Vettel aposta no semi-novo

Motor Racing - Formula One World Championship - Spanish Grand Prix - Practice Day - Barcelona, Spain

A notícia de que a Red Bull trocaria o chassi de Sebastian Vettel para o GP da Espanha animou seus torcedores, como se a mudança traria o domínio que o alemão teve nos últimos anos pelo menos em relação ao companheiro de equipe. Porém, ao chegar em Barcelona, o próprio alemão fez questão de baixar as expectativas – e com toda a razão.

Como explicou o ex-diretor técnico da Williams, Mark Gillan, ao blog de James Allen, a troca de chassi ao longo da temporada é corriqueira e serve mais para “remover incertezas”, sobretudo do próprio piloto. Afinal, tão prejudicial quanto um carro ruim é um piloto sem confiança em seu equipamento.

Outra possibilidade é adotar um chassi desenvolvido já com menos peso, como é o caso da Sauber neste final de semana, ou que tenha a possibilidade de usar novidades que o outro não tem. Como o “novo” carro de Vettel na verdade é antigo, tendo sido o primeiro pilotado (não por muitas voltas, é verdade) pelo alemão, ainda na pré-temporada, é bem provável que não seja esse o caso.

O próprio Vettel admitiu que a confiança é o ingrediente principal de sua decisão de trocar de chassi. “Você tenta mudar o máximo de coisas que pode para resetar e tentar novamente. Não é que eu acredite que havia algo errado, é só que eu queria que as coisas começassem do zero novamente para ver o que podemos melhorar. Não estava contente com minha performance”, disse ao TotalRace em Barcelona.

Um piloto dificilmente termina o ano com o chassi com que começou. É comum fazer uma ou duas trocas por ano, que podem acontecer também por acidentes ou outros danos – como aliás, foi o caso de Kimi Raikkonen entre Bahrein e China. “Acho que se você tem corridas em que sente que está abaixo da performance ideal, tenta encontrar algumas respostas. Normalmente nós trocamos de chassi durante o ano e é por isso que ele está mudando para esta corrida”, explicou Ricciardo. “Eu também devo mudar eventualmente, mas as últimas corridas foram boas para mim, então não tenho motivo para fazer isso ainda. Provavelmente é um pouco antes do que ele gostaria, mas usamos pelo menos dois chassis por ano.”

O grande problema de Vettel, segundo o próprio, é que o carro está com a traseira solta demais, algo que não estaria acontecendo com Ricciardo porque o australiano adota um acerto diferente.  “Daí você se vê mais tentando corrigir do que buscando tirar mais performance”, queixou-se.

Com ou sem novo/velho chassi, é esperada uma melhor performance da Red Bull em Barcelona, simplesmente pela falta de retas e excesso de curvas de alta velocidade. Com promessas de updates no software da Renault e no combustível, essa expectativa aumenta. Por outro lado, será um bom palco para Vettel testar sua nova máquina no quesito em que está perdendo mais terreno para Ricciardo, o consumo de pneus, pois o Circuito da Catalunha é marcado pelo alto desgaste. Não é a promessa de que os problemas do alemão acabaram, como vimos nesta sexta-feira, é apenas uma tentativa.

28 comentários sobre “Vettel aposta no semi-novo

  1. Oi Ju,

    E as coisas já começaram a dar errado para o Vettel com os problemas na primeira sessão de treinos livres e por conta disso a ausência na segunda sessão.

    Eu não acredito que os problemas de Vettel nesta temporada sejam apenas uma questão de chassi. Acredito que o acerto do carro, aliado ao estilo de pilotagem é que está interferindo em seu desempenho. Mas vai ser interessante e ao mesmo tempo uma atração a mais no GP da Espanha acompanhar o desempenho do RB10 com as novas atualizações da Red Bull, da Renault, do combustível e mais ainda de seus pilotos.

    Porque já tem gente questionando se Ricciardo é muito mais piloto do que se imagina, ou se Vettel, sob pressão e com carro inferior não é tudo aquilo que se via com um supercarro nas mãos.

    Um abraço e bom trabalho aí, em Barcelona!

