F1 Tri mais jovem da história será coroado em Interlagos, mas será Vettel ou Alonso? - Julianne Cerasoli Skip to content

Tri mais jovem da história será coroado em Interlagos, mas será Vettel ou Alonso?

Se há uma certeza na decisão do título em Interlagos, é que a F-1 vai coroar o tricampeão mais jovem da história. Mesmo divididos por seis anos, Sebastian Vettel ou Fernando Alonso, baterá Ayrton Senna, que conquistou o campeonato de 1991 aos 31 anos, 7 meses e 30 dias, pouco mais do que o espanhol terá domingo em Interlagos – 31 anos, três meses e quatro dias. O alemão, que pode se tornar o terceiro tricampeão “genuíno”, em anos consecutivos, da história – e o único a fazê-lo nas três primeiras conquistas – terá apenas 25 anos, quatro meses e 21 dias no domingo.

Será a 27ª vez na história que a decisão vai para a última prova, e pela sexta oportunidade o campeão será conhecido em São Paulo. Para Vettel, seria seu primeiro título na cidade, enquanto Alonso não sabe o que é selar conquistas fora de Interlagos.

O circuito recebe sua sexta decisão, sendo que em apenas uma das cinco anteriores o piloto que liderava a tabela não confirmou o título – Raikkonen, em 2007, tirou diferença comparável aos 13 pontos que separam Alonso e Vettel.

Nas 26 decisões na prova final, dez foram vencidas pelo piloto que estava atrás na classificação, sendo a última delas em Abu Dhabi, quando Vettel bateu o próprio Alonso, descontando 15 pontos. A situação do espanhol, no entanto, é bem diferente do que o alemão viveu em 2010: a vantagem de Seb é, tanto de pontos, quanto de equipamento.

Em condições normais, é de se esperar que ambos cheguem ao pódio, como aconteceu nas últimas quatro provas, dando a Vettel o primeiro recorde de precocidade que Alonso nunca teve. É curioso como a trajetória dos dois em relação a este tipo de número é parecida: o espanhol já foi dono das marcas históricas de precocidade pole, pódio, vitória, campeonato e bicampeonato, todas posteriormente quebradas pelo alemão.

Como salientei no texto anterior, cenários em que Alonso marcou ao menos 13 pontos a mais que Vettel na temporada aconteceram por quatro vezes: nos dois abandonos do alemão (Valência e Itália), quando Seb se enroscou com Karthikeyan na Malásia e quando foi punido na Alemanha. Por isso, a única chance real do espanhol é apostar no imponderável. Uma possibilidade é a chuva, condição em que a Ferrari se mostrou o melhor carro do grid na Malásia e nos treinos de Grã-Bretanha e Alemanha.

Nada impede, claro, que Vettel esteja pelo menos em seu encalce caso a água caia em Interlagos ou que o próprio Alonso se atrapalhe em uma situação em que erros – de pilotagem e estratégia – são mais comuns. Porém, se por um lado toda a lógica aponta para uma decisão morna, por outro há o alento de que, de lógica, Interlagos não sabe muita coisa.

5 Comments

  1. Mais uma vez um post elucidativo, aliás, como sempre.
    Aproveito para dar os parabéns pela entrevista sua e do Ico com Lewis Hamilton.
    (TOTALRACE: Para romper com qualquer coisa na vida, como nessa sua relação com a McLaren, é preciso dar o primeiro passo. Como foi isso?) Eram as perguntas que ninguém fez e que eu gostaria de fazer.

    Abr

    • Fico feliz que tenha gostado e posso adiantar que temos mais material legal dessa entrevista a caminho. Passarei os parabéns a todos, até porque essa pergunta especificamente foi sugestão do Felipe Motta! Trabalho em equipe…

      • Perfeito – Crédito pro Motta também! Na espera pelo trabalho duro de vocês do TR. E em falar em trabalho duro, vai dar tempo de elaborar o post das transmissões? Quero ouvir as pérolas do Lobato e do Vega e que os britânicos comentaram sobre Lewis.

        Valeu!

        • Para esse GP não vou ter tempo, mas talvez faça os dois de uma vez na semana que vem

    • Realmente essa entrevista ficou show de bola, parabéns a td equipe TR.


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