F1 A ausência de Alonso em Jerez e o treino de base - Julianne Cerasoli Skip to content

A ausência de Alonso em Jerez e o treino de base

Alonso e sua 'bici': de roupa da seleção espanhola e tudo o que tem direito

A decisão de Fernando Alonso ficar de fora da primeira bateria de testes da pré-temporada surpreendeu muita gente. Afinal, é de se esperar que, com a redução dos testes, os pilotos queiram andar o máximo possível antes da primeira corrida.

A justificativa também causou estranheza: “Se não fizer isso agora, não vou chegar com força total na última etapa”, disse Alonso. E ele deu a entender que se refere, tanto ao plano físico, quanto ao mental. Sobre o que passa na cabeça do espanhol é difícil avaliar, mas vale tentar entender a parte física dos motivos da ausência do bicampeão em Jerez. Ficar sem treinar dois dias para testar o carro vai fazer tanta diferença na preparação? Para compreender como isso funciona, é preciso entender as bases do treinamento esportivo e a importância do treinamento de base. Como tenho mais de 8 anos de experiência nessa área, escrevendo artigos sobre corrida de rua e musculação, vou tentar explicar alguns conceitos.

O treinamento de base é fundamental para amadores e profissionais e consiste em um período – que pode durar até três meses, dependendo da resposta do organismo – em que os volumes de treinamento são prioridade. Ou seja, os treinos são mais longos e menos intensos e específicos. Assim, cria-se um lastro, tanto na parte cardiovascular, quanto na músculo-esquelética, que permitirá que, mesmo diminuindo o ritmo dos treinos nos meses subsequentes, a condição física geral não se abale tanto.

Prevendo que viagens e compromissos atrapalharão a constância dos treinos durante a temporada, todos os pilotos costumam fazer um intenso trabalho de base. Depois, ao longo do ano, continuam com fortalecimento e aeróbios, porém com menos volume e de forma mais específica (por exemplo: treinando o pescoço de acordo com o sentido da volta em determinado circuito, e/ou o cardiovascular de forma mais intensa para circuitos no calor ou muito travados).

Outro conceito importante é compreender que o treinamento físico tem três pilares: treino, alimentação e descanso. Se um deles for comprometido, o treino também será.

Imagine um treino cardiovascular pesado – o próprio Alonso inclusive, tem nos informado sobre suas rodagens de mais de 3h de bike, sendo que trabalha geralmente em dois períodos – seguido por 100 voltas em um F-1, que é um tipo de exercício específico, submetendo o corpo a forças, especialmente o pescoço, que não podem ser 100% reproduzidas fora do carro. O resultado disso é fadiga, que compromete o treino por mais dias do que aqueles em que o piloto estará na pista. Dá para concluir, portanto, que a participação nos testes afeta no mínimo quatro dias de uma preparação que já não é tão longa quanto deveria, pois os pilotos não têm tempo de fazer mais do que 40, 50 dias de treinamento de base.

Mas então por que mais pilotos não fazem o mesmo? Obviamente, o ideal é que a programação dos treinos não interfira nos testes, mas parece ter havido algum atraso com Alonso. É possível que o piloto tenha tido uma lesão que tenha atrapalhado o início do período de base. Lesões, aliás, são comuns ao espanhol, que ao final da temporada passada comemorava ter passado o ano inteiro sem se machucar, ainda mais depois de ter brigado por boa parte de 2011 com uma tendinite no joelho. É possível que seja uma precaução após a detecção de algum desequilíbrio no sistema músculo-esquelético. É possível que o corpo do piloto, aos 31 anos, já não responda da mesma forma aos treinamentos após anos a fio sendo levado ao limite.

O fato é que a justificativa oficial faz sentido. Se o piloto sente que não teve tempo suficiente para fazer seu treino de base, isso vai aparecer no final da temporada, pois não terá lastro suficiente. E, convenhamos, os primeiros dias de testes só servem para checar detalhadamente cada sistema do carro e colocá-lo na pista para comprovar a durabilidade das peças. De fato, é melhor do que perder o fôlego em uma hipotética decisão de campeonato.

E, para quem está longe de competições, mas gosta de correr, pedalar, fazer alguma atividade física regularmente – e com toda razão! – fica a dica: cada vez que voltar depois de um período de inatividade, vale a pena treinar com mais volume e dar mais atenção ao fortalecimento muscular e à flexibilidade antes de pegar pesado pra valer. Além do rendimento melhorar, o risco de lesões é reduzido. E o corpo vai te agradecer lá na frente.

24 Comments

  1. E também tem uma ajudinha química ai ??? Já que todo ciclista se dopa, segundo os principais nomes do ciclismo, já aposentados.

    • Armstrong se dopava mas isso não quer dizer que todo ciclista faz o mesmo.

      Um piloto de F1 drogado representa um risco enorme pra si, então não acredito que algum deles se dope pra disputar uma prova a 200Km/H.

