Mundial de pontos e construtores em gráficos

Há tempos Alonso vem insistindo que tem dois rivais pelo campeonato e, no momento, comemora: diz que Vettel é um problema menor porque o carro a ser batido é o McLaren de Hamilton. Seria um blefe? Esporte não é “se”, mas, tirando o problema de confiabilidade isolado de Valência, o alemão já estaria liderando este campeonato. O atual bicampeão vem seguindo justamente a cartilha de Alonso e conquistando pontos importante nesta fase em que, de fato, a Red Bull perdeu terreno. E deve ser, sim, motivo de preocupação na Ferrari.

Outro que vem sendo deixado de lado pelo líder da tabela é aquele que mais vem crescendo nas últimas provas. Lembro que me perguntaram no meio de junho no Credencial se considerava Raikkonen candidato ao título. Disse que não, afinal, até Valência, as boas performances do Iceman estavam ironicamente ligadas ao calor. De lá para cá, a Lotus se tornou um carro consistente sob qualquer temperatura e terreno e já não dá mais para ignorar o único entre os sete primeiros que não venceu. Mais uma vez, consistência é o nome do jogo.

Anúncios

11 comentários Adicione o seu

  1. Dé Palmeira disse:

    Julianne, vc leu os dados da telemetria que Hamilton publicou no Twitter?
    Há alguma maneira de lê-los e interpretá-los?

    Se vc não leu eu posso te passar.
    Abs

    Curtir

    1. juliannecerasoli disse:

      Não saberia ler aqueles dados, até por não ter com o que comparar. Sei que, além da telemetria em si, o que mais “animou” a concorrência foram os números do ride height. Talvez seja uma boa perguntar ao Lívio Oricchio.

      Curtir

      1. Dé Palmeira disse:

        Vou perguntar ao oráculo Lívio.

        Curtir

  2. Rafael Puerto disse:

    Oi Julianne,
    A pontuação do Kimi foi somada incorreta para Spa. A curva do gráfico dele deveria estar coladinho no Webber.
    Abraços

    Curtir

    1. juliannecerasoli disse:

      Eles estão colados. O que talvez esteja confuso são os tons de azul, porque veja que os pilotos da Red Bull se cruzam e a linha do Webber se junta à do Raikkonen.

      Curtir

      1. juliannecerasoli disse:

        Desculpe, olhei no dos 8 primeiros. Considere este, por favor.

        Curtir

  3. wagner vieira alves disse:

    Aproveitando o gancho, fico imaginando se o erro de Hamilton foi intencional ou não, afinal sabemos que se existe um lugar onde o blefe é serventia da casa, é na F1…

    Curtir

    1. Dé Palmeira disse:

      Se fosse blefe a McLaren não o teria mandado deletar o post.

      Curtir

      1. juliannecerasoli disse:

        Concordo

        Curtir

      2. juliannecerasoli disse:

        Achei isso. É uma análise da telemetria, mas infelizmente não daqueles dados que são a parte mais importante.
        http://malcolmstrachan.wordpress.com/2012/09/04/hamiltons-data/

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.