Mais sombras do que luzes após primeiros treinos

A pré-temporada mais curta da história, em um circuito completamente diferente de Albert Park, procedida por duas sessões em que pouco se pôde testar realmente – para quem trouxe muitas novidades à Austrália -, pouco se pôde trabalhar no acerto do carro, já que se espera um final de semana de sol e, por fim, pouco se pôde compreender sobre os pneus.

Sem os tradicionais long runs de avaliação de compostos, inclusive, os dados que se pode tirar das sessões de treinos livres perdem muito o valor. A McLaren aposta no fato de não ter revolucionado o carro do último teste para cá, trabalhando na otimização do setup, simplificação bem-vinda em momentos como esse. A Ferrari, quem diria, nas palavras de Alonso, agora que resolveu o problema de aquecimento de pneus (e pode, até, ter arranjado outro, de consumo excessivo) não se incomodaria com um pouco de chuva. A Mercedes parece dar passos sólidos a voos mais altos, enquanto a Red Bull segue em sua silenciosa confiança.

A julgar pela única migalha de dado que dá para tirar: os stints de 9 e 10 voltas que Button e Vettel fizeram juntos, de pneu macio, ao final da segunda sessão, como não sabemos os níveis de combustível, ao menos o padrão de degradação parece equilibrado.

A tabela mostra o tempo em segundos x número de voltas

O que não é exagero esperar são algumas surpresas na classificação. Na corrida, é mais possível que as maiores forças fiquem em seus lugares de direito, mas com tantas incertezas, talvez o acerto saia melhor para uns do que outros. O curioso será amanhã na FP3, quando Vettel sair do box com pneus macios na primeira vez em que todos verão o real potencial do RB8 em uma volta. É difícil lembrar de uma temporada em que chegamos tão próximos da hora da verdade – ou uma meia verdade, pelas características especiais de Albert Park – sabendo de tão pouco.

2 comentários sobre “Mais sombras do que luzes após primeiros treinos

  1. Muito difícil mesmo ter alguma boa idéia dos carros. Parece que a Mercedes, Ferrari, FIndia estao bem, e a RBR parece que nao tão bem como ano passado, mas evidentemente ate agora devido ao clima, poucas informações definido as sobre os pneus. Vamos ver hj a noite de muda alguma coisa.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s