F1 Segredos da Red Bull- Julianne Cerasoli Skip to content

Segredos da Red Bull: como o carro é bom em todas as pistas e a polêmica do controle de tração

A temporada 2013 serviu para acabar com a máxima de que a Red Bull é fraca em pistas com muitas retas. As vitórias dominantes nos três circuitos em que a carga aerodinâmica é menor – Canadá, Spa e Monza – mostraram o trabalho de evolução da equipe, que continuou usando bastante asa (ou seja, mantendo níveis de pressão aerodinâmica que garantem estabilidade nas curvas) sem perder tanto terreno nas retas.

Essa “maleabilidade” que os outros carros campeões da Red Bull não tinham, somada ao domínio impressionante de Cingapura, provocaram até a desconfiança a respeito da legalidade do RB9. Chororô à parte, vale investigar – e o faço montando uma colcha de retalhos com a Racecar Engineering, F1Technical, animações de Giorgio Piola e o jornal La Stampa – como os tricampeões conseguiram passar por cima de seu calcanhar-de-Aquiles sem perder seus pontos fortes.

O pacote “incompleto” de alta velocidade

carro da red bull em monza 2013
carro da red bull em singapura 2013

Quando falamos em pacotes aerodinâmicos para pistas de alta velocidade, basicamente nos referimos a novas asas traseiras e dianteiras, mais planas. Mas não na Red Bull. Na traseira, tudo como manda o figurino. Porém, uma comparação entre as asas dianteiras de Cingapura (pista em que se usa um dos maiores níveis de downforce do campeonato) e Monza (pista totalmente oposta) mostra que a solução da equipe é manter a frente o mais semelhante possível.

Geralmente, uma frente “colada”, gerando bastante pressão aerodinâmica, e uma traseira mais solta, dando menos resistência ao ar, tornaria o carro instável. Mas não na Red Bull. Acredita-se que o difusor soprado seja tão eficiente – algo ajudado pelo fato que este foi um conceito explorado desde 2010 pelo time – que ele compense essa falta de “ajuda” da asa. Outro fator importante é o rake (angulação entre dianteira e traseira) bem mais elevado que dos rivais na parte traseira, fazendo com que o assoalho gere muito mais pressão aerodinâmica.

Resumindo, a Red Bull usa as qualidades de seu conjunto assoalho/difusor para alterar o mínimo possível a asa dianteira e manter o carro no chão mesmo com uma asa traseira oferecendo pouca resistência ao ar.

O upgrade do difusor

O regulamento desta temporada tentou acabar com o uso dos gases do escapamento para fins aerodinâmicos, mas parece que só o do ano que vem conseguirá ser efetivo nesse ponto, ao estender os tubos até as asas traseiras. E a Red Bull usou de brechas do atual regulamento para formar um canal nas extremidades laterais de seu difusor e canalizar o ar de maneira a estabilizar a traseira.

difusor antigo red bull 2013

difusor novo red bull 2013

O upgrade foi feito em duas fases, em Monza e em Cingapura, onde a configuração da pista permitiu sua estreia completa – e avassaladora, lembrando que a tendência é que isso ajude mais em curvas de baixa velocidade (então esperem um repeteco no terceiro setor da Coreia!). Com um carro mais estável nestas curvas, é possível acelerar antes e isso faz uma enorme diferença em termos de tempo em um circuito como o de Marina Bay, com suas 23 curvas.

O barulho suspeito e o controle de tração

O ruído diferente e a maneira como Vettel contornava as curvas sem correções em Cingapura fizeram com que Giancarlo Minardi escrevesse em seu site: “era um som similar àquele feito por um motor quando o controle de tração entrava em ação em temporadas passadas.”

A reprodução disso como “Minardi acusa Red Bull de ter controle de tração” ou algo parecido mostra o desconhecimento das regras. Como se sabe, tal solução está banida do regulamento desde 2008 e seu controle é muito simples: as equipes usam o mesmo ECU, unidade que controla toda a eletrônica e é padronizado e selado. Então não é controle de tração que a Red Bull está usando.

