É pegar ou largar

Felipe Massa não quis falar em números, mas é consenso no paddock que a próxima prova, em Monza, é capital para seu futuro. É de se questionar por que a Ferrari, casa do piloto há sete anos e meio, precisa de mais dados para avaliar sua permanência, mas alguns fatores – políticos e técnicos – explicam as chances e mais chances dadas ao piloto.

Semana passada, o chefe da equipe, Stefano Domenicali, afirmou que gostaria de manter Massa na vaga. Pode parecer algo estranho tendo em vista que se trata de um piloto que não vence uma corrida desde 2008 e que soma apenas oito pódios, contra 39 do companheiro desde o início da temporada 2010, mas pode ser explicado por dois motivos principais: a maneira apolítica do brasileiro trabalhar e sua submissão aos interesses da equipe são uma garantia de harmonia interna e as grandes mudanças no regulamento técnico de 2014 favorecem a permanência dos pilotos. Com novos motores, novos carros e novas regras, se não for para melhorar decisivamente a equipe, é melhor deixar a dupla de pilotos como está. Afinal, trata-se de uma variável a menos.

Mas é inegável que, mesmo “blindado” por seu passado na Scuderia e pelos benefícios da continuidade, Massa precisa de resultados. Curiosamente, eles chegaram neste ano até o GP da Espanha, e depois uma série de acidentes mal explicados minou a já frágil confiança do piloto. Porém, é inegável que o Massa atual é diferente de 2012 e 2011, quando ficou devendo em todos os quesitos. Neste ano, o brasileiro demonstrou um bom ritmo na maioria das provas, mas cometeu erros que prejudicaram seus resultados.

É um buraco mais fácil de sair. E, se a Ferrari espera resultados, o piloto tem uma grande chance no GP da Itália. O F138 demonstrou evolução na última prova, na Bélgica, ainda que tenha perdido a chance de provar isso com a classificação ruim, não aproveitando a oportunidade aberta pela chuva. No último treino antes da definição do grid, Alonso fora 0s1 mais lento que Vettel. Trata-se de um bom indício para Monza.

Bélgica e Itália são duas etapas ímpares do campeonato, devido ao tipo de traçado. Assim, as equipes levam pacotes específicos para adaptar os carros a estas provas. E parece que as peças para o downforce médio de Spa funcionaram na Ferrari, um bom sinal para o downforce mínimo de Monza. Junte-se a isso o fato da equipe ter ido bem ano passado – o próprio Massa largou em terceiro e só não fez pódio por um jogo de equipe – e temos uma situação ideal para o brasileiro mostrar serviço. Ideal e, ao que tudo indica, a última.

29 comentários sobre “É pegar ou largar

  1. Felipe Massa fica na Ferrari em 2014. eu acredito que já está assinado, esse negócio de monza ser a ultima chance é jogo de sena, afinal o chefe da ferrari ja disse que por ele Felipe fica isso é mais uma forma de agradar Fernando Alonso, para Alonso ter um piloto submisso e experiente é tudo que ele precisa ter como companheiro, Felipe não dá resultado mas cumpre seu papel de piloto de teste direitinho, claro se alem de testar ele ainda consegue alguns pontos para o campeonato de construtores perfeito, só nao entendo um competidor ser assim sem objetivo de vencer, conformado em ser apenas um coadjuvante na competição.

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    1. Velho vc falou tudo direitinho, e vou te responder o que vc não entende. É muito simples: Massa não pode com Don Fernando, então fica e pega a grana. Pronto. Falar de que vc ou De Palmeira, Wagner, Aucan ou eu não fariamos por questões de…. Bah!! Banbalinas.

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      1. Bruz, você que TAMBÉM gosta de velocidade e não de cerebralismos entediantes, está vendo a MotoGP? Ali a coisa é pra valer, não tem essa de jogo de equipe, farellis, DRS e outros bichos. . . Adrenalina garantida!
        Abs.

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      2. Velho, na minha adolescencia fiz motocross e nos anos 80’s Paulistões de enduro. Depois veio familia e a gente se enseria. Mas sou vidrado até por corrida de barata, tartaruga e claro que a Moto GP quase me deu infarte este finde. Esse moleque é foda, mas como foi bonito ver o campeão revidar.
        Por sinal, teu pupilo Calado esta mesmo ganhando a oportunidade do salto grande. Será?
        (e cá entre nois, disculpa mas falei besteira no anterior coment, eu sei que vc nunca tería bilis para fazer um papel de Massa)

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      3. Que legal você ter feito motocross Bruz! E Silverstone foi de dar infarto! Esse Marc Márquez sim: canta, dança e sapateia, hahahaha. . . Lorenzo também foi (e é) um monstro! Eu queria ver Márquez na F 1 daqui a uns dois anos. Ele é muito jovem e tem reflexos excepcionais, deveria aproveitar essa precocidade. O grandíssimo Valentino Rossi todas as pouquíssimas vezes que subiu numa Ferrari para fazer testes fez bonito, mas infelizmente perdeu o timing para fazer o mesmo que o bom e velho Surtees.