    Curtir

    1. Sérgio, para mim, este campeonato tem três grandes nomes, até aqui – óbvios, obviamente rsrs: Hamilton, porque muitos, pra variar, não acreditaram nele, pensaram que não sabia poupar, que está sempre desconcentrado, que Rosberg o suplantaria com sua pilotagem cerebral (que ilusão) e outros argumentos; Ricciardo, que está surpreendendo a todos, até mesmo quem sempre acreditou nele (você, por exemplo), tal a excelência de sua pilotagem (confesso que eu achava o australiano com pouco apetite em seus tempos de Toro Rosso); e Daniil Kvyat. Helmut Marko, com sua sensibilidade de ex-piloto de F 1 e de Porsche 917, está provando que teve toneladas de razão ao promover Ricciardo e Kvyat

      Quanto a Vettel, Horner vem dando declarações que vão na linha do seu diagnóstico e que eu concordo inteiramente: Sebastian precisa de um carro com a traseira muito bem acertada ao gosto dele; na hora em que o tiver, vai voltar à sua brilhante forma. Ele próprio – Vettel – já expôs essa necessidade de seu estilo de pilotagem. E Newey vai saber satisfazê-la, como de outras vezes.

      Abraços.

      Curtir

      1. Quanta verdade no seu texto Grande Mestre, sobre tudo no caso do Daniil. Não foram poucas as vozes agoreiras que levantaram contra o rusinho. Eu já fiquei experto quando vi a performance dele na corrida que segurou o campeonato. O Vergne ta mais ferrado que barata em festa de galinhas.
        Em quanto ao Vettel, vou confesar um grande medo. É bem sabido que o Seb tem sido um grande crítico dos novos propulsores da F1. Até ai tudo bem, mas suas últimas declarações podem evidenciar um avalo a um nivel mais profundo, e ai o bicho pega: “Gosto de sentir a potencia, o rugir do motor. Quero sentir como se tivese montado acima de um DRAGÃO”. Cuando li isso, logo pensei no que acaba com muito esportista de alta competição, que no bom Portu é FALTA DE TESÃO. Estará Vettel no ponto de falta de Tesão e perda da motivação??
        Para não ir muito longe, Stoner ficou sem tesão por uns tombasos, mas o Doutor ficou sem tesão porque ganhava tudo, por isso deixou a Yamaha para ter o tesão de tentar levar a Ducati para a ponta. São muitos os casos de esportistas e muitos profesionais bem sucedidos num universo de áreas, que largam tudo pela desmotivação adquirida por motivos variaveis, muitas vezes até desconhecidos.

        Ahhh, e a Ju brincou de Grande Pitonisa e jogou a Bola de Home Run com 3 a bordo, com o título desse post. Acredito que ela não sabía nem o resultado da primeira sessão de treinos, e cravou o “VETTEL APOSTA NO SEMI-NOVO”, hahahahaha, demais. Apostou e se ferrou. hahahahah LOL

        Curtir

      2. Bruz acho q perde o TESÃO ainda num rolou mas se chegar na metade e as coisas num melhorarem acho q esse ano vai pro saco e a mercedes vence tudo na segunda meteda se não abandonarem por quebras …mas mudar de equipe e ir pra Ferrari com o newey acho q vettel é capaz em 2015 caso Alonso va pra mclarem com motor honda

        Curtir

      3. Amigo Bruz, não sei se você viu, mas o Eddie Jordan também levantou essa hipótese, de que Vettel estaria desmotivado, sem tesão. Particularmente, eu não vou por aí, acredito que se trata mesmo de falta de entrosamento com esse atual carro, isso já ocorreu em 2012 e se não me engano bem no início de 2013, Vettel tem uma maneira muito peculiar, muito própria de entrar nas curvas, e que o difusor soprado desenhado ao gosto dele ajudava a conseguir o ângulo ideal pra ele se sentir confortável. Isso acontece, lembremo-nos que Hamilton também se queixava muito no ano passado que não se sentia seguro com os freios da Mercedes como se sentia com os da McLaren. Nesse aspecto, imparcialmente falando, façamos justiça a Alonso, que apesar de todos os seus mimimis sabe se adaptar muito bem a qualquer carro, por maiores que sejam suas deficiências.

        Grande abraço e continue escrevendo seus comentários competentes e divertidos do jeito que você quiser, todos aqui no Blog os apreciamos muito, inclusive porque trazem e compartilham conhecimentos.

