A bola da vez

Valtteri Bottas

Já ouvi de muita gente – principalmente que observa de fora – que ele não fez nada de especial. E talvez nunca faça mesmo. Esse não é seu grande trunfo. Valtteri Bottas tem todos os ingredientes para tornar a Fórmula 1 bastante chata nos próximos anos, caso tenha um carro competitivo. Afinal, é extremamente preciso, não costuma cometer erros e demonstra uma serenidade incompatível com seus 25 anos fora das pistas. Talvez seja ele o verdadeiro homem de gelo.

Bottas está apenas em sua terceira temporada na Fórmula 1, não sabe o que é terminar um ano atrás de seu companheiro de equipe, é o principal nome do mercado de pilotos para 2016 e é apontado como um futuro campeão do mundo por vários especialistas do meio – de engenheiros a dirigentes, jornalistas e até os próprios colegas. Que o finlandês é a bola da vez na Fórmula 1, ninguém duvida, mas o que faz dele um piloto em que se aposta tanto?

Bottas tem cinco títulos na carreira – dois na Fórmula Renault, dois Masters de Fórmula 3 e o mais importante, na GP3 – e vem aparecendo como um rival duro para seus companheiros de equipe. Estreou em 2013, após fazer um ano como piloto de testes na Williams, e bateu facilmente Pastor Maldonado em um ano muito difícil para a equipe.

As vacas magras ficaram para trás e a Williams melhorou em 2014. Com isso, seu trabalho apareceu mais. O piloto foi ao pódio por quatro vezes – contra duas do novo companheiro, Felipe Massa – e foi o quarto colocado no campeonato, à frente dos campeões do mundo Sebastian Vettel, Fernando Alonso, Kimi Raikkonen e Jenson Button. E também do brasileiro, que fechou o ano em sétimo.

Em 2015, mesmo tendo perdido a primeira etapa por uma lesão muscular na coluna, é o quinto colocado no campeonato e está à frente de Massa.

As classificações ainda não convencem tanto – fica a impressão de que sua tocada agressiva gere overdriving e seja contraproducente. Nas corridas, contudo, seus stints são como música para os engenheiros. Em Mônaco, por exemplo, com um carro longe do ideal, especialmente no trato com os pneus, foram 20 voltas com 0s5 entre a mais lenta e a mais rápida.

Resultados à parte, é curioso como a reputação de Bottas é bem mais forte dentro do mundo da Fórmula 1 do que entre os fãs. Isso talvez tenha a ver com a forma como o finlandês de comporta. A cada entrevista, tão logo sai do carro, ele impressiona pela visão global da corrida (algo que sempre marcou grandes campeões, que parecem ter assistido à prova da TV, demonstrando grande capacidade mental), pelo foco e pela calma. É daqueles que não parece desligar, que pensa em como atingir o objetivo de ser campeão a todo momento – até mesmo quando está tomando sua tradicional cerveja ainda no motorhome da Williams após os GPs. É claro que, para se tornar campeão na F-1, é preciso que vários fatores se unam. Mas sua parte, Bottas já está fazendo.

24 comentários sobre “A bola da vez

  1. É do time de Prost, Alonso e Button. Coloco também Ricciardo nesse time (constância, boa visão de prova, classificação não é um destaque). Alguns com mais talento, outros com menos.

    Dos jovens, vejo Bottas abaixo de Ricciardo. Mas se pega uma Brawn GP, vira outro Button.

    Curtir

  2. “Resultados à parte, é curioso como a reputação de Bottas é bem mais forte dentro do mundo da Fórmula 1 do que entre os fãs.”

    Se vocês saíssem de “dentro do mundo da F1” e fossem onde estão os fãs, veriam o tamanho da besteira que a frase em destaque representa. A F1, ao ignorar os fãs, está errando. Os jornalistas que cobrem a F1 estão indo no mesmo caminho. O que vocês escrevem não representa a F1 que os fãs vivenciam.

    Curtir

    1. peraí.
      A Julliane esteve em Mônaco, e sendo jornalista, fala diretamente com quem está “dentro”, e passa pra gente, que está “fora”, as impressões de quem está “dentro”.
      E também nos passa as impressões dela, que, como jornalista, está “entre” os dois mundos.
      Sem ignorar nenhuma das opiniões, como o texto mesmo indica.
      O que mais você quer?
      Que ela ignore o que acontece “dentro” e só repita as opiniões de quem está “fora”?
      Aí ela deixa de ser jornalista e passa a ser palpiteira, que é o que todos nós somos, pois estamos “fora”.
      Se liga, djow

      Curtir

  3. Impressionante alonso apanhando do buttom, se ele perder este duelo para o button este ano, ele vai rodar a baina e vai sair da equipe. Quanto ao bottas acho ele um excelente piloto afinal deixou vettel para traz ano passado. Gostaria de ver ele na ferrari, seria um pesadelo para o vettel, mas o que me parece e que vettel não gosta de concorrência então acredito que kime continua. Alguem já se perguntou porque webber ficou tanto tempo na redbull, pelo simples fato de ser um piloto fraco e em fim de carreira que não fazia nem cocegas no vettel, imagine se webber tivesse saído antes e ricciardo entrado em 2013, vettel seria tri e não tetra e ricciardo seria campeão mundial.
    ja pensou se a ferrari resolver levar o ricciardo para lá o vettel pira, quanto ao kimi se eu fosse o marco mandava ele chupar picolé antes de terminar a temporada, o cara já era não é atoa que perdeu até para o massa, com tantos pilotos jovens talentosos e baratos eu não entendo porque a ferrari paga um salário tão alto e insiste com um pilo meia roda como o kime.