      • É, mas eu desconheço um exame anti-doping no automobilismo. E sabemos que algumas substâncias podem sim dar muito mais reflexos para o piloto. Dar mais “energia”. Eu sempre fui muito bolado com isso, mas quero acreditar que não haja. Mas sabendo pelo exemplo do ciclismo, mal fiscalizado, no fim que deu, é bom começar a dar uma olhadinha no que anda pelos xixis dos pilotos (no sentido anti-doping da palavra, claro).

  2. Além de tudo isso, creio também que a Ferrari confia na facilidade de adaptabilidade dele ao carro, muito diferente do Felipe, razão pela qual deu a este mais uns dias com o carro para que não se repita um início sofrível como 2012.

  3. Até aonde lembro, o Ayrton Senna foi o cara que amadureceu a idéia do atleta-piloto, pois viu que o físico contava muito nas dezenas de voltas num F-1. Na sua época o piloto era muito mais exigido fisicamente.

  4. Prova também duas coisas a meu ver. Que o pessoal pode não contar com o Felipe pra ser campeão, mas conta com ele pra ajudar a ajeitar o carro. O que também pode ser ótimo para o Felipe pra ele já pegar o jeito dessa “banheira” logo de cara. Bom pra todo mundo então.

    Eu comento muito aqui que realmente acho que o papel do Felipe é o de companheiro e não primeiro piloto. Afinal, ele está do lado de um Alonso e é complicado mesmo ganhar. Mas pelo menos esse papel ele tem que fazer de forma bem feita. Depois se estiver bem colocado pode até superar (ou não) o Alonso. Mas o mínimo é fazer a equipe ir bem. Se ele fizer isso não tem porque sair da Ferrari, a Ferrari é sim satisfeita com o trabalho dele, afinal, quantos acatam fariam tanto numa posição assim.

    Ficamos mal por ser brasileiro, mas nossos campeões também já tiveram seus escudeiros que os protegiam. Então, tem dia da caça outro do caçador. Se valorizarmos as categorias de base, logo surge pilotos bons pra fazer frente aos outros que já estão lá.

  5. Seria a falta de fôlego que o atrapalhou no fim de 2012? Ele passou até a andar mais lento que o Massa.

  6. Venho acompanhando o blog a algum tempo e gosto muito dos artigos, parabens.

    Neste post vi que você escreve sobre corrida de rua a 8 anos, estou praticando há 4 meses, gostaria de saber se você mantem um blog sobre a modalidade, e se mantiver se pode por favor passar o link.

    • Olá Luis. Não tenho um blog sobre o assunto, mas minhas matérias sobre corrida de rua podem ser encontradas no site http://www.multiesportes.com.br e na revista Corredores S/A.

  7. Ju, acredito que esta foi a primeira vez que Alonso alega um problema de preparo físico. Faço um paralelo com Michael Schumacher, especialmente naqueles dois anos em que ele perdeu o campeonato para Alonso (ainda na Renault). Tudo indica que a idade pesou tanto para Michael naqueles anos como pesa agora para Fernando e o comportamento dele parece corroborar isso.
    Nos últimos anos, antes de se aposentar pela segunda vez, pude ver Michael chegar ao final das provas completamente suado. Antes, ele parecia ter acabado de acordar de um sono reparador. Também com ele (Schumi), mais preparo físico não adiantou tanto e precisou de duas temporadas para emparelhar com Nico, e convenhamos, ele é muito mais piloto que o Nico; faltou foi fôlego.
    E aí? Estamos vendo o ocaso de Alonso? Desde a sua ida para a McLaren, depois Renault, depois Ferrari; que ele só bate no seu segundo piloto… err… na McLaren, não! Lá ele tomou pau do Hamilton.

  8. muito boa matéria, com bastante informação

    alonso ontem pedalou quase 90km, em 2:46h, bom volume, bom treino pra quem não é atleta de triatlo, mas gosta de praticar.

    Vejo essa ausência por dois motivos, 1 esse apresentado aqui e 2 o carro é praticamente o mesmo de 2012, os pneus ainda serão os de 2012, logo as impressões do massa, já serão suficientes, até porque ele foi quem mais sofreu por causa deles.

  9. É por isso que não perco um dia de seu blog, Julliane. Que texto esclarecedor!

    Eu estava achando estranho essa história do Alonso abrir mão de conhecer o F138 para preparar a parte física.

    Cheguei a questionar se a Ferrari estaria mais focada em ter a certeza da recuperação de Felipe, ou se Alonso já sabendo que o novo carro é apenas uma evolução do anterior, não seria necessário começar testando-o logo de cara, ou ainda se pelo fato de os primeiros testes causar muitos problemas de ordem técnica e geralmente os pilotos passam horas nos boxes parado, caberia a Massa fazer esse trabalho para que quando Alonso chegasse, o carro já estaria pré-acertado.

    Mas com esse texto, realmente, vejo que não é balela o Alonso preferir aprimorar a parte física. E você levandou a bola de uma possível contusão do espanhol, que pode ser perfeitamente possível, haja visto que em 2010 Mark Webber se machucou andando de bicicleta e escondeu da Red Bull.