        Curtir

      4. Sem duvidas com respecto ao Alonso meu caro Aucam. Você sabe que eu sou muito crítico com ele e não acredito de que tire leite de pedra, mas se dão uma vassoura para correr, ele vai procurar a bruxa para que ensine a voar. No final das corridas é quando está mais motivado. É guerreiro, e implacavel com a concorrencia, olha como sintiu o cheiro do Kimi no seu encalzo e já soltou a sua brincadeirinha de “Que todos seus companheiros perdem dele”, supostamente para sair ao paso aos críticos do Iceman pela sua baixa pontuação. Ehhh, Alonso é uma figuraça, mas não flor que se cheire.
        E o Vettel Heim. Essa coisa do Dragão é metafórica Aucam, é poesía. Esses caras não são disso. Vamos ficar de olho, se vemos ele com umas florsinhas, ou falando dos meninos da Uganda a coisa pode estar grave. hehehe.
        O mesmo Abrazo velho.

        Curtir

      5. Hahahaha, mas é a pura verdade, se derem uma vassoura pro Alonso, ele vai dar um jeito de arranjar uma bruxa que o ensine a voar com ela. Também não gosto do espanhol por seus mimimis, mas ele é incomparável em extrair coisas inacreditáveis de qualquer carroça, justiça se lhe faça.

        Curtir

      6. Ehhh, sim Chris, seguro são baboseiras minhas. Mas quis expor o que eu senti quando vi essas declarações do Seb e a falta do Dragão. Vou plantear essa pergunta para o Ico, a ver se ele se atreve a solta-la no circo.
        Para completar sobre o doctor, demorou, mas também perdeu o tesão por não conseguir levar a Ducati para a ponta, e agora – hahahaha – terá que se aposentar, porque o formiga Marc parece inalcansavel.
        Obrigado Chris.

        Curtir

      7. eu fiz um comentário e fui pego no sensor do flucxu rsrss vamos ver se esse é barrado tb rsrss fiz pro aucam mas vai aqui mesmo pra todos se vettel realmente se adaptar ao carro e melhorar esse rendimento d red bull em 0,5 já da pra ficar pau a pau com rosberg? e depois la pro meio do ano se equilibrar com Hamilton ou a mercedes vai evoluir mais e será inalcançável ate o fim do ano?

        Curtir

      8. Eu sou dos que acreditam que a Mercedes pode ser alcanzada sim. Ha muito dinheiro em jogo e estamos falando de Ferrari e Renault. E dessa vez ninguem vai desistir mesmo que a vantagem em pontos já seja inalcanzavel, porque o desenvolvimento vale para o ano próximo. Eu tenho falado varias vezes de Monza. Vamos a ver que passa em Monza. Eu acredito que a vantagem abrumadora terá desaparecido, porque até o desenvolvimento da Mercedes tem um topo que esbarra nos limitadores de combustiveis. Até ai vão chegar todas com sua jeringonças de energia verde.
        O problema amigo Chris, é que a Mercedes não e só Motor, tem dois grandes pilotos, e um deles é um fora de serie que joga no lado oculto da física.
        Sobre o desenvolvimento dos motores, o Ico deu uma boa resposta ao De Palmeira aqui http://www.totalrace.com.br/blog/blogdoico/2014/05/08/uma-chance-para-a-red-bull/ Vale a pena sua leitura.

        Curtir

      9. Aucam, concordo com seu comentário.

        Quanto ao Ricciardo, ele já havia mostrado muita capacidade quando estreou pela HRT. Na Toro Rosso seu trabalho não apareceu tanto por resultados por conta dos modelos anteriores da equipe que pilotou.

        Mas trata-se de um piloto talentoso. Eu só não esperava que seu talento fosse tão grande como tem mostrado. Aqui vale uma ressalva: Um dos pontos que tem contribuído pelas performances que vem tendo está no novo regulamento que parece casar bem com seu estilo de pilotagem.

        Não sei se no RB9 com Vettel embalado como estava Daniel seria capaz de fazer o que está fazendo nesta temporada.

        Este novo regulamento pode ser a deixa que ele queria, e pode projetá-lo a um futuro brilhante. Tomara. Torço por ele.

        Abs.