    Curtir

    1. Vettel teve um 2014 atipico isso é fato. Ricardo fez um ano brilhante em 2014 e veja q certas manobras q ano passado ele fazia esse ano algumas e em varias levou o X e errou bastante ja, mas tem muito talento sim e acho q se ricardo for pra ferrari agora ricardo talvez se queime, vettel em 2015 esta guiando o fino e se a ferrari melhorar 15% fika pau a pau… Vettel é um grande piloto e ainda esta escrenvendo sua historia, alonso ja tem quase 34 hamilton 30 e ele 27 ainda tem muota lenha pra queimar ainda. Em relação a ricardo e bottas vamos aguardar, ja vi muitos pintares como futuros campeões e nem vingaram na f1…

      Curtir

    2. Tá na cara pelo escrito que é recalque de alonsista. Ei, o piloto que tu estas chamando de “limitado” tem só 4 títulos mundiais. E não o alonso não se manda da McLaren, a McLaren é que chuta ele de lá, se ganhando 15 vezes o salário do Button, não fizer cócegas no inglês!!!

      Curtir

  4. Julianne , esse menino eh muito bom, esse ano ele deu aulas de como manter atras um carro mais rápido quando segurou o Raikkonen e o Fettel. O melhor de tudo eh que sempre dizem que com o DRS eh facil ultrapassar enfim, conta isso pro Bottas por que o finlandes faz essas afirmacoes cairem por agua abaixo, alem disso , ele sempre esta no lugar certo e potencializando aos resultados dele e da equipe.

    Julianne, como vc e todo o paddock tem visto esse trabalho do Alonso frente ao Button ? Tem zoom zoom zoom por ahi , dizendo que o espanhol esta tomando tempo do Ingles ou as coisas ainda estao tranquilas ?

    Obrigado

    Curtir

    1. Ele saiu da ferrari dizendo q queria outro projeto pra bater a mercedes…ai viu a porcaria de carro q tem ja chutou o pau da barraca de 2015 ,disse q o foco é 2016 agora kkkkkkk e tome buttada kkkkkk

      Curtir

    2. Surpreende um pouco, mas está todo mundo com um pé atrás no assunto McLaren porque ninguém sabe quando os carros estão iguais – já que eles estão testando diversas configurações, aerodinâmicas e do motor – e a questão das quebras também complica qualquer avaliação em relação aos pilotos no momento.

      E muito bem lembrado sobre a maneira como Bottas defende posição. Ele realmente se destaca nesse ponto, justamente por sua precisão.

      Curtir

      1. Obrigado pela resposta, tomara que os dois pilotos da Mclaren corram em condicoes iguais e que a equipe avance , a verdade eh que a mclaren tem que estar brigando la na frente e infelizmente esse ano acho que eles ficarao devendo.
        Boa sorte no Canada !!!

        FP

        Curtir

    3. Não se esqueça que a Willians é a equipe com mais velocidade final entre as equipes e por isso é difícil de ser ultrapassada. Além do fato do Bottas defender bem a posição, complica muito a situação de quem vem atrás deles. A estratégia de pits da Ferrari deve prever não precisar ultrapassar uma Willians.

      Curtir

  5. O Bottas, assim como o Ricciardo, tem se mostrado muito bons. Agora precisam ter um carro que permita brigar pelo campeonato e ver como se comportam com a pressão de disputar um título.

    Curtir

  6. Ju, o seu blog também migra para o Motorsport.com? Espero que sim… procurei e não achei ainda…

    Aliás, parabéns pelas 2 matérias sobre F1 (com o Pat Symonds) que estão entre as mais lidas do Uol.
    Torço muito por você desde o FasterF1.
    Abs!
    Celso

    Curtir

      1. Julianne, talvez seja uma boa opção voltar para a antiga casa, formato FasterF1. O blog do Ico, no UOL, perdeu muito com o novo público, que é bem menos cordial e especializado do que o público do Total Race e da época do blog dele de antes de antes de 2011. Os comentários estão bem piores do que eram, e as discussões caíram demais no nível. A maioria dos comentários é aquele maniqueísmo reducionista que contaminou a maioria das discussões de hoje em dia.

        Mas por outro lado, se você, como o Ico, também está se fixando no UOL, e se existir algum tipo de exigência contratual de você hospedar o blog lá, pode ser uma boa por conta do alcance de público, que vai ser maior, eu acho.

        …e quem sabe o Credencial volta, né?

        De qualquer forma, vai avisando a gente, pra podermos continuar a acompanhar seu blog, ok?

        Muito boa sorte para vc (e pro resto da equipe do Total Race) com as mudanças!

        Curtir

      2. Realmente no Uol é impossível interagir naquela sessão de comentários. Bem interessante as matérias com a entrevista com o Pat Symonds que vc publicou por lá, em compensação os comentários, pelamor…

        Curtir

  7. Julianne, o que vc achou da materia publicada no grande premio sobre a Williams e o Rob Smedley?
    Sera que eles traduziram bem, ou tiraram do contexto, depois do Fabio Fofoqueira Seixas, o Victor Martins eh o pior e ahi vem o grande copy/paste premio….

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s