F1 Mad Max? - Julianne Cerasoli Skip to content

Mad Max?

max-verstappen

Novo demais para beber champanhe no pódio. Novo demais para dirigir de volta para o hotel após uma prova. Mas, para o mesmo homem que tem entre seus protegidos Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat, Max Verstappen está pronto para a Fórmula 1, não apenas com 17 anos (que vai completar em setembro), como também com só um ano de experiência em monopostos.

Os ingleses dizem que, se você é bom o bastante, então também é velho o bastante. Mas é inegável que o salto de Verstappen é gigante e sem precedentes. O holandês vai pular de um carro com 240 cavalos para outro de 720, e terá de se preparar para corridas cerca de três vezes mais longas do que está acostumado – o limite da Fórmula 3 é de 100km ou 35min, enquanto da Fórmula 1 é de 300 + uma volta ou 2h. Isso sem contar nos complicados sistemas que terá de gerir.

Para se preparar para tanto, Verstappen provavelmente passará muitas horas no simulador, participará de algumas sessões de testes privados e treinos livres, ainda que não tenha ficado claro qual o plano da Red Bull para lhe dar os 300km com supervisão da FIA necessários para adquirir a super licença.

O cenário, em teoria, não é dos mais favoráveis. Porém, a justificativa de Marko para a escolha de Verstappen – além das qualidades óbvias do piloto – é a rápida adaptação de outra aposta que lhe rendeu críticas: Daniil Kvyat. Porém, apesar de ser bastante jovem, o russo chegou com um currículo mais de três vezes maior do que o holandês terá ao final do ano.

Por outro lado, o atual grid da Fórmula 1 tem alguns exemplos interessantes. Jenson Button fez um ano de Fórmula Ford (e foi campeão) e um ano de Fórmula 3 Inglesa (melhor estreante) antes de estrear na Williams. Kimi Raikkonen tinha feito 23 corridas em monopostos (e de Fórmula Renault!) antes de estrear na F-1 – e com super licença provisória. Ambos viraram campeões do mundo mesmo tendo queimado algumas etapas.

Outro fator importante a observar é que a própria escolha de Verstappen de começar nos monopostos com a F-3 já foi ousada, e vem pagando dividendos para o atual vice-líder do campeonato.

É um grande desafio, sem dúvida. Mas não é impossível que Verstappen alinhe no GP da Áustrália em um bom nível. E, quando se trata de uma decisão tomada pelo mesmo homem que “descobriu” o atual tetracampeão, a atual sensação e o atual melhor estreante da Fórmula 1, é melhor ao menos dar o benefício da dúvida para o adolescente.

3 Comments

  1. Será um feito incrível se ele fizer uma boa estreia. Espero que a essa hora ele já esteja sentado no simulador e torço pra que ele ande muito bem.

  2. O Sr Lewis Hamilton tapou minha boca em 2007 quando alinhou junto com aquele que é considerado o melhor de todos no Grid por muitos. Não eu. Contrariando muita gente, considero o Fernando o segundo melhor e Lewis sim, o melhor.

    Lewis tapou minha boca porque, do alto de meus vários pré-conceitos, fiquei imaginando:

    – “Xiiiiii, estreante, do lado do “gênio”, do “bi, do “fera”. Tadinho. Isso vai dar merda. Neguinho vai ficar atravessado na primeira curva.Vai tomar uma surra tão grande do Fernando que vai procurar outra coisa pra fazer.”

    O que vimos foi que um estreante pode se impor ao piloto principal, seja ele quem for. Se o cara nasceu pra acelerar, se tem gasolina (premium) no sangue, se, na pista, não leva desaforo pra casa e se tem postura de piloto e não de motorista, ele acelera um carrinho de rolemã com carenagem ou um foguete da NASA.

    Por conta disso, acho que se o Verstappinho tem essas qualidades, a idade dele pouco importa. Até deve ser uma vantagem com relação a reflexos e raciocínios. Basta algumas corridas e veremos se ele é do ramo ou se é mais um paga pau riquinho que só foi parar lá porque é legal pra caramba e o papai garante o resultado.

  3. primeira citação do Max na história do blog!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise
Redes Sociais
As últimas
Navegue no Site

Adicione o texto do seu título aqui