F1 Coisas da ‘corrida balada’ - Julianne Cerasoli Skip to content

Coisas da ‘corrida balada’

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Você acorda e dá bom dia para o porteiro. Mas são 3 horas da tarde. Chega para trabalhar lá pelas 5 e vê que tem entrevista marcada para depois da meia-noite. Trabalha até umas 2h da madrugada e talvez até arrisque uma volta correndo na pista depois disso, para manter o corpo em movimento. Depois, arruma um lugar aberto para jantar, às 4h e tenta ficar acordado até o sol nascer. Vai dormir de dia, luta com a claridade do quarto, e acorda… de dia.

E não é só por essa rotina maluca que o GP de Cingapura é único. E rapidamente se tornou um dos prediletos de muita gente (para mim, particularmente, ele é imbatível) que trabalha na Fórmula 1. Inclusive para os pilotos que, apesar de todo sofrimento de um calor implacável mesmo à noite, gostam muito do traçado e de todo esse clima de ‘corrida balada’.

É curioso como o traçado de Cingapura é, aparentemente, simples, mas todos os pilotos se empolgam ao falar sobre as dificuldades que enfrentam. Mesmo em uma volta lançada, é uma pista difícil de acertar, pois a grande sequência de curvas faz com que uma entrada ‘torta’ custe muito caro. Como a tendência do carro é sair de frente neste tipo de circuito, a busca é por ‘prender’ essa parte do carro e conseguir virar o mais cedo possível, tentado quase que criar atalhos na pista.

Essa, inclusive, é uma das especialidades de Fernando Alonso, que costuma ser um show à parte nas ruas de Cingapura. Lewis Hamilton é outro que sempre anda bem aqui, assim como Daniel Ricciardo. Todos pilotos agressivos.

Ao mesmo tempo, Cingapura é uma maratona e é preciso inteligência e sensibilidade para entender como o desgaste de pneus, mais alto que o normal para uma pista de rua, muda o comportamento do carro ao longo da corrida. Para completar, o termo maratona também se aplica ao lado físico: mesmo à noite, a alta umidade faz com que a sensação térmica nunca fique abaixo dos 30 graus e, dentro do cockpit, com o ar ‘travado’ pelos muros próximos, chega facilmente aos 50. Uma verdadeira sauna que os pilotos encaram por duas horas na corrida, algo que certamente atrapalha a concentração.

Pode parecer sofrimento, assim como a forma como nossa cobertura se adapta aos horários de Cingapura. Mas todo mundo aqui gosta mesmo é de um desafio.

3 Comments

    • Também achei estranho: é o piloto com mais vitórias, mais pódios, mais poles (ao lado de Hamilton) e o único a ter completado todas as voltas desde a corrida inaugural em 2008, todas nos pontos.

  1. Hoje eu vi como Lewis anda bem em Singapura, Rosberg e vettel muito subestimados.


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