F1 Massa, Alonso, classificações e recordes - Julianne Cerasoli Skip to content

Massa, Alonso, classificações e recordes

A última vez que vimos essa cena até o final de uma corrida foi na China, em 2011

O GP da China está se aproximando e certamente veremos muitas matérias citando a possibilidade de Felipe Massa se tornar o primeiro companheiro a superar Fernando Alonso em cinco classificações seguidas. Mas é motivo para comemorar?

Vamos aos fatos. Em 12 anos de carreira, apenas dois companheiros de Alonso o bateram em quatro sábados seguidos: Trulli, em duas oportunidades, e Hamilton.

Perguntei ao italiano sobre essa batalha interna. “Ele era um bom companheiro de equipe, lutávamos de maneira limpa. É possível bater Alonso, eu sei que sim. Mas, obviamente, nos últimos anos, ele construiu um nome e agora parece mais forte”.

Trulli quer dizer que Alonso conquistou uma espécie de blindagem com o tempo. Vencedor, tem a equipe na mão para se beneficiar disso quando necessário. Na corrida, é fácil ver, com ordens claras e prioridades estratégicas. Na classificação, isso acontece na hora de escolher o momento em que cada piloto vai para a pista.

Dito isso, confesso que o que mais me surpreendeu nestes últimos três anos foi a lavada que Massa levou do espanhol em treinos. A classificação nunca foi o ponto mais forte de Alonso, mas sim de Felipe. E ele levou 15 x 4 nos dois primeiros anos e 17 x 3 em 2012. É isso, também, que gera interesse na sequência atual.

Afinal, quem esperaria que um piloto arrasado por três anos seguidos, como num passe de mágica, começasse a andar mais rápido?

Vejo uma combinação de fatores que favorece Massa neste momento: sua mentalidade positiva, um carro equilibrado e pneus que se aquecem com mais facilidade. E esse conjunto tem tudo para permitir ao brasileiro seguir forte nos treinos. Se às vezes à frente, às vezes atrás de Alonso, não importa. O foco é ter uma boa posição de largada.

O problema é que, ainda que a performance de Massa tenha melhorado enormemente desde o final de 2012, Alonso é um osso muito mais duro de roer aos domingos. Para qualquer um do grid, verdade seja dita. Hoje, o único que está no mesmo nível do espanhol em termos de gerir e farejar oportunidades em uma corrida é Kimi Raikkonen. Além disso, é bem provável que o bicampeão, menos agressivo em saídas de curva, poupe mais os pneus em stints longos, revertendo uma das vantagens que Massa vem tendo.

Tanto, que a última vez que Massa terminou uma corrida à frente de Alonso foi no GP da China de 2011. Houve interferências da equipe – Monza, Interlagos – mas isso não é a regra. A regra é ver o bicampeão deixando para trás com boas largadas, estratégias perspicazes e uma ótima gestão de ritmo até conjuntos mais fortes.

Essa sequência em classificações afasta a ideia de que Massa nunca seria o mesmo após o acidente de 2009. Uma série de circunstâncias abalou o desempenho do brasileiro e fez muitos duvidarem de suas capacidades, mas as últimas performances são condizentes com o que já o vimos fazer – e, talvez por esse motivo, nem ele entre nesse oba-oba. Portanto, é uma ótima notícia, mas não chega a ser algo de outro mundo. Impressionante mesmo seria superar Alonso em corrida. Até porque, sabe quantas vezes o espanhol foi batido por um companheiro em quatro provas seguidas? Nunca.

24 Comments

  1. o finalzinho do artigo ficou show! 😉

  2. Precisa e perfeita a sua análise, Julianne.

  3. Parabéns por sua análise – mas, eu não acredito que se isso vier a ser fato, mereça realmente ser comemorado por felipe. Eu preferiria ser campeão mundial. Porque no final da história, o que vão lembrar dele como piloto de F1, sinceramente, não vai ser isso – só a trupi da “REDE GLÓBULO” é que vai querer inaltecer Felipe com esse tipo de lembrança – mas o público brasileiro no geral não vai lembrar do massa dessa maneira, se ele não vencer um campeonato. O rubinho já deixou isso bem claro com os 19 anos e as mais de 300 largadas, que só a REDE GLÓBULO E O SEU COMENTARISTA FANFARRÃO FAZEM QUESTÃO DE LEMBRAR, para a INFELICIDADE DO POVO BRASILEIRO. Porque no final, o Rubinho sempre será lembrado como vem sendo e o Felipe sempre será lembrado como vem sendo, se não for campeão.