Mas como explicar o som diferente? Uma possibilidade plausível – e legal – seria um sistema que controle o torque do motor para minimizar wheelspin (aquele giro em falso das rodas). Isso poderia ser modulado pela própria força do pneu contra o solo – o torque responderia de certa forma quando o carro estivesse totalmente no chão e de outra quando ele estivesse passando por uma ondulação, por exemplo, evitando que as rodas “derrapem” no retorno ao solo. Isso, é claro, explica também o tamanho da vantagem vista em Cingapura.

Como podemos ver, não é de apenas uma ideia, um conceito, e muito menos uma cabeça que se faz um domínio. Ainda que muita gente insista em diminuir tudo isso.

69 Comments

  1. Então, se os dois carros da Red Bull são iguais, está provado que quem faz a diferença é mesmo o piloto, no caso, Vettel.

    • Parece que os dois carros não são iguais.Bem foi isso que Minardi disse no artigo dele.Só o carro de Vettel tinha som do motor estranho, além disso fazia as curvas no local onde Minardi acompanhou a corrida sem fazer nenhuma correção ao contrário de todos os outros competidores,incluindo Webber.Além disso o carro de Vettel era capaz de acelerar ao sair da curva 50m antes de qualquer competidor inclusive Webber.

      Abaixo o post original de Minardi

      http://www.minardi.it/international/news/singapore-whats-inside-newey-and-vettels-magic-hat-see-more-at-httpwww-minardi-itinternationalnewssingapore-whats-inside-newey-and-vettels-magic-hatsthash-ukc90dky-dpuf/

        • Entre eles e todos os outros, meu caro Billy…

          E não só do Vettel… Tem muita gente dedicada a vitória na RedBull. Dedicada de verdade, não achando desculpinha boba, mas sim fuçando tudo quanto é coisa no carro. E esse pessoal tá jogando do lado do Vettel, que também faz isso.

        • Verdade. Acho que sempre que alguém estiver em fase ganhadora (isso já aconteceu com Hamilton, cuja tocada entre os três superpilotos – HAM/VET/ALO – é que a que eu MAIS aprecio, pela sua impetuosidade e arrojo, as características que mais valorizo num piloto, não gosto do automobilismo de espera) esse alguém estará sujeito a todo tipo de maledicências. Creio que é da natureza humana, falando de uma maneira pessimista. Bom, minha torcida vai sempre para Hamilton, mas RECONHEÇO a genialidade dos outros dois. Na verdade, cada um deles é melhor que os outros dois em alguns pequenos detalhes. Sinto-me portanto insuspeito para confessar que fico impressionado com a quantidade de pessoas que NÃO reconhecem ser Vettel um fora-de-série, algumas mais extremadas chegam a classificar o alemão de “pilotinho”, como leio em comentários por aí, o que só demonstra a falta de vivência e de conhecimentos sobre automobilismo das pessoas que chegam a esses extremos de “avaliação”. Devemos ansiar NECESSARIAMENTE pela emoção nas pistas, mas não devemos deixar que fora dela as paixões turvem a realidade, e cito como exemplos o apedrejamento de Vettel e o endeusamento de Hulkenberg. Ainda que Newey possa eventualmente ter descoberto algo novo e não sendo isso proibido pela letra clara do regulamento, atribuir o sucesso de Vettel apenas a Newey me parece uma paixão desmedida e sem base.

          Alonso também foi injustamente apedrejado por muitos por causa do amortecedor de massa, com as pessoas se esquecendo que Fisichella, com o mesmo carro, não conseguiu se impor a Schumacher (não torço pelo espanhol).

          • Essa dos outros diminuirem o Vettel é normal, quem está por cima sempre leva cacetada mesmo.

            É a mais pura inveja.

            O mais legal é que admiro o Vettel justamente por ele não estar nem ai para midias sociais ou para “torcedores”, gostem de mim ou não, sou Tetra Campeão.

            Isso ninguém tira mais dele.

  2. É, Vettel ao que parece entendeu melhor como fazer uso desses componentes. Já li gente dizendo até que sua maneira de fazer a curva e acelerar mudou esse ano.
    Não tenho capacidade pra analisar esse tipo de detalhe mas adoraria ouvir o som diferente do carro de Vettel, a que Minardi se refere. Onde posso achar isso, Julianne?
    Bjs

      • Parece o mesmo som…

        • Wagner, a Autosprint – que ao que eu saiba foi a primeira a veicular o vídeo com o som – recomenda que ele seja ouvido no volume máximo para que a diferença seja percebida; mas confesso-lhe que eu também não consigo distinguí-la (eu ouço bem, mas não sou músico, talvez um maestro consiga captar a oitava diferente – mais alta?).

