Técnica e regulamento

Patinhos feios

156922_1850890111715966_2083978966_n

Com o lançamento dos primeiros carros da próxima temporada da Fórmula 1, faltaram adjetivos para descrever a, digamos, falta de estética dos novos bicos. Resultado de uma das diversas mudanças no regulamento, eles já foram chamados de dedo, antena, golfinho e até tamanduá. Nada muito elogioso. Há quem diga que os “rebentos” são daqueles que só as próprias mães acham bonitos. Maldades à parte, por que os carros ficaram assim?

Nos últimos dois anos, os bicos foram “abaixados” por questões de segurança, para evitar que os capacetes dos pilotos sejam atingidos em colisões frontais. As novas alterações, feitas em 2014, visam prevenir também outro tipo de acidente: quando um carro decola após tocar a roda traseira de quem vai à frente. Isso criou a necessidade de abaixar ainda mais os bicos.

Porém, as equipes chiaram quanto à extensão dessa mudança. Dependendo de como a nova regra fosse redigida, seria necessária uma revolução aerodinâmica que afetaria o carro inteiro. Afinal, o bico do carro é o primeiro contanto dele com o ar e influencia toda a aerodinâmica – especialmente o ar que passa por debaixo dele e alimenta o assoalho, além de afetar as suspensões. Portanto, “rebaixar” todo o bico geraria uma enorme despesa de tempo e dinheiro, ainda mais em um ano no qual os engenheiros já têm de lidar com muitas novidades com o novo motor turbo V6 e seus complicados sistemas híbridos. A solução para agradar os times e não esquecer a questão da segurança foi abaixar apenas a seção final do bico.

Mesmo assim, não há uma solução padrão para essa “ponta” rebaixada. Isso porque os engenheiros têm de trabalhar com comprometimentos nas áreas aerodinâmica e estrutural (cuja meta é passar pelos crash tests). Para quem cuida do fluxo de ar, o melhor é que o bico seja curto e arredondado. E quem cuida de estrutura quer um bico longo e fino. Por isso, temos visto algumas diferenças entre os modelos.

O resultado de tudo isso é que um bico perfeito para 2014 precisa ser o mais arqueado possível após a primeira seção, que é obrigatoriamente mais baixa devido às novas regras. Isso criou essa espécie de divisão que temos visto nos modelos, como se a primeira parte do bico simplesmente não combinasse com o resto.

Como os resultados têm sido horrendos, é possível que haja modificações nas regras, como ocorreu após a geração de carros com degraus nos bicos, de 2012. Mas isso só em 2015, pois, em meio a tantas alterações no regulamento técnico e a promessa de uma Fórmula 1 diferente do que vimos nos últimos anos, toda essa feiura promete ser o que vai chamar menos a atenção.

Coluna publicada no jornal Correio Popular.

22 comentários em “Patinhos feios”

  1. Julianne,

    Ao menos em 2014 teremos diversidade bem mais aparente de soluções aerodinâmicas, algo que foi se perdendo ao longo dos anos!

  2. Os patrocinadores devem ter ficado muito felizes com essa mudança. Agora suas marcas estão mais expostas, o que não acontecia antes.

  3. Ainda estou tentando entender porque todo mundo esta chiando tanto com os bicos esse ano. Pra mim eles lembram mais os carros dos anos 90, o que da um toque nostalgico. Sem falar que feio mesmo era o bico reto dos ultimos anos.

    Bom, tem gosto pra tudo nessa vida 🙂

  4. A minha primeira impressão ´que o melhor carro desse ano vai ser o da ferrari, eles vão dar um banho nos outros projetistas.

  5. Esses bicos estranhos, tanto deste ano como do ano passado, só mostram o descompasso entre a FIA e as equipes.

    É um absurdo as equipes desenharem bicos tão altos como uma guilhotina e outro absurdo a FIA tentar barrar tudo na base da canetada.

    No final esse bico da Ferrari, lembra aqueles desenhos antigos da Formiga e o Tamanduá Azul.

    https://www.google.com.br/search?q=a+formiga+e+o+tamandua+azul&rlz=1C1CHMY_pt-BRBR307BR308&espv=210&es_sm=122&biw=1280&bih=685&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=n9PmUsagFoegkAen6IBI&ved=0CDQQsAQ

  6. A lotus que se cuide,a unica fêmea do grid,todos os carros tem um p….. só a lótus tem uma v…. ,vai ser muito assediada coitada,todos os carros vão querer partir pra cima dela,esse carro da toro rosso tem um bico igual a um pe…. kkkk

  7. O que a F 1 está precisando urgentemente é de um bom cirurgião plástico para retocar todos esses narizes.

  8. Juju, ouvir relatos que a redbull tem um suspeito sistema de fendas no bico do carro,você sabe alguma coisa a respeito disso ?

    1. Seria algo na mesma linha do que eles tinham no passado: usando uma abertura no bico para direcionar o fluxo de ar para debaixo do carro e melhorar aerodinamicamente o funcionamento do assoalho.

Deixe uma resposta