  4. Julianne , Jesus Cristo !!!
    Finalmente alguem com discernimento, gostei muito do final do texto e acho que ainda vale a pena ressaltar o qto as classificacoes passaram a valer menos de uns anos para ca , o que vale eh a corrida e em corrida o Espanhol eh Maestro.
    Parabéns !!!

    • Mestro, como assim? ele ta sempre no conserto? 😛

      • Desculpa amigo , as vezes me empolgo entre o idioma español e o portugues.

        Maestro = Mestre
        Concerto = Concierto
        Menso = Torpe

        • Amigo, sem problemas! eu tava so pegando no teu pe!

        • ah! e eu pensava que Piccione era Italiano!

  5. Poxa Julianne !!! Mandou bem em sua matéria ! Merecia ser comentarista em corrida !!! ^^

  6. Ju, dos três fatores que vc citou para o bom desempenho de Massa em 2013, acredito que o fator preponderante é o fato do F-138 ser muito melhor que o F-2012…Não vejo isso como depreciativo para o brasileiro, pois Massa, Button, por exemplo, rendem melhor com um carro mais neutro, ao passo que Alonso mostrou em 2012 o que pode fazer com um carro ruim. Massa é um bom piloto, mas não completo como Alonso.

  7. Ju, sua análise é impecável! Parabéns! Interessante como a partir dela é possível identificar também a genialidade de Hamilton que chegou a superar o espanhol em 3 GPs consecutivos. Uma proeza, afinal era seu ano de estréia ao lado do bi-campeão mundial. Na Ferrari, convenhamos, por mais que o Massa tenha a capacidade, a equipe dificilmente deixará isso acontecer para não melindrar o seu grande astro e correr o risco de perdê-lo como a McLaren. Os italianos estão errados? Na minha modesta opinião, não. É o famoso: “manda quem pode…”, e o Alonso já provou inúmeras vezes nas mais diversas condições de temperatura, humidade e pressão sua autoridade incontestável. Abraços

    • Caro, Edubassam, sobre Hamilton em 2007, por mais que fosse estreante na F-1, tinha rodado antes da estréia, por volta de “10.000 km”(fonte da Ju) com o carro e pneus superduráveis da Bridgestone, ao passo que Alonso vinha dos Michellin e penou para se adaptar. Em 2007, algumas características casaram bem com o estílo agressivo de Hamilton, como o reabastecimento e os pneus superduráveis da Bridgestone, e mesmo assim ele e Alonso terminaram empatados. Considero 2007o melhor de Hamilton. Em um comparativo entre Hamilton e Alonso, com novas regras, e pneus menos duráveis, vemos que de 2010 para cá, desde a chegada da Pirelli, Alonso sempre chegou a frente de Massa e Hamilton no fim do campeonato, provando que por possuir um estilo menos agressivo, prolonga as espectativas nas corridas.

      • Concordo Wagner.

        Lewis Hamilton foi o piloto mais bem preparado para estrear na F-1.

        Quanto as atuais regras, não é à toa que o pop star inglês segue criticando o regulamento.

        Att,

  8. JU O QUE ME DEIXA INTRIGADO É QUE A PERFORMANCE DO MASSA ANTES DO ACIDENTE ERA MUITO BOA,EM CORRIDA ELE ERA MUITO BOM TAMBÉM ME PARECE QUE ELE PRECISA RECUPERAR AQUELA CONSTÂNCIA EM CORRIDA,NÃO FALO APENAS EM COMPARAÇÃO AO ALONSO,MAIS NO GERAL POIS VELOCIDADE ELE TEM O QUE PRECISA MELHORAR É A LEITURA DE CORRIDA.