          “La spiegazione completa sull’articolo nel numero di Autosprint in edicola da martedi 1 ottobre. Ma per ora ascoltate il filmato qui a seguire alzando ben bene il volume del vostro computer o tablet. Fate attenzione perché Vettel è il primo a transitare: sentite come suona diverso – ma solo a centro curva – il rumore della sua RB9 rispetto a quello di tutte le altre monoposto che lo seguono dopo pochi istanti.”

          http://autosprint.corrieredellosport.it/2013/09/30/sentite-il-rumore-del-motore-di-vettel/10584/

          • Obrigado por compartilhar. Eu identifiquei um som estranho no início da retomada de Vettel. Os outros carros não fazem, nem mesmo o de Webber. Não estaria aí o segredo?…

          • Edubassan é isso mesmo, qdo o Vettel passa, ouvimos um som como meio pipocando, agudo e parecendo q. o motor fica acelerado. Qdo passam os outros carros percebemos q. eles nao tem a mesma desaceleracao…inclusive o Webber.

      • Muito bom. Os sons são identicos!!!!! Só o dele!

  3. Em 1° lugar parabéns pelo post. Mas eu estou com umas duvidas.
    A) No caso de sua ipotese estar certa, qual seria a diferença entre este sistema de controle do torque do motor com um sistema de controle de traçao ??? Se os dois fazem a mesma funçao, evitar que as rodas motrizes percam a tração, mas um funciona na ECU e o outro em um módulo separado.
    B) Se o resultado é o mesmo q. um controle de traçao, porque nao seria ilegal ?? Simplismente por nao estar na ECU ??

    Mais uma vez, obrigado pelo blog e por dispor de boas informaçoes, sempre.
    Abrcs

    • Se o controle de torque for mecanico nao eh proibido.

      • Exato. Não existe nada na regra dizendo “controle de tração está proibido” e sim essa padronização de ECU para que isso não seja conseguido eletronicamente, como no passado.
        Mas as equipes tentam há muito tempo reproduzir o efeito do controle de tração de outras formas, principalmente mexendo com mapeamento de motor. A FIA foi tentando diminuir as possibilidades de se fazer isso ano a ano, mas eles encontram saídas.

        • As famosas brechas…A criatividade desses caras é absurda! Não sei se é puritanismo , mas a sensação que fica dessa falta de especificação das regras por parte da FIA, é como incentivar o fair play, mas ao mesmo tempo premiar quem mente melhor, enfim, essa é minha sensação. Na real, esses apetrechos eletrônicos(regulador de velocidade nos pits/mapeamento de motor/ mistura de combustível/balanço de freios…gostaria de uma F-1 mais crua!) influenciam muito, facilitando a pilotagem, tornando a máquina muito influente no resultado final, sou mais saudosista, da época em que as largadas queimavam pneus, carros derrapavam nas quatro, enfim, torço que em 2014 tenhamos uma F-1 menos aeroeletrônica e mais brigada…

          • O controle de velocidade no pit eu aceito, principalmente por segurança. O resto poderia cair fora amanhã que não ligaria. Mas se existe, que se premie quem faz melhor, do meu ponto de vista.

        • Julianne
          E as mudanças nos pneus…influenciou no desempenho destes sistemas, ou nao importaria o tipo de pneu os resultados seriam os mesmo ??
          tks

          • Permita-me intrometer, Saw, mas o próprio Marko disse que os pneus antigos não comportavam a alta carga aerodinâmica da RBR…Portanto, com pneus mais estáveis…

          • O Vettel deu a entender que foi algo que eles usaram pela primeira vez em Cingapura. De qualquer forma, acho que qualquer plataforma mais estável ajude nesse caso.