        Curtir

  2. Se minha avo tivesse viva diria que: “Mercedes tem eles malucos”, hehehehe
    O Betão está mesmo com o santo atravezado, como já disse Sergio ai acima, a RBR dele nem andou na segunda sessão (parou por problemas eletricos logo no inicio da primeira sessão), enquanto que Ricky Risadinhas, andou no mesmo segundo das prateadas, demostrando que a RBR “tá correndo atrás” (vale com o duplo sentido). E os torcedores dele, dirão que o “rilipojas” continua fazendo milagres. Sei não, pq Kimi ficou ai ai na bunda dele.
    Quem realmente abriu um sorriso na sua feia face, foi o “Marvado Pastor”, que ficou a apenas escasas 42 milessimas da Williams do Lassanha. Pois é, as Lotus podem rebassar as Williams em ritmo de corrida, considerando que o Maldoso andou forte com os medios e veio a disser que tinham acabado só na volta 25, quando a maioría com 15 estavam mortos. Coincidencialmente Sorrisos e Kobachicane, também andaram muito com os medios (motor Renault??), deixando claro que também podem ir para duas paradas no abrassivo solo do “Monte do Melão”.
    Vai apostar a fria Alex??

    Curtir

    1. 0.5 SEG. Se bem é certo que treino é treino e corrida é corrida, os treinos de Barcelona são interessantes porque ai a turma conhece, e já sabem o que vão fazer, além de ser um circuito otimo para provar os carros bem nascidos, com sua mistura de curvas de altas e pequenas retas, junto com um dos asfaltos mais abrasivos do calendario.
      Observando os tempos da segunda sesão, notei que redondeando, as diferenas se encaixabam na ordem de MEIO SEG. Nico ficou a 0,5 seg do Negão, logo veio Sorriso a 0,5 Seg do Nico, e um pouquinho mais de 0,5 seg aparecem as duas FIATs. Mais 0,5 seg e num bolo até o seguinte 0,5 seg, aparecem Magnum com o 6° melhor tempo, até o anorexico com o 13° melhor tempo. Mais 0,5 seg e aparece Bo14as (o Lassanha meteu um Bosal de quase 1 seg no gordinho). Mais meio seg, e aparece a feira. Fechando as Caterham a “6 seg de Luisão!!!!” (com esse tempo Koba pode fazer até uma parada só que ninguem ia notar). Perez debe estar com a TPM, e Groja chegou atrasado, e o Marvado pegou a caranga dele (por isso não parou en tudo o treino, agora ta negociando o carro com um cheque de PDVsa).
      Se for assim, a corrida de Barcelona vai ser um saco. Esperemos que o carro de Vettel não fique pronto até domingo, assim pelo menos poderiamos assistir a remontada… Boa corrida a todos.

      Curtir

      1. Ahh!! Mas a GP2 deve estar animada (que nem sempre). Largada 10:30 am de Sabado (Race 1 – Dom 5:30 am Race 2). Aucam, Nasr parte em 5°, as DAMS muito fortes fizeram 1-2. E vou ficar de olho a ver que faz teu novo pupilo danes, que vai 10° no grid.

        Curtir

      2. Obrigado Jota. Meu jeito é para os entendidos.
        Dispunha agora você dos comentarios. Todos gostariamos de ler.

        Curtir

      3. Bruz, o bom da GP 2 é que lá é no mano a mano mesmo, sem DRS e aqueles bichos exóticos da fauna eco-energética da F 1. Nasr tem lugar cativo no meio do pelotão, não consigo me empolgar com ele, está sempre faltando velocidade e ímpeto nele, mas sempre sobram desculpas (e autoindulgência), vamos ver se ele faz algo dessa vez; Di Grassi, Bruno Senna, Pizzonia e Zonta fizeram muito melhor que ele para chegar até à F1, todos com várias vitórias na F3.000 e GP2 e não conseguiram se firmar na F 1. Piloto cerebral sem vitória fica complicado, só mesmo com muito patrocínio firme e forte pra chegar e permanecer na categoria máxima. Veremos o que “o meu pupilo” Vandoorne vai fazer, mas ele já tem uma vitória em sua corrida de estréia e é atirado. Outro a observar é o Rafaelle Marciello, campeão da F 3 Europeia em 2013, que larga em quarto, da Academia Ferrari. O genérico do Hulk, o festejado Bianchi, deve estar com as barbas de molho, já que é e veio da mesma Academia. . .

        Como você observou, Bruz, treino é treino, mas Maldonado já mostrou que não perdeu sua velocidade, o fato de ter sucumbido ao Bottas talvez se deva a uma falta de adaptação específica àquele Williams que ambos dividiram no ano passado. A Lotus está chegando, com Grosjean ou com Maldonado ela ainda vai complicar os planos de muita gente. Espero uma recuperação de Vettel, prestem todos atenção às declarações de Horner.
        Grande abraço

        Curtir

      4. No ano em que foi vice, Razia induzia os adversários a errar, parecia que os hipnotizava antes de ultrapassá-los. Uma pena que não tenha sido aproveitado na F 1, Razia é muito mais piloto que Nasr, a meu ver. Merecia estar na categoria máxima, mas infelizmente a questão do patrocínio fala mais alto nestes tempos de vacas magras.

