Abrindo caminho

Motor Racing - Formula One World Championship - Italian Grand Prix - Race Day - Monza, Italy

Uma corrida em que largar mal pareceu um bom negócio. O GP da Itália foi mais uma prova deste campeonato que poderia ter durado um pouco mais, pelo número de disputas que ainda estavam acontecendo quando foi dada a bandeirada. Mas não nas quatro primeiras posições: na Mercedes, Nico Rosberg fez o que Lewis Hamilton não fez em sua sequência de vitórias no começo do ano, errou quando esteve sob pressão, e perdeu pontos para o companheiro pela primeira vez desde a quebra no GP da Grã-Bretanha.

A dupla da Mercedes colocou impressionantes 25s em Felipe Massa, resultado que não deixa de ser frustrante em uma pista na qual a Williams esperava ter sua melhor performance do ano. Há outros circuitos que animam o brasileiro e ainda estão por vir, como Estados Unidos e Brasil, mas a realidade mostrada em Monza afasta a possibilidade de vitória em condições normais.

Os pódios, por sua vez, estão ao alcance do brasileiro. Porém, não é novidade que Massa tem um obstáculo considerável para tornar a festa de Monza em hábito: Valtteri Bottas fez outro final de semana consistente e demonstrou agressividade nas ultrapassagens para se recuperar de um início ruim, causado justamente por seu acerto mais voltado à corrida – os pneus não estavam na temperatura ideal e, com isso, a interação com a configuração escolhida para a embreagem não foi a melhor.

O finlandês fechou a primeira volta em 11º, uma posição à frente de outro destaque da prova, Daniel Ricciardo. O australiano acertou na estratégia ao retardar ao máximo sua parada e se aproveitou de sua conhecida habilidade de não desgastar muito os pneus para voar no final. Em mais uma oportunidade, o piloto da Red Bull deu uma aula de como ultrapassar sem perder tempo, marca registradas de todas as suas vitórias na Fórmula 1. As manobras em Perez e Vettel merecem entrar para o hall das melhores do ano.

23 comentários sobre “Abrindo caminho

  1. Acho que agora vão dizer que Nico devolveu o 1º lugar a Hamilton, ordens de equipe, manipulação, conspiração… etc.

    Bottas foi o nome da corrida. Ultrapassou quase o grid inteiro em Monza, onde todo mundo anda de pé em baixo! Guia muito esse cara e está muito confiante.

    Espero que o pódio dê confiança a Felipe pra que ele possa voltar a ter bons resultados.

    Ricciardo vem fazendo uma temporada dos sonhos. Melhor que isso só mesmo o campeonato.

    Curtir

    1. Pois é de Palmeira, SE SOLTARAM OS PORCOS. E não sou eu nem uns quantos fumados por ai ou fanaticos de um ou outro piloto. È gente muito seria dizendo que Nikole cumpriu sua punição e aproveito-se de um GP onde Hamilton estava mais rápido (será que estava mais rápido mesmo?) para devolver a vitoria que poderia ter tido em Spa.
      Muita gente já tinha alertado que essa era a punição que imperava sobre o loirinho, e que devia cumprir em algum GP de forma dissimulada. Como te falei, já estava escrito nas estrelas, e tem muita gente falando dos mapeamentos do motor e na impossibilidade de Niko vir a errar justo na quarta volta desse jogo de pneus, que segúm os entendidos, é a de melhor performance. Ele teve ainda a precaução (se for certo) de ensaiar na volta 9. Sei não, mas a caera flagrou o Toto esboçando uma eve risadinha no padock, e Lewis estava mais feliz que nunca, como aquele que se sente que se fez justiça.
      Eu apenas estou colocando aqui o que bazofiam por fora para que se enterem. Já Julianne fará sua analise se considerar o fato importante. Seguramente vai ter tela pra cortar, mas eu é. Penso que Niko não é de errar desse jeito.

      Por outro lado, vou desapontalo uma vez mais dizendo que Bottas ão fez nada que qualquer pilotinho não faria com esse motor sobrante, de fato só fez cagada ao largar mal. Melhor Magnussen que vendeu cara a derrota e foi punido por uma bela briga.
      Melhor ainda Perez, esse sim com uma Force India meia Boca (a mesma com a que pedeceu Hulky), deu o troco duas vezes ao Buton, mostrando esse seu arrojo que de vez em quando da brilho. Grande Perez. Já ele e sua disputa com Button, valeu uma corrida onde se soltaram os Porcos (Pergunta para o “rilipojas”)

      Fuerte Abrazo De, e Olé!!

      Curtir

      1. Bruz

        Juro que não entendi se você está concordando comigo ou não. 🙂

        Por favor faça uma revisão no seu texto.
        Está incompreensível.