        • Mas Julianne, conforme as regras sobre controle de traçao, o que eu entendi é que está proibido qualquer sistema que produza este efeito, ou controle o torque do motor. Ou seja, mesmo q. nao use a ECU estaria inregular…correto ??
          9.3 Traction control
          No car may be equipped with a system or device which is capable of preventing the driven wheels from spinning under power or of compensating for excessive torque demand by the driver.
          Any device or system which notifies the driver of the onset of wheel spin is not permitted.
          http://www.formula1.com/inside_f1/rules_and_regulations/technical_regulations/8710/fia.html

          • ops: inregular = irregular

  4. oi
    primeiro parabens pelo altissimo nivel dos seus artigos e a frequencia deles. menina danada.

    segundo uma pergunta: a rbr nao teria condicao de mexer na tal historia da tracao ”branca”, mas a renault faria isso por eles. e a lotus? tambem tem isso? Williams??

    • Sua dúvida leva a uma boa pergunta: até que ponto vai o fluxo de informações entre as equipes que usam o mesmo motor? Sei que os engenheiros são fixos (por exemplo, o engenheiro da Renault que trabalha no carro do Raikkonen o faz o ano todo e não tem relação com o engenheiro do carro do Vettel), então acredito que o fluxo seja controlado.

  5. O que mais me surpreende é a criatividade e efetividade das soluções geradas pela Red Bull, uma mera fabricante de latinhas de energéticos.

    Enquanto isso, na Ferrari… Estão a uns 3 anos tentando calibrar o túnel de vento.

    • Não é a fabrica da Red Bull que faz o carro no meio das latinhas, eles só entram com o dinheiro.

  6. Parabéns pela matéria. Mais uma vez uma aula para nós.

  7. Olá Julianne, em primeiro lugar parabéns pelo blog e por todo o conteúdo do site.

    Saiu um artigo na Racecar Engineering sugerindo que o controle de tração da Red Bull é feito pelo KERS. A RBR estaria ativando o modo “carregar” do KERS pra tirar o torque em excesso do motor no ínicio da aceleração na saída das curvas. Como não há regras dizendo quando e como o KERS deve ser carregado, eles podem tirar o quanto de torque for necessário do motor a combustão pra conseguir controle de tração.
    Se for verdade inclusive explica por exemplo o rádio da Red Bull em Singapura pedindo pro Vettel usar mais o KERS no ínicio da volta.
    Tem um pessoal discutindo o artigo aqui se quiser dar uma olhada: http://www.reddit.com/r/formula1/comments/1nl7y9/red_bulls_traction_secret_revealed_racecar/

    • Faz sentido, inclusive para explicar a aceleração antecipada de Vettel. O motor acelera, mas o excesso de potência vai para o Kers.

    • Esse momento de recarregar o KERS é de total escolha do piloto e da equipe, na programação?

    • Marcelo, mesmo q. use o Kers, estaria irregular, pois nao pode a=haver nenhum sistema q. controle os giros das rodas…mesmo q. seja o torque do motor.
      Veja: 9.3 Traction control
      No car may be equipped with a system or device which is capable of preventing the driven wheels from spinning under power or of compensating for excessive torque demand by the driver.
      Any device or system which notifies the driver of the onset of wheel spin is not permitted.
      http://www.formula1.com/inside_f1/rules_and_regulations/technical_regulations/8710/fia.html

  8. Podem seguir com o Lero-Lero, mas o grande segredo da RBR é o Vettel. Apenas isso. Esse rapaiz é campeão com qualquera das 5 principais carroças do circo.

    • Falou, Bruz! Honestamente, acho que isso tudo são maledicências. As outras é que tem que correr atrás. Vettel está fazendo a diferença, como eu disse lá em cima, extrai tudo o que o carro pode dar. Ninguém tiraria mais desse carro do que ele.