        “Meu” pupilo Calado tem lugar IMEDIATO na F1. É um velocista que corre com a faca entre as dentes, nada de ramerrames, de culinária de galos em banho-maria. Vijay Malya agora sabe das coisas, veja que não caiu no “conto do Bianchi”, hahahaha, preferindo Sutil, que estava parado há um ano e deu uma sova no francês nos testes comparativos.

        Vamos aguardar uma volta de Casey Stoner.

        Abs.

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      4. Nãaaaao Aucam, espero que o Marc faça historia ai nas duas rodas, o que eses caras fazem é alem do limite. Stoner, Será? Na F1 acho que etão sobtrando como 4 ou 5 que ja tiveram sua oportunidade, mas como vc falou vai ficar quase tudo igual.
        Veleu Aucam.

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  2. Engraçado, não acho que Massa tenha melhorado tanto assim. Pode ser que, olhando os números possamos enxergar alguma melhora significativa mas no geral, ainda é um piloto em uma fase muito ruim.

    Concordo que sua permanência é provável pelos motivos que você citou mas não creio que Massa vá vencer corridas ou mesmo melhorar muito seu desempenho.

    O que me deixa mais espantado é essa ‘submissão’ que você cita, Julianne.
    Massa, está num momento ruim de sua carreira após, acidente e nascimento do filho (acredito que isso influencie). Mas por outro lado, a Ferrari bota muitas coisas ruins também na conta de Felipe. Os acidentes ‘mal explicados’ são algumas dessas coisas

    Nunca saberemos na realidade mas é no mínimo estranho um piloto com um desempenho tão baixo possa permanecer por tanto tempo numa equipe que se diz disposta a vencer o mundial de construtores.

    Não faz sentido.

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    1. Acho que ele melhorou porque entrega com um carro inferior, resultados semelhantes ao que entregou em outros anos. Só agora a Ferrari deu um espasmo para vencer. Ano passado nessa altura ela declinava, mas tinha até então o melhor carro (não me venham alonsetes dizer que não era e sim era o Alonso que tirava leite de pedra que aí a discussão acaba por falta de provas). E o Massa não ia “tão bem” como esse ano (a piada está implícita).

      Minha opinião, claro.

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      1. Acredito que é inferior, comparado os rivais. Ano passado a Mclaren foi bem nas duas primeiras, de resto era a Ferrari o carro até metade do ano, por mais que se falasse que não. Depois Mclaren e RBR voltaram, mas a Ferrari estava a frente.
        Este ano RBR, Mercedes, Lotus… Pelo menos duas estão a frente da Ferrari em cada prova. As vezes uma.

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  3. To ate vendo… Massa em primeiro lugar em Monza dando passagem p/ Alonso ganhar… eh pegar ou largar! Ou melhor, sai pela porta da frente ou pela porta dos fundos?

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  4. Por partes
    Primeiro que o número absoluto de 39 x 8 está contaminado por alguns “faster than you”.
    Segundo que alguns “erros” do Massa estão muito mau explicados, como o que eu mesmo mostrei sobre Monaco em outro artigo.
    Porém se o próprio Massa se submete a assumir as culpas e aos “fasters”, certamente não sou eu que vou defende-lo. Mas uma coisa é defender quem não merece, outra bem diferente é endossar fatos falsos.

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    1. Ainda bem que eu deixei claro que o número ABSOLUTO de 39 x 8 está contaminado. E também deixei claro que não defendo quem não merece, pode ser brasileiro, esquimó ou marciano.

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  5. Até entendo os torcedores brasileiros não gostar de Alonso, afinal o espanhol faz o mesmo que Piquet e Senna já fizeram com Rebaques, Zuninos, Patreses, Cecottos, Nakajimas, Berges, Andrettis da vida, mas dizer que a Ferrari é um carro vencedor nesses últimos quatro anos, é não prestar atenção aos números de construtores, pois, pior que seja Webber, a RBR continua dominando em equipes…Mesmo com erros e quebras, os taurinos estão sobrando!

