F1 Vida de Minardi - Julianne Cerasoli Skip to content

Vida de Minardi

Fernando Alonso on the grid.
Fernando Alonso on the grid.

“Estamos parecendo amadores”. A frase de um Fernando Alonso, irritado após “três ou quatro” alertas para economizar combustível ainda nas voltas iniciais do GP do Canadá foi um prato cheio para quem estava esperando o primeiro deslize para especular que a paciência do espanhol com a McLaren-Honda está prestes a acabar.

Depois da prova, o bicampeão até tentou ver o copo meio cheio e explicou que só reagiu daquela forma porque tinha um plano, iria aproveitar que estava no meio do pelotão para fazer tudo o que podia para segurar a concorrência mesmo com um motor menos potente, e depois economizaria.

Na verdade, deve ter pensado: ‘por que economizar se não vou acabar a corrida mesmo!’. Pelo menos teria motivos para isso. Seu campeonato até agora se assemelha de maneira impressionante com seus primeiros GPs na categoria – 12º, 13º, abandono, abandono, 13º, abandono, contra abandono, 12º, 11º, abandono, abandono, abandono. E, ainda que a expectativa de melhora seja muito mais presente no projeto atual, é o próprio Alonso que não tem mais tempo de ver a abóbora se transformar em carruagem.

Segundo Ron Dennis, este final de semana da Áustria e o próximo serão palco de um grande salto. Difícil é saber de onde ele vem. Muito se especula, mas pouco se sabe exatamente sobre quais são os problemas da McLaren. A imprensa espanhola cogita 60% motor e 40%, enquanto há ingleses que garantem que o chassi é tão bom quanto o Ferrari, pelo menos. É difícil crer nessa teoria, uma vez que a McLaren há tempos não faz um bom projeto aerodinâmico e teve relativamente pouco tempo de pista para desenvolver o modelo inovador que adotou neste ano. Além disso, não é de se ignorar a diáspora de engenheiros que o time teve nos últimos anos, perdendo profissionais principalmente para a Mercedes (levados por Paddy Lowe) e Red Bull.

Ninguém nega, é claro, que a grande fonte de problemas é a unidade de potência, lenta, pouco confiável e muito beberrona. Basicamente, falta muito para os japoneses conseguirem a eficiência de Mercedes e Ferrari na recuperação de energia, o que interfere nestes três setores. E ninguém esconde na equipe que esperava-se que mais soluções tivessem sido encontradas após sete etapas.

Esse cenário desolador, é claro, abre especulações. A aposentadoria de Button no final do ano é dada como certa pelos ingleses, e a ideia de que Alonso poderia apostar em um ano sabático perdeu força com a renovação de Hamilton. O jeito, para ambos, é encarar a vida de ‘amador’ em 2015 e esperar por uma reação que, neste momento, seria surpreendente.

6 Comments

  1. Ué Alonso não tirava leite de pedra da ferrari aquela carroça vermelha, os torcedores do espanhol dizem que ele corrimãos que o carro tira leite de pedra tal porque não 5ira desse da mclarem independente da confiabilidade. Tinha gente que dizia que Alonso na marussia pontuava e tal. Isso só prova o que todo mundo não existe t sem carro top o resto é conversa fiada o que diferencia um do outro e tem uns os top que tira tudo do carro outros não.

  2. Se por um lado pode-se presumir que a situação da MicNardi Honda só tende a melhorar por não ter tido ano pior em toda sua história, por outro dizem que nada é tão ruim que não possa piorar, vide a Renault. E se realmente for tomar como base os últimos três carros deles, não se pode esperar nada bom nem mesmo para 2016.

  3. Não se discute a qualidade do Alonso como piloto. Mas Parece que fora do carro não manda tão bem assim. Vide a saída conturbada da McLaren. Como Vettel e Hamilton são do mesmo nível dele, cada um com suas particularidades, acabou ficando sem alternativas. Já sem clima na Ferrari, acabou sobrando apostar na parceria McLaren-Honda. Agora é torcer e muito para o carro e o motor,UP, serem tão bons quanto dizem. Econegócio desenvolver o carro este ano.

  4. Hehehe o espano embarcou numa canoa furada, haja 7 décimos. Eu sempre achei que ele fala mais do que pilota, não que seja de todo ruim. Só está longe de ser o el fodon que seus torcedores apregoam.
    O Dennis contratou o estrelão pra fazer o projeto vingar e o que se vê é que a McLaren não tem um piloto pra liderar a bagunça, nem equipe técnica.
    Mas que é bom pra quem acorda pra secar o asturiano, ver ele tomar bronca do kimi pra sair da frente com um carro lento. Isso é. Tá pagando o que fez com o Petrov!!!

  5. Até concordo que ele extrai mais do que um carro oferece. Mas será que ele sabe acertá-lo? Durante sua permanência na Ferrari os carros pioraram, ficaram difíceis de guiar.
    Claro que a Ferrari os construiu conforme as preferências dele, Alonso. Massa sofreu com os carros projetados para o estilo do Alonso. Kimi também penou.
    Na McLaren atual, como o carro estava pronto, Alonso não teve tempo de interferir. Tanto é verdade que Button está ganhando por 3×2 nas classificações. E andar rápido em classificação nunca foi o ponto forte do inglês. Parece que Alonso tem o dom de “piorar” os carros que só ele consegue pilotar.


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