      • E só para complementar, a própria revista diz: “A nostro parere il particolare suono del motore non dimostra l’esistenza di un traction control, perché il rumore si verifica a centro curva, nei transitori e non in piena accelerazione”

        • Beleza Aucan, jajaja, sabe o que eu diria: “O particulare suono do motore, dimostra que vettel é tanto buono condutore como maestri di musica, sono lui face uma particularidade melodia que o diferencia do resto dos condutores”. jajajaja Vettel, Grandi Compositore. Grande preludio tetra de motori!!!
          Definitivamente esse cara é diferenciado. jajajajaja LOL

          • Sabe qual é o meu palpite, Bruz? Com os engenheiros da Ferrari batendo cabeça entre si, os rumores de que o motor turbo de Maranello não está produzindo a cavalaria esperada, o clima passional reinante na equipe, muito diferente da frieza anglo-germânica dos tempos de Schumacher e a tensão que haverá entre os dois galináceos do poleiro de Montezemolo, não fica difícil imaginar que Vettel será PENTA no ano que vem, porque a Renault tem uma longa expertise com turbos, que vem desde os tempos solitários de Jean Pierre Jabouille. Acrescentando a isso a extraordinária competência de Newey, a eficácia de Horner, a organização da equipe como um todo e o INDISCUTÍVEL talento de Vettel, podemos facilmente deduzir que o alemão vai empunhar a batuta para levar essa Filarmônica para mais um título. A menos que. . .a menos que a Mercedes em 2014 entregue um carro realmente competitivo e CONFIÁVEL a Hamilton, que está cada vez mais maduro, sem perder velocidade. Aí veremos o que queremos: duelos épicos entre dois pilotos que não esperam, vão pra cima, com resultados que só Deus sabe. E mais: a LÓGICA manda deduzir Alonso na McLaren já em 2015, com a Honda, com indigestão mútua por batráquios que serão obrigatoriamente engolidos por todos os lados, em benefício comum rsrsrsrs. . . A Ferrari? Sabe-se lá se não vai repetir a grande seca de 20 anos pós-Schekter? Tem que ver se tem algum guri alemão bom de kart neste momento. . .hahaha!!!

          • Sim meu caro aucam, a briga dos galos patarucos do macacão vermelho prometem dar uma bela macarronada. Acho muito fativel o Alonso de McLaren.
            Eu espero ver de volta a Williams tambem para enriquecer esse grid.
            Por sinal, já conhece o Blog da Juliana na MotoGP? Com o permisso da nossa Ju vou colocar o link da sua Xará
            http://high-side.blogspot.com.br/

          • Valeu a dica, Bruz, muito bom o blog da Juliana Tesser sobre motociclismo. Ainda não tinha tido a curiosidade de acessá-lo, mas já está em meus “Favoritos”. E quanta choradeira em relação a Márquez! Deve-se dar o desconto de que ele ainda é inexperiente na categoria rainha, mas é assim mesmo, começou a ganhar tem que aguentar reclamação de tudo que é lado, veja o que ocorre com o Vettel.

            Grande abraço.

          • Como diria o Stewart sobre os brasileiros lá nos anos 80/90, digo sobre os alemães agora: Deve ser a água que eles bebem.

    • Não se pode atribuir o sucesso de todo o time a apenas uma só pessoa. É responsabilidade demais. Se fosse assim, dá um fiat 147 e ele que vença o campeonato.

      Há muita gente que tem tanto talento quanto o Vettel em sua respectiva função trabalhando na RBR.

      Veja bem, acho o garoto um pilotaço, não estou desvalorizando ele. Mas colocar a “culpa” das vitórias e do sucesso só nele… É demais.

      • Kim, não sei se vc asiste F1 ha muito tempo, mas já colocaram Vettel numa Toro Rosso, e ganhou corrida e até agora ninguem obteve tantos pontos como ele nessa nanica. De Fato, até foi melhor que os dois da RBR de esse ano.
        Assim que…..

        • Na chuva, que equipara os carros. Logo, ele provou o seu talento. Mas até Webber fez uma corrida fantástica na chuva quando (veja você), foi atingido pelo Vettel (isso que o Webber estava doente e vomitou no capacete).

          Na chuva as habilidades aparecem, principalmente pelo inesperado. Aí, quem está numa boa posição e tem um bom talento se evidencia (tirando os pagantes, todos são talentosos no grid, alguns mais que outros). E não discuto o talento do Vettel. Ele é fenomenal, está na lista do top 4 de certeza e se destaca a todo final de semana. Mas novamente. Dê um 147 para ele. Ele não vai ganhar. A Toro Rosso naquele GP fez 1º com Vettel e 4º com Bourdais, que não é nada demais. Então prova que o carro estava perfeito para aquelas condições, o que não diminui em nada o feito espetacular do garoto. Ele colocava tempo no Kubica, na época de BMW (em testes, claro, mas ainda assim vale pro curriculum de um garoto). Mas novamente digo. Colocar o sucesso do time, num único rapaz, é forçar a barra demais. Tem muita gente soando para só o Vettel levar os louros da vitória.

