambrosio Virgin-Cosworth 1’37.259 5.613 0.054
22 Vitantonio Liuzzi HRT-Cosworth 1’38.112 6.466 0.033
23 Daniel Ricciardo HRT-Cosworth 1’39.657 8.011 1.080

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