A volta dos pescoços quebra-nozes

bottas

Nos últimos anos, o que chamou a atenção em relação ao físico dos pilotos foi a magreza. Afinal, principalmente após a introdução dos sistemas híbridos, que começou em 2009 com o KERS, e a manutenção de um peso mínimo baixo, coube aos ‘elementos humanos’ economizarem quilos para dar maior liberdade para os engenheiros determinarem como distribuir o peso.

Isso só não se tornou absolutamente temerário devido à transformação das próprias corridas, bem mais lentas devido ao fim do reabastecimento e aos pneus de baixa duração. O resultado desta combinação foi uma série de corridas em ritmo ao banho-maria e a predominância de ‘vencer sendo o mais lento possível’.

Ainda assim, tivemos casos de desmaio por desidratação – que é, efetivamente, a forma mais fácil de ‘bater’ no peso, emprestando o jargão das lutas. Corpos menos hidratados não são mais magros – uma vez que não estamos falando de diminuição da gordura – mas podem pesar vários quilos a menos.

Mas a ditadura da magreza vai ter que ficar para trás. E nem é pelos 20kg a mais determinados pelo novo regulamento, até porque as dimensões do assoalho e asas também subiram e ainda não está claro o quanto vai sobrar para o peso do piloto aumentar. Mas há, de fato, uma necessidade criada pelo próprio regulamento.

A expectativa de carros até 5s mais rápidos dependendo do circuito, sendo que grande parte desse tempo deve vir do contorno de curva devido ao novo pacote aerodinâmico e à maior aderência vinda de pneus mais largos e com nova construção, afeta diretamente os pré-requisitos físicos dos pilotos. E aumenta a necessidade de construção de massa muscular em alguns pontos-chave. Em outras palavras, devemos ver a volta dos pescoços quebra-nozes.

Colocando em números, espera-se que a força à qual os pilotos vão se submeter nas curvas aumente em até 5G em 2017 dependendo do circuito. Isso significa até 50kg a mais – e é o pescoço a parte do corpo mais afetada por estar mais ‘solta” dentro do cockpit.

 

Aumentar a força e resistência muscular do pescoço, além da chamada região do CORE (músculos estabilizadores do abdome e lombar) e, em menor medida, dos ombros, braços e pernas será fundamental a partir da temporada 2017. Apenas na frenagem estima-se que os pilotos terão de fazer o equivalente a mais 30kg de força para parar o carro. E, como a limitação de peso ainda persiste, isto terá de ser feito com o mínimo de crescimento muscular possível.

Popularmente costuma se dizer que o músculo pesa mais que a gordura. Na verdade, ele é mais denso. Seja como for, os pilotos terão de tentar se equilibrar na corda bamba entre ficarem mais fortes sem aumentarem demais seu peso, ou seja, com o mínimo possível de crescimento muscular.

O aumento da força e resistência tem reflexo direto na performance. Afinal, quem tiver que fazer mais força para segurar um pescoço mais frágil vai desperdiçar energia. E, quanto menos energia e mais cansado o piloto se sentir, menor sua capacidade de reagir, tanto mentalmente, quanto fisicamente, aos demais desafios da prova.

Perguntei justamente a Alonso se ele pretende mudar seu treino. A resposta foi curiosa: “Meu corpo está velho, já aguentou de tudo, não preciso mudar muita coisa. Os mais novos que vão sofrer bastante”. Será que já começaram as alfinetadas a Vandoorne? Seja como for, será uma surpresa se o pescoço quebra-nozes não reaparecer já para os testes de Barcelona no final de fevereiro.

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. Victor disse:

    Sobre a preparação dos pilotos, recomendo este video com Mark Arnall, atual preparador físico do Raikkonen e ex-treinador do Hakkinen: https://www.youtube.com/watch?v=vIuiR-hhuaE

    Curtir

  2. Alexandre disse:

    Ju, você já tinha postado que cada piloto tem sua preparação personalizada. Queria saber se tem algum piloto que se dedica mais a parte física e um que é mais relaxado? Ou todos tem o mesmo nível de preparação física?

    Curtir

    1. Veremos isso ao final da corrida em Melbourne, com certeza!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.