        Curtir

      2. Estou concordando em parte, ou melhor, o boato que rola é que entregou a posição, mas não por ordens de equipe, manipulação, conspiração… etc. Mas precisamente por um acordo concebido a portas fechadas mas que tinha virado Vox populi, graças a que o proprio Totó, tinha falado que Niko deveria pagar punição. Qual punição??… As mãs linguas aseguravam que deveria entregar uma provavel vitoria de maneira pouco visivel, em algúm dos 7 GPs faltantes.
        Imagina a pressão sobre Niko, assim que o melhor sería pagar o pato o quanto antes.
        Isso estava às 4 vozes mesmo antes da corrida, só que ninguem esperaba que Lewis largara mal, mas o suposto erro eletrônico do negão, fez largar mal e….
        Agora bem, nessa corrida, justamente o Niko tinha melhor acerto para as curvas que Lewis. Você mesmo acha que errou?
        Você tivesse acreditado no Crashgate do Nelsinho se algum lunático tivesse escrito num coment apos a corrida?
        Eeeeh, os porcos andam soltos e eles viram linguiça para comer com chucrute. A Merdes dirá e fará campeão aquele que eles decidirem. Asco Asco.

        Por falar de outras, Vc assiste GP2?. Ai a coisa é mais real, e apareceu outro brasileirinho dando show. Eu não vou pelos brazucas, mas é bom quando um tal de Andre Negrão da Show de pilotagem nas duas corridas de Monza….
        Cade o Aucam? Seu pupilo levou a primeira de Monza. E Joylon é mais dono da taça.

        Curtir

      3. Bruz tb fiquei sem entender ,mas eu achei que rosberg errou de proposito pq quase num fritou pneu ,achei no mínimo estranho mas vida q segue ate o fim essa luta, mas pra mim bottas e perez foram os nomes da corrida bottas com um foguete fez seu papel,mas perez com aquela lata botou pra descer rsrsrsrrsss e magnussem joga duro demais vai dar merda um dia, mas gosto disso adoro esse vale tudo kkkkkkkkkkk

        Curtir

    2. Bottas fez um feijão com arroz na tora pq demorou demais para ultrapassar além de largar muito mal. Será que td mundo esqueceu da dificuldade que ele têve para ultrapassar magnussem, Kimi??? Que ausência de memória é essa, não vi destaque nenhum em ter uma carro superior e ultrapassar os carros com carro inferior. Ele ultrapassou com dificuldade. Kimi mesmo com uma Ferrari inferior conseguiu recuperar a posição em um erro grotescode Bottas

      Curtir

  2. Corroborando com seu pensamento, Ju, o x de Ricciardo em Perez já valeu o ingresso da corrida. Concordo com o Dé, afinal é muita estupidez achar que uma equipe que gasta milhões e possui centenas de funcionários, vá sabotar seus equipamentos, no mais, dizem que Alonso é a prima donna da Ferrari, mas Hamilton deveria parar com esses chiliques de garoto mimado, ora, está disputando o campeonato ‘só’ com o companheiro de equipe, com um carro de outra categoria e ainda fica se fazendo de vítima? Francamente? Hamilton pilotando é um gênio desse esporte, mas deveria se ater apenas a isso, pois vítima pra mim na atualidade é andar de Caterham, Marusia, Sauber…hehe e até mesmo de Ferrada!;-) Ps: Hamilton e Alonso, dois dos maiores pilotos desse esporte, deveriam ter a humildade de um Vettel por exemplo, que está sendo massacrado pelo companheiro, tem problemas, mas mesmo assim busca se recuperar na pista, assim caminha a humanidade…

    Curtir

    1. A ultrapassagem de Ricciardo em Kimi também foi de arrepiar. Entre as duas rodas não passava nem um fio. Acho que ali Daniel mostrou que está entre os grandes.

      Achar que Nico errou de propósito é tão idiota quanto achar que ele foi cirúrgico ao furar o pneu de Hamilton.

      Concordo com vc Wagner, o que o público que acompanha F1 quer é ver Lewis Hamilton acelerando e não dando ataque de diva da F1.

      Gostei da observação sobre a maneira com que Vettel vem se portando frente ao desempenho de Ricciardo. Mas não acho justo dizer que ele está sendo massacrado pelo companheiro. Sebastian tem sofrido muitos problemas técnicos. Nem dá pra dizer que ele disputou essa temporada.

