F1 O que aconteceu após as mudanças de regras de 2014 na F1 - Julianne Cerasoli Skip to content

O que aconteceu após as mudanças de regras de 2014 na F1

regras de 2014 na F1 deram início ao domínio da Mercedes

As mudanças de regras de 2014 na F1 foram consideradas por muitos aa maiores da história, devido à da nova unidade de potência. Até o nome teve que mudar, pois o que chamamos de motor se tornaria um grupo de seis grandes peças com funções tão diferentes quanto complementares.

Quais foram as mudanças de regras de 2014 na F1

  • Adoção de unidade de potência turbo híbrida que recupera energias cinética e calorífica, com câmbio de oito marchas e limite de 15.000rpm;
  • Restrições de quantidade total de combustível (30% a menos) e de fluxo;
  • Mudanças no bico (que ficou mais baixo), asa dianteira (mais estreita) e traseira (que perdeu a beam wing, uma espécie de segunda asa que ficava na parte mais próxima ao chassi). O objetivo era diminuir o downforce em 20%;
  • Fim do difusor soprado com a instalação do escapamento mais ao alto e centralizado.

Eram tantos detalhes de X megaJoules para lá, Y megaJoules para cá, que nem todos compreenderam qual era a melhor saída em termos de rendimento. Era preciso equilibrar a energia na volta lançada na classificação e na corrida, quando a termoeficiência seria fundamental. E é por isso que foi uma mudança interessante: apareceram quatro motores (com a chegada da Honda em 2015) com projetos bem diferentes entre si.

Porém, o grande temor de todos também se tornou realidade: uma fabricante acertou a mão logo de cara. Diferentemente de quando isso acontece com algum item aerodinâmico, era muito mais difícil copiar as soluções da Mercedes. Até porque as próprias regras proibiam, pelo menos inicialmente, que os outros se desenvolvessem. Ano após ano, as restrições ao desenvolvimento foram caindo e as unidades de potência foram ficando mais padronizadas. Mas a vantagem que a Mercedes conseguiu não foi eliminada.

Domínio da Mercedes foi além da unidade de potência

Seu domínio, é claro, foi além disso. O time alemão buscou inspiração nos amortecedores da Renault de quase 10 anos antes e na própria suspensão ativa da Williams do início dos 1990 para desenvolver um sistema hidráulico que neutraliza as forças durante as curvas.

Não demorou para a FIA frear o chamado FRIC, mas a expertise já estava lá. Como nos anos de escapamento soprado da Red Bull, os engenheiros voltaram a encontrar maneiras de andar com o carro regular, mas com resultado semelhante em termos de estabilidade.

O resultado foram três anos de domínio, que acabaram levando à mudança de regra de 2017. Mas também foi uma época de ganhos sem precedentes de eficiência térmica. E de mais problemas de confiabilidade do que nos últimos anos do regulamento de 2009.

6 Comments

  1. Julianne, julgo que, se a pressão aerodinâmica aumentou, então os circuitos poderiam ficar mais difíceis, acabando com as áreas de escape asfaltadas; compreendo que é mais seguro, mas sem essas áreas “facilitando” a saída de pista, os pilotos vão pensar duas vezes e extrair o máximo de cada curva, sabendo que o menor erro pode acabar com sua corrida.

  2. Ju, a Mclaren assim como à Renault fizeram parceiras com a BP e vão usar Castrol nessa temporada. A total sai de cena já que a Red Bull irá de Mobil ex Mclaren. Na f1 em que todo detalhe conta muito, por ter fechado com 2 equipes distintas e com 2 motores diferentes, isso pode ser uma vantagem para castrol e logo Mclaren e Renault ? Ou não, e nessas mudanças quem se deu melhor ?

    • Bruno, essa relação motor-óleo-combustível é tão importante (intrínseca) , que no ano de 2014 a