          • Falou Kin, tamos ai.

        • Só pra lembrar, que o carro da Toro Rosso também era feito pelo Newey até aquele ano. Ou seja, o carro que o Vettel guiou não era fraco como as STR atuais.
          Sem desmereçê-lo, claro.

    • Nao concordo. Se colocar o Alonso na RBR e o Vettel na Ferrari, dá Alonso de RBR. Se colocar o Raikonnen na RBR e Vettel na Lotus dá Raikonnen de RBR. Se colocar Hamilton na RBR e Vettel na Mercedes dá Hamilton de RBR. Se colocar Jenson Button na RBR e o Vettel na McLaren dá Jenson Button de RBR. Alguem tem alguma dúvida?

      • Eu tenho. Cada piloto se adapta a um estilo de projeto. E Webber foi melhor que Alonso na Minardi e o bateu na F3000. Então ele não é tão ruim assim. Claro que não está no nível dos melhores, sobretudo por falhar em momentos decisivos, mas não se pode ignorar o quanto está sendo surrado. O único ano que chegou perto foi 2010, isso que o Vettel quebrou bastante e cometeu 2 erros grotescos.

        • Prefiro ESPECULAR de OUTRA forma, Celso. Se puséssemos ambos numa Red Bull – Alonso e Vettel – o alemão chegaria na frente, porque, como a Julianne SEMPRE ENFATIZA, a Red Bull é um carro que para vencer exige ser posicionado na primeira fila, se possível na pole position, e NECESSARIAMENTE fechar a primeira volta na frente, na liderança, para desfrutar do ar limpo que otimiza a sua aerodinâmica. Sabemos todos que Vettel em matéria de velocidade só encontra equivalência em Hamilton, já que a velocidade extrema não é a melhor das MUITAS excepcionais qualidades de Alonso, vide as fraquezas dele nos treinos: quebra de lacre, reboque, recentemente rodou na volta que seria decisiva no Q3 , bateu no guard-rail em Mônaco em 2010 e rodou em outro naquele mesmo ano, e, não raro, Massa, com todo o apagão dele, supera o espanhol. Alonso teve até um arranca-rabo com Pat Fry (Fritas, como diz o Wagner, hahaha), que reclamou da falta de velocidade do asturiano nos treinos. Certamente Alonso numa Red Bull teria menos pole positions no currículo que Alonso, embora este também as tivesse, porém em número bem menor. Alonso é fortíssimo, mas vamos convir que não em velocidade absoluta, o que esse Red Bull requer essencialmente.

          Um abraço.

          • Ops! CORREÇÃO: Certamente Alonso numa Red Bull teria menos pole positions no currículo que VETTEL, embora o ASTURIANO também as tivesse, porém em número bem menor.

        • Webber não está sendo surrado ele apenas ganhou um “cala boca” da RBR(assim como Massa e Barrichelo ganharam da Ferrari).Isso ocorreu em 2010 quando Horner lhe ofereceu parceria numa equipe de GP3 a MW ARDEN como troca virou escudeiro do Vettel e co-participante na estratégia de helmut Marko de tornar Vettel um novo Senna.

      • Sei não Celso. É essencial largar na pole com uma RBR para fazer render desde a ponta. Alonso não é bom no grid classificatorio, então podería ficar que enm o Webber, enquanto que Betão nesse foguete Ferrari sabería muito bem o que fazer. Quem pode desempenhar um bom papel na RBR é o pupilo de Aucam (Hamilton) porque o cara é a propia velocidade pura. Se conseguir controlar o impetu podería ser de largo campeão com a RBR. Nesse caso Betão devería depender da confiabilidade da Mercedes. Eu Gostaría de ver o Alemão numa Mercedes mas que numa Ferrari. O Raikkonem na RBR, não sei se podería ter a mesma descontração que ofereceram ara ele na Lotus, de fato vamos a ter oportunidade de ver se não da encrenca o ano que vem na Ferrari (lembrem que no passado já deu). O Betão na Lotus tambem carimbaría com esse carro de tan demostrada estabilidade, muito bom para um bom piloto que nem ele. Total de contas, esta fumada não tem sentido porque o ano que vem é uma incognita. Como diz Musashi ai embaixo, cada piloto se adapta melhor a um projeto. Que venha logo 2014.