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    1. wagner, Senna e Piquet nunca fizeram ou precisaram oq Alonso faz com Massa.Senna, correu com Prost,na Mclarem, EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES , e foi CAMPEÃO; Piquet, correu pela Williams numa equipe INGLESA e foi CAMPEÃO com uma equipe TENDENDO a trabalhar FAVORECENDO ao Mansell. Portanto, não distorça os fatos.Não invente algo para tentar dar uma ar de normalidade ao q Alonso faz com Massa na Ferrari. Senna e Piquet foram oq Alonso NUNCA VAI SER: Pilotos de mérito real sem necessidade de segundo piloto ou jogo sujo de equipe. Não faça comparações absurdas. Alonso não chegar nem à 0,0000000000000000001 do q Senna e Piquet foram como pilotos.

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  6. Julianne,
    Será que os carros não vão usar a carga aerodinâmica média para prova de Monza? Depois que Button arriscou este tipo de configuração – acho que em 2011 – parece que alguns outros se arriscaram nesse sentido.

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    1. Fico em dúvida em relação ao que vai acontecer neste ano. Button foi segundo com downforce médio em 2010, algo que só deu certo por causa do duto aerodinâmico que a McLaren desenvolveu naquele ano. Depois, o DRS liberado na volta inteira na classificação acabou cumprindo esse mesmo papel do duto nos dois anos seguintes. Agora, porém, são apenas duas zonas de ativação e pode ser mais vantajoso voltar a abaixar mais a asa.

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      1. Pois é. Isso é algo que causa dúvida. Desde 2011 não me lembro de carros usando aqueles pacotes especiais para a pista de Monza. As asas dos carros praticamente paralelas ao solo… Sei não, mas acho que mesmo com esse DRS mais limitado os carros vão uma configuração intermediária entre carga média e mínima. Nada daqueles pacotes aerodinâmicos especialíssimos.

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  7. Massa depois da “molada” realmente ficou desconcertante, mas acho que Alonso e ele nasceram um para o outro e os dois para a Ferrari. Tirante o fraco Ricciardo na Red Bull e passado todo esse vendaval, no fim vai ficar tudo igual na Ferrari, McLaren, Lotus, Mercedes, Force India e Williams, acredito eu. Mas a Sauber pode deixar a pé Hulkenberg: talvez a equipe ainda precise da grana de Gutierrez e os russos vão tentar impor o guri deles.

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  8. Ok pessoal…ele pode até ficar…mas pergunto sinceramente….você como torcedor quer isso?

    Eu não quero mais…acho que a imagem brasileira na F1 está arranhada…devemos recomeçar…entrando novamente em equipe pequena..desbravando umas provas e apoiando quem vem…ter o Massa só para ser um cara passivo não adianta mais para os torcedores…

    Abs!

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  9. É meio que um contra-senso (contrasenso, contrassenso???) nessa F1 que não perdoa, imediatista, um camarada ter tanta chance quanto o Massa já teve.
    E outra, se o cara ganha em Monza não quer dizer que agora ele é bom. O retrospecto continuaria muito ruim ainda.
    Mesmo que a Ferrari tenha dúvida sobre o que um Hulkenberg da vida seria capaz, ainda acho que vale o risco.

    Essa história me lebra uma vez que tava escutando jogo do Grêmio no rádio, e no final entrevistaram um torcedor. A pergunta foi sobre um jogador ruim, que vinha jogando mal a vários jogos e seguia como titular. A resposta do cara: “Só pode tá comendo a filha do Guerrero” (presidente do Grêmio na época)
    Até hoje qdo tem algo sem explicação eu penso: só pode tá comendo a filha do Guerrero.

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      1. Ele é tão poderoso assim? kkkkkkk
        A propósito, não conheço as filhas dele (nem sei se tem…) Agora, as do tio Bernie são um espetáculo!!!

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    1. ”um camarada ter tanta chance quanto o Massa já teve.”

      Chance de q???? De deixar Alonso passar na nona corrida da temporada de 2010 de forma humilhante???? De ser tratado como um lixo pela equipe????Da equipe destruir suas possibilidades de títulos dele em 2008?? Para de comer queijo e reflete. Queria ver vc na pele dele pra ver essas ”chances ” que ele têve

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  10. É melhor que massa fique. A gente já sabe que ele é piloto(?) tipo rubinho, quero dizer piloto prostituto, aquele que topa TUDO por grana. Vende até a alma.

    Mas o Fernando deve impor sua renovação, afinal, que outro piloto, piloto de verdade, abriria as pernas pro seu companheiro quando, na real, o objetivo primeiro de um piloto é bater seu companheiro de equipe com a maior diferença possível.

    E mais. Se massa sair da Scuderia, dificilmente encontraria emprego em equipe de ponta, uma vez que ele mesmo declarou que se for pra ir pra equipe pequena, ele para. Se não tiver brasileiro no grid, é perigoso da dona Globo não quer mais transmitir as provas ao vivo, só na TV paga. Aí já era.

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