F1 Red Bull e Ferrari andando bem nas retas? - Julianne Cerasoli Skip to content

Red Bull e Ferrari andando bem nas retas?

O speed trap, ou ponto de medição da velocidade máxima, não é dos instrumentos mais indicativos, uma vez que os números absolutos podem esconder várias verdades, mas os dados da classificação para o GP da Bélgica não deixam de ser curiosos. Em primeiro, com uma velocidade aferida ainda no Q2, Sebastian Vettel, seguido do companheiro Mark Webber. Logo depois, Fernando “meu carro não anda nada de reta e ainda sim sou líder” Alonso e Felipe Massa. Enquanto o alemão bateu em 310.6km/h, o pole Jenson Button não passou de 301.2 – e não foi no momento de sua volta mais rápida.

As Red Bull costumam ficar mais perto da turma do fundão do que da ponta no quesito velocidade máxima pela maneira de trabalhar de Adrian Newey, que busca um carro extremamente eficiente em termos de aerodinâmica nas curvas, o que faz com que seja draggy – ofereça mais resistência ao ar – nas retas. No caso da Ferrari, realmente há uma deficiência, mas que foi atenuada principalmente desde o Canadá.

Dito isso, ter carros muito velozes no speed trap não é exatamente o melhor dos indicativos, especialmente em Spa-Francorchamps. Você pode perguntar: mas como ter um carro rápido não pode ser bom num circuito de alta? O tempo de volta na Bélgica vem no segundo e mais longo setor, que corresponde a praticamente metade da volta e é onde estão as curvas que demandam boa eficiência aerodinâmica. Se você não consegue ganhar tempo nestas curvas porque seu carro não é bom o suficiente para isso, a solução é abaixar a asa e rezar para que os pilotos se segurem no miolo.

Pelo que diz a speed trap e os tempos de volta, foi isso que Red Bull e Ferrari fizeram, ou seja, hoje, a McLaren – ao menos com a asa usada por Button, pois Hamilton optou por um caminho diferente – é um carro aerodinamicamente superior, assim como a Lotus, outro time que andou bem no segundo setor.

A estratégia de Red Bull e Ferrari certamente está ligada a um acerto mais voltado à corrida, pois andar com uma configuração mais veloz em reta aumenta a possibilidade de ultrapassar e se defender, mas que tem cara de saída pela tangente, isso tem.

2 Comments

  1. Se a Ferrari tava ruim no segundo setor de pneu novo e tanque vazio, a tendência é ficar pior com mais gasolina e pneus gastos, certo? Tipo perdendo posições perto das paradas, principalmente.
    Se Button largar bem amanhã ninguém tira dele. Se Raikkonen pular pra segundo e conseguir acompanhar de perto no começo, a briga vai ser boa. Como tmb vai ser boa pelo terceiro lugar entre as Sauber, Alonso, Maldonado, e porque não Hamilton, Grosjean e as Red Bull… (é muita gente…) essa corrida promete!

  2. Hehe, quase desidratei de tanto chorar de rir com o novo sobrenome do Alonso, kkkk. Ju, esse caso de mais asa, menos asa, me lembra Monza 2010, apesar de hoje haver DRS/Pirelli… mas , Ju, sendo assim, mesmo se desequilibrando mais miolo, pelo fato dos pneus escolhidos serem os mais duros, talvez não se justifique aí a escolha pela velocidade em reta? Além é claro da temperetura mais baixa…


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