Monza deixa suas marcas

Motor Racing - Formula One World Championship - Italian Grand Prix - Race Day - Monza, Italy

Lewis Hamilton já foi campeão do mundo e chegou disputando matematicamente o título na última prova por outras duas vezes – mas nunca vencera seis corridas em uma mesma temporada, marca que alcançou no GP da Itália.

Quando avisado do feito, fez cara de espanto. Afinal, pelo desenho da disputa deste ano, crê que vem vencendo menos do que merecia. Mas seu problema não é a falta de vitórias: mais consistente em treinos e corridas (por méritos próprios e por ter tido menos problemas com o equipamento) Nico Rosberg venceu duas vezes a menos e tem 22 pontos a mais. Com 175 ainda em jogo, dá para dizer que o campeonato está aberto.

Em um grande final de semana, Hamilton fez ainda a 36ª pole position e a 17ª melhor volta, em seu quarto hat trick da carreira.

Abrindo um parênteses, quais foram os pilotos não Mercedes que conseguiam vencer, fazer uma pole ou uma volta mais rápido até aqui? Ricciardo nas vitórias, Massa nas poles, e Vettel, Raikkonen e Perez nas voltas mais rápidas. E só.

Com sua 23ª vitória na história, a Mercedes igualou a Tyrrell como o nono construtor mais vencedor na Fórmula 1. Porém, os mais atentos podem dizer que a Tyrrell do passado e a Mercedes de hoje são, tecnicamente, a mesma coisa. Afinal, foi com a compra do time de Ken Tyrrell que surgiu a British American Racing, em 1999. Sete anos depois, a BAR virou Honda, depois a Honda virou Brawn e, em 2010, a Brawn virou… Mercedes.

Os motores alemães ainda fecharam o pódio, desta vez com Felipe Massa, em sua primeira festa de champanhe sem o macacão vermelho da Ferrari justamente na terra do time italiano. Foi o 37º pódio de Massa, que amargava um jejum de 26 GPs – desde Espanha/2013. Não é seu maior: entre 2010 e 2012, ficou 35 provas sem chegar entre os 3 primeiros, entre Coreia 2010 e Japão 2012.

Enquanto um ex-piloto da Ferrari comemorava, Fernando Alonso sofria sua segunda quebra da carreira na Ferrari. Quanto tempo faz que o espanhol não via seu motor parar? Há 86GPs, em março de 2010, desde que Max Verstappen tinha 12 anos…

17 comentários sobre “Monza deixa suas marcas

    1. E não sei se tera coisa a ver, mas ontem morreu (de verdade) Emilio Botín aos 79 anos de ataque ao coração. Para quem não sabe, o Emilio era aquele velhinho que acompanhava as corridas no box da Ferrari só porque ele era super fâ do Alonso, e porque era Presidente do Banco Santander há quase 30 anos e fez de tudo para meter o banco no circo.
      As contas últimamnete revelavan que o Santander tava deixando de lucrar mais do que antes. Seguro que não teve nada a ver, mas ver seu pupilo abandonar em Monza não deve ter ajudado. Ele até foi a Monza para assistir a corrida, mas depois decidiu ver por TV.
      Será que o fato da careca ter levado o Botin ajudou ao presidente da Ferrada levantar ancoras?? Não, seguro também não tem nada a ver.

      Curtir

  1. Pois é Ju, e o recorde de velocidade máxima do JPM não foi batido. Ricciardo cravou 362,1 Km/h na corrida, muito acima da marca de 2013 de Gutierrez de 341,1 Km/h mas faltou 10,6 pra superar a marca do Colombiano com o V10 da Williams BMW de 2005😦 Não foi dessa vez…

    Engraçado essa do Hamilton um piloto fora de série cravar só agora o primeiro hat trick na carreira, sendo que o Massa já possui 4. O Massa quando tem um carro perfeito na mão, é um piloto muito eficiente igual o Vettel.

    Dos pilotos da atualidade Vettel com 8 e Alonso com 5 superam o Massa. Kimi tem 2 e Button 1. Bem vindo ao clube Hamilton!

    Agora grand chelem só Vettel (4) e Alonso (1) dos pilotos atuais possuem

    Curtir

  2. 2 correções:

    1) Hamilton fez nada menos que um Grand Chelem na Malasia este ano e tem 3 hat tricks na carreira.

    2) Vettel fez a volta mais rápida no GP da Espanha este ano!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s