      Curtir

  3. Juliana eu acredito que a williams tinha ritmo para brigar com as mercedes Felipe se acomodou no terceiro lugar teve momentos que ele fez volta bem proxima do tempo das mercedes mas a maior parte da corrida ele ficou acomodado o bottas por ser mais agressivo no lugar de Felipe ele teria ido pra cima das mercedes, digo isso porque na hora que ele se livrou do trafego ele fez voltas no mesmo ritmo e nessa hora felipe tambem fez uma prova que ele tava apenas conduzindo pra ser terceiro.

    Curtir

    1. Na transmissão americana da CBCSN, que é um filhote da transmissão da BBC, comentaram que o Massa recebeu orientações do box para poupar o KERS. Talvez essa seja uma possível explicação para a acomodação com o terceiro lugar.

      Curtir

      1. A própria equipe tem adotado um atitude conservadora durante todo o campeonato.

        O que é perfeitamente compreensível.

        Curtir

  4. Minha querida Ju, ha muito tempo nao envio um comentario no seu blog, entretanto como grande apaixonado desse esporte devo dizer a verdade que parece que ninguem quer ouvir , Riccardo eh mais piloto que Vettel e mostrou isso em todas as corridas do ano ate agora, principalmente na de hoje, nao enxergar isso eh fanatismo

    Curtir

    1. Se o Ricciardo é melhor piloto que o Vettel fica difícil afirmar, mas nem de longe quero menosprezar as conquistas daquele que é tranquilamente, junto com o Bottas, uma das as maiores revelações da temporada. Há carros onde um piloto se adapta mais facilmente que seu companheiro de equipe. Certamente essa é a situação que o Vettel deve estar enfrentando, sem falar na quantidade de problemas. A dignidade com que ele tem enfrentado suas dificuldades, como bem disseram o Wagner e o Dé, é de se tirar o chapéu! Mas se o Vettel fosse brasileiro… já imaginou os comentários depreciativos que a galera estaria fazendo?!

      Curtir

    1. Por isso que eu digo que fica inflando a bola de Alonso demais. O carro de kimi 15 kg mais pesado que o carro de Alonso é um absurdo!!! Não é de se admirar que Alonso tenha sido constantemente mais rápido que Kimi na temporada até agora. A Ferrari é imunda forjar uma superioridade de uma forma tão suja é horrível. Depois desse escândalo alguém aq tem coragem de dizer alonso tira leite de pedra. A Ferrari forja uma superioridade para o Alonso

      Curtir

  5. Ju,
    Realmente está dando muito gosto de ver o Ricciardo e o Bottas em ação. Eles estão guiando como verdadeiros campeões ou, pelo menos, no mesmo nível dos campeões. Ótimo pra F1. Ruim para Vettel e Massa, principalmente.
    Abs!

    Curtir

    1. Mas, pra mim, o Ricciardo está impressionando mais. Não só nesta corrida, mas em várias outras, a sua habilidade em ultrapassar, os “dribles” e o fato de não perder muito tempo com isso (e sem ser estabanado), é realmente louvável.

      Curtir

  6. Ju, vc acha que o Massa teria carro para andar num ritmo mais forte ou de fato não era possível para ele ameaçar as Mercedes?

    E reforçando o comentário do amigo aí em cima, que tal a história de que o Kimi andou com carro 15kg mais pesado até Spa porque as atualizações estavam indo só para Dom Fernando? Informação da Mariana Becker na transmissão de ontem…

    (Falando na Mariana, ela é umas 1000 vezes melhor do que aquele Marcelo Courrege…)

    Curtir

  7. parabéns JU por mais uma bela matéria, como previ Hamilton sem problemas nesse carro é QUASE imbatível, pra mim o cara da corrida foi bottas, Ricardo tb foi brilhante mas foi o ultimo a parar e teve pneus no final pra atacar todo mundo e fez belas ultrapassagens, mas achar que o cara que chegou agora só pq esta fazendo uma temporada melhor que seu companheiro, achar que ele é melhor que um tetra campeão menos, vamos com calma anida vai vim muitas temporadas e quando vettel acertar esse carro a seu estilo acredito que só em 2015 na próxima temporada ai sim vamos ver de fato os fatos em si, mas vettel demonstra muita grandeza em reconhecer que seu companheiro esta melhor e fazendo um belo trabalho sem dar chiliques ou chuutar o balde e sair da equipe como outros grandes fizerem,,,, mas essa informação do kimi esta com 15kg a mas é meu que um atestado pra essa diferença todo de Alonso e kimi, massa ate que em fim um pódio, e rosberg sentiu a pressão sei não esta aberto e o negão tem mas sangue nos zoi e é isso que gosto, magnussem super agressivo na defensiva e meu perez deu hum show de pilotogem com a carroça da force índia, gostaria de ver perez na red bull seria show men todo corrida

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s