      • Celso, vc está certo…tbem acho isso….

      • Vc tem toda a razão, Celso.

        • E tem mais uma para vcs pensarem. O Vettel não tem nem de perto o salario do Alonso ou Hamilton. Sabe pq? Porque a RBR faz assim, pagamos bem menos mas damos um carro para ser campeão. Quem concorda, sai campeão! Eles não dão um carro campeão e um salário campeão. Ou é um ou outro! Lembrem-se na historia passada, o Button foi campeão e o Rubinho não foi por detalhes, qdo na Brawn. No ano seguinte o Rubinho fazia 15o 13o e por aí vai. Sabem porque? O carro! Hoje é Campeonato Mundial de Carros, não mais de pilotos. Por isso coloquei aquelas hipóteses de trocarem de carro e isto acontecendo, ganharia como sempre o melhor carro.

  9. A “trapaça” da RBR é o Vettel; O Vettel está fora do regulamento 😀

  10. Ju…

    O que dizer. Novamente, grande compilação, grande post, grande tudo. Fantástico e mais uma vez que aparece o conjunto. Apesar de bom piloto, nada adianta se o conjunto não for bom demais. E Vettel e RBR (não só Newey como todos lá) casam de uma maneira inigualável. Coitado do Ricciardo, que não vai conseguir puxar sardinha pro seu lado assim

    Grande abraço e obrigado pelo post.

  11. Só achei “estranha” a crítica de Minardi e CIA.

    Antes, quando criticavam o domínio Austríaco, falavam em “irregularidade” da Red Bull, mas nesta história do “barulho”, atacaram apenas o Alemão, dando a entender que Webber tem um carro inferior/diferente.

    Nem sei mais no que acreditar…

    • Qualquer que seja a solução, o Vettel não deve estar dividindo com Webber. Até porque Webber está saindo, é língua solta e ainda por cima amigo do Alonso.

  12. Belíssima análise, parabéns!

  13. Muita boa análise parabens, como sempre disse o conjunto Vettel e toda equipe rumo ao tetra. ninguem ganha sozinho só Alonso que tira leite de pedra não é mesmo torcedores de Alonso, rsrsrs

  14. Alonso disse sobre o assunto:

    “Eles estão usando algo diferente em comparação às outras equipes, mas é algo completamente legal. Eles passaram por todas as verificações durante as corridas no sábado e no domingo, então eles estão completamente normais. Cabe a nós realizar um trabalho melhor e maximizar o potencial.”

    • Ou seja, sabemos o que é mas não temos competência pra fazer igual.

      • Hehe, perfeita tradução Harerton, kkkk. Me parece uma “alfinetada pública” em “Montezuma, Pat Fritas e Domenico”, kkkkk

  15. Sem confusão em primeiro lugar. Vetel é otimo piloto! E bem melhor que o Weber, alias, melhor que o Weber tem um monte.
    Segundo, o Minardi tem mais experiencia em F1 do que todo mundo aqui,incluindo a Julianne, portanto acho que merece muiiittooo prestarem atenção nos comentarios dele. Principalmente pelo fato dele afirmar que o carro do Weber estava diferente. Tem coisa aí. E pode ser totalmente legal. Mas mais uma vez carro muuiittooo melhor que os outros, dá nisso. E antes que contestem isso, o Weber não da pra comparar com ele, e tá na cara que os carros são diferentes.

  16. UAU!

    É o que tenho a dizer sobre este excelente post.
    Ju, parabéns! Vc é TOP no jornalismo que cobre F1 no Brasil, um tesouro.

    Bom para nós, leitores do TR.

    Abraço!

  17. Impecável o RBR N1 tem um interruptor liga/desliga no lugar do acelerador com vantagen de 2s por volta, e tudo normal? serio?

  18. Hum, controle mecânico de tração…


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