    Imagine se a Ferrari divulga uma possível contusão de Alonso? Acaba o sossego de toda a equipe.

    Grande texto, Julliane!

  10. Olá Julianne e amigos,
    Suas ponderações são perfeitas mas eu acrescentaria que a ausência do Espanhol em momento tão importante para equipe revela uma outra questão, de todos os pilotos que disputam o campeonato ele é o único que não tem adversário dentro do time, portanto pode se dar ao luxo de ter “empregados” para fazer esse serviço, e não são poucos, até seu conterrâneo veio reforçar a ala de serviçais.
    Abraços a todos.

  11. Texto agradavel, informativo e coerente, como sempre.

    Pergunto por que o glorioso Alonso precisa ter tanta massa muscular na parte inferior do corpo. Nao seria o caso de investir mais em natacao, que lhe daria grande capacidade cardio-pulmonar sem acrescentar mais massa/peso na parte de baixo, que nao eh muito usada em carros???

    Creio que corridas poderiam ser usadas tambem, com a desvantagem do impacto nas articulacoes. Mas ao menos ficaria mais magro.

    • Realmente eles buscam não aumentar a massa muscular em demasia pois sabemos que isso gera peso. Porém há de se notar que não se trata de um gigante, então seu peso, girando em torno dos 70kg, não compromete. No caso de um Hulkenberg, Button ou Webber (cuja magreza realmente impressiona pessoalmente), creio que a preocupação é maior.
      Logo que o Kers foi introduzido, em 2009 (e era bem mais pesado do que hoje), Alonso emagreceu bastante e, uma das medidas para isso foi apostar em mais treinos de corrida do que de ciclismo, a contragosto do piloto. Já a natação não é com ele (e também aumentaria a massa muscular nos membros superiores, não?).

      • Julianne, a natacao nao desenvolve em demasia a parte de cima. Se nao fosse pela musculacao os nadadores seriam bem esguios. Veja como eram os nadadores ate os idos de 1970s…. Anyway, imagino o tanto que o Webber deva impressionar pois ele tem bastante altura para pouco peso.

        Ja pensou no Mansell ou um Gugelmin da vida entrando nesses carros atuais? E o nosso gordito Juan Pablo deixando de comer hotdog por causa do KERS?

        Melhor mesmo seria contratar um Roberto Moreno. Haja lastro para compensar o fisico de jockey dele.

        SDS

  12. É por isso que não perco um dia de seu blog, Julliane. Que texto esclarecedor!

    Eu estava achando estranho essa história do Alonso abrir mão de conhecer o F138 para preparar a parte física.

    Cheguei a questionar se a Ferrari estaria mais focada em ter a certeza da recuperação de Felipe, ou se Alonso já sabendo que o novo carro é apenas uma evolução do anterior, não seria necessário começar testando-o logo de cara, ou ainda se pelo fato de os primeiros testes causar muitos problemas de ordem técnica e geralmente os pilotos passam horas nos boxes parado, caberia a Massa fazer esse trabalho para que quando Alonso chegasse, o carro já estaria pré-acertado.

    Mas com esse texto, realmente, vejo que não é balela o Alonso preferir aprimorar a parte física. E você levantou a bola de uma possível contusão do espanhol, que pode ser perfeitamente possível, haja visto que em 2010 Mark Webber se machucou andando de bicicleta e escondeu da Red Bull.

    Imagine se a Ferrari divulga uma possível contusão de Alonso? Acaba o sossego de toda a equipe.

    Grande texto, Julliane!

  13. Onde está o Rodrigo?

  14. (1) O Acidente em Cingapura do N. Piquet, você acha que foi atoa… que o Alonso não botou pressão no Briatore para ganhar uma corrida a qualquer custo….. (2) Quando a Ferrari mandou o Massa dar passagem para o Alonso em Hockemheim, quando pouco tempo antes o Alonso tinha reclamado do Massa na frente dele… foi atoa isso… (3) Quando a Ferrari tomou a decisão estupida de mexer na caixa de cambio do Massa no GP de Austin para fazer o Alonso ganha UMA posição e o Massa perder CINCO… foi atoa tbm?? Me desculpe, se tem algo que odeio eh a imprensa Brasileira, sensacionalista e suja…. mas criei a minha opinião baseado em fatos e não opiniões. O Alonso eh o mais Egoista, Sujo, Corrupto, Arrogante dos Pilotos que ja vi na ultima época… Mas se vc me der argumentos convincentes para estes 3 acontecimentos eu revejo a minha opinião Concordo que o Alonso eh rapido… mas até onde ele vai para conseguir seus objetivos eh o ponto aonde quero chegar…
    E Não duvido que tenha mais “mutreta” nesse “treinos” para melhorar a forma física. Schumacher e Barrichello aos 40 e poucos anos não perderam testes por causa de sua forma física

    • Mas o seu tópico foi simplismente Show… acabei de conhecer o seu blog e ja vou assinar o RSS


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