        Respondi a outro post seu mas o fluxômetro entrou em ação comigo, também. Acho que depois a Julianne talvez o encontre.

        Curtir

      5. Bruz adoro seus comentários pq vc fala tudo certinho só q de outra forma e eu particularmente entendo tudo ….mas pq o carro do vettel não ficar pronto ate domingo tu ta de brincadeira ou num gosta mesmo dele? rsrsss

        Curtir

      6. Amigo Chrystian, não sei se você viu, mas o jornal italiano Gazzetta dello Sport (não estou conseguindo achar o link original da notícia, por isso, com a sua permissão, Julianne, vou citar lá embaixo um link que achei de um site em português) noticiou que a Ferrari está tentando contratar Newey, já para 2015. Ia ser muito divertido se Newey aceitasse, mas condicionando sua ida a levar Vettel pra lá com ele, rsrs. Fico imaginando a confusão geral que ia dar, porque acredito que o casamento Alonso/McLaren ia acontecer às pressas, mesmo que Dennis não morra de amores pelo espanhol e vice-versa. Interesses mútuos. Mas, na real, não acredito que Adrian Newey deixe o ambiente tranquilo e britânico que tem na Red Bull pelas pressões e paixões dos italianos.

        http://f1team.leiaja.com/jornal-garante-que-ferrari-esta-sondando-newey-para-a-temporada-de-2015/

        Também aprecio muito os comentários competentes e divertidos do Bruz. Além da competência da Julianne, um dos diferenciais aqui do Blog é esse ambiente saudável de troca de ideias sem ofensas gratuitas, por mais que nem sempre os excelentes comentaristas estejam de acordo em suas opiniões. Este é um blog onde só argumentos têm vez.

        Grande abraço.

        Curtir

      7. eu vi essa do newey ir pra Ferrari mas levaria vettel em 2016 pra 2015 acho dficil a Ferrari pagar duas multa de recissão mas tudo é possível …Alonso já esta naquela fase do senna de querer o melhor carro a qualquer custo e acho q ele pode arriscar sim uma ida a mclarem as presa rsrrss

        Curtir

    2. Meu caro amigo Bruz, dessa vez vc tem mais chances de ganhar a original gelada, pq realmente parece que a Lotus, que já tinha ritmo para estar no top 10, melhorou ainda mais e veio embolar de vez as coisas.

      PORÉM, (ahh porém) precisamos ver a questão da confiabilidade e dos apagões do pastor, restando apenas o groja como ficha para vc.

      Sendo assim, tá apostado !

      Curtir

      1. Ta valendo Alex, duvido que a Lotus não pegue um pontinho no domingo. Se não, vc vai ter que vir a Sampa para cobrar a fría. Não se surpreenda se as duas Lotus vão para o Q3 amanhã. O Maldonado ficou com o 9° tempo, mas a diferença com o Magnussem (6°) foi de menos de 100 milesimas, e a diferença com o Kvyat (10°) foi de quase 200. E o Grosjean está no pareo com o Pastor. O segundo treino de Barcelona sempre é muito serio.
        VAI LOTUS [I Believe]

        Curtir

  3. Melhor tempo do FP2 ano passado foi do Vettel com 1:22.808 contra 1:25.524 do Hamilton esse ano. Estão a 2.716 do carro do ano passado.

    Vettel que está pagando todos os seus pecados nessa temporada.

    O Pastor parece que gosta mesmo dessa pista, e promete nesse final de semana.

    O app gratuito da FIA continua uma merda para acompanhar, mas esse aqui funciona muito bem: http://f1.narezka.org/?lang=eng#

    Curtir

  4. Semi-novo…kkkkk Poo e essa foto ein Ju…faz ficar mais “drole” ainda…kkkk
    Bom vms ver, como Hamilton falou é só sexta feira…tem muita agua ainda pra rolar. Acredito que o Vettel vai conseguir melhorar os resultados…mas bater a Mercedes ainda estao longe. Pois seria amador pensar que eles tbem nao estao evoluindo o seu caro. Tanto $$$ já gasto nao é pra morrer na praia.
    E o Baldonado…se nao bater parece que vai dar show no Massarola…vms ver…domingo tá logo ai…ehehe

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s