    EM SUA OPINIÃO O QUE FALTA PARA O MASSA MELHORAR A SUA CONSTÂNCIA EM CORRIDA ?

  9. JU,O QUE VC ACHA DO RAIKKONEN NA RED BULL ?

  10. Voltando no meu pensamento sobre Massa, vejamos: em 2012, no início do ano o carro da Ferrari era péssimo, mas no final do campeonato, mesmo não atingindo o nível de RBR e Mclaren, o carro italiano melhorou consideravelmente em relação ao começo, tornando-se mais guiável, corroborando para o bom rendimento do brasileiro, que reitero, é bom piloto, mas não fora-de-série. O fato de Massa ter andado muito bem em corridas/classificações em 2007/08, pode ser explicado por alguns fatores extra pilotagem, como reabastecimento(onde se podia forçar todo tempo); os pneus Bridgestone (mais duráveis, e portanto suportando melhor a agressividade do brasileiro); e sem dúvida alguma, os carros de 2007/08 da Ferrari eram os melhores do grid (não é demeritório, mas Massa com um carro ajustado, é tão rápido quanto Hamilton ou Vettel por exemplo, é uma característica de pilotagem)

  11. CAra , é isso msm , Muito bom seu Ponto de Vista !

  12. Muito Bom Juliane, Acho que esse novo composto de pneus deixou a formula 1 perdeu um pouco de sua “essencia” , parece algo muito mais estratégico agora…

    Antes:
    Pilotos davam o máximo dos carros e raramente o poupava ( pra dimunuir um pouco temperatura de motor , e só no fim conservar pneus )

    Agora :
    Pilotos cautelosos , só ultrapassam quando da utilização da asa e sempre o mesmo pensamento PNEUS , ESTRAGÉRIA , ESTRATÉGIA , PNEUS .

  13. Os artigos da Juliana são demais!

  14. Desculpa-me Julianne, alonso desde a Renault ele teve uma equipe a seu favor foi bi-campeão com um monoposto que tinha uns amortecedores que mais parecia uma suspensão ativa, 2005/06 e o Fisichella nunca o vi como esse piloto, 2007 o Alonso chegou como 1º piloto e um simples menino Hamilton que deu um nó nele foi muito mais piloto e só não foi campeão por que errou em um GP a entrada dos boxes quando liderava fácil, e na ultima corrida ele liderando fácil apertou o limitador e achou que seu motor estava falhando, mais ele foi o ano todo superior ao Alonso seus erros de novatos deram o titulo ao Kimi e assim não foi mais esmagadora a vantagem sobre o Alonso

    a Renault como seu mestre Flavio Briatore fez aquela lambança para ele ganhar uma corrida com Nelsinho e isso cuminou o Titulo do Felipe Massa. 2010 o Alonso já tinha a equipe ao seus pés já que o Felipe vinha do acidente e 2011 foi um fiasco mesmo.

    2012 o carro da Ferrari nasceu pessímo e o carro do Felipe não era igual ao carro do Alonso, Felipe foi escolhido para testar componentes, e quando os carros ficaram iguais a partir de Mônaco o Felipe começou a ser mais agressivo que o Alonso, podendo até ter vencido e chegou ao Domenicalli falar no radio Felipe não é hora de medir força com Alonso que já estava como líder folgado no campeonato

    Depois de Mônaco o felipe foi constantemente mais rápido, cedeu passagem em 3 corridas, teve a quebra do Lacre em Austin , no GP do Brasil o Felipe cedeu 2x passagem na mesma corrida e inclusive o 2º lugar do Alonso era para ser do Felipe

    A Ferrari faz um marketing tão grande e faz tanta armações para o Alonso ser considerado o melhor piloto do Grid, se não fosse a Quebra em Austin não seria 5 e sim 7 largas a frente do Alonso.

    Melhor piloto não precisa de uma ferrari fazendo manobras sordidas para fazer um campeão

    • e a primeira corrida da australia, a manobra da Ferrari vou repulsiva

    • “Depois de Mônaco o felipe foi constantemente mais rápido, cedeu passagem em 3 corridas, teve a quebra do Lacre em Austin , no GP do Brasil o Felipe cedeu 2x passagem na mesma corrida e inclusive o 2º lugar do Alonso era para ser do Felipe”…

      Engano. Felipe tomou coro em Mônaco. Tomou coro no Canadá. Em Valência. Silverstone. Alemanh,a Hungria. Em todas essas provas ele foi esmagado. Não se conta Spa pq Grosjean resolveu tirar 5 pilotos em uma curva. Tomou coro também em Cingapura.

      O problema dos brasileiros é achar que o Massa pode ser um fora de série, quando na verdade, não é nem metade disso.

      Quanto ao Hamilton realmente deu canseira no Alonso em 2007. Não vejo essa superioridade que você fala. Ambos ganharam 5 corridas e chegaram no término do campeonato com a mesma quantidade de pontos. Não vejo superioridade alguma de Lewis. Vejo competitividade. E desde que Alonso foi pra Ferrari ele não sabe o que é chegar atrás de Hamilton em um campeonato.

      Aconselho a entrar na fila dos recalcados pq o espanhol é sinistro!

    • Caro, Eriberto, vc torcer por Massa e ter repulsa por Alonso, é normal, mas distorcer a verdade não é racional, mas pacional, vejamos: em 2007, Alonso tinha 26 anos e Hamilton 22 anos, não existia tanta diferença de idade, afinal Hamilton mesmo fora da F-1, era antigo na Mclaren, tendo testado por volta de “10.000 km” o carro, portanto não foi jogado de paraquedas, mas bem preparado; ele e Alonso tiveram grande disputa, como acontece com todo novato que quer vencer o melhor, mas terminaram empatados em pontos, e após o GP da China de 2007, Dennis disse: “o adiversário da Mclaren é Alonso”, sem mais…Me lembro que o único erro de Alonso em 2007 foi no GP do Japão, depois de uma manobra no “mínimo maliciosa” de Hamilton atrás do safety car; quantos erros teve Hamilton? Querer comparar Alonso e Fisichella é brincadeira! Em 2008 vc tem certeza que Massa, que possuia o “melhor” carro do grid perdeu o título por causa de Cingapura? Bem, foi Alonso que deixou a mangueira agarrada no carro de Massa? Vc se lembra do GP da Inglaterra 2008, onde Alonso com aquela carroça da Renault terminou em 6º, e Massa não conseguia ficar “dentro” da pista, não marcando nem um mísero ponto (13º)? Ora, em 2012, quantos pontos Alonso tinha em relação a Massa, quando a Ferrari o brasileiro passou a testar peças nos treinos livres para melhorar o carro ? Ora, quem brigava pelo título? Quando vc diz que um carro é melhor que o outro, de onde vem tanta certeza? No campo da especulação, sua teoria tem no máximo uns 20% de verdade, vejamos: 1º os italianos idolatram a Ferrari, portanto sabotar um carro, é menos pontos nos construtores, algo que a Ferrari dá mt valor;2º a Ferrari é uma equipe rica, portanto não tem problema em produzir peças novas para ambos carros;3º cada piloto possui um acerto, e portanto podemos ter desempenhos diferentes no fim de semana; 4ºvc acha errado uma equipe favorecer um piloto que está com muito mais pontos na disputa pelo título em detrimento de outro com menos pontos, francamente…; 5º sua teoria, a Ferrari favorece Alonso, jogando os construtores que tando valoriza, para beneficiar Alonso. Será? Ps: os italianos consideram tanto o “carro” que em um GP de Monza, não me lembro o ano, o italiano Riccardo Patrese iria vencer, mas rodou na última volta, para delírio dos tiffosi, que viram uma Ferrari vencer com um inglês; não sei se vc se lembra quando a Ferrari lançou o câmbio automático (1990)de borboletas, a Mclaren ainda possuía o câmbio manual, sendo assim, pela necessidade de ajudar Senna na disputa pelo título, adivinhe se foi Senna ou Berger que usaram a novidade…O brasileiro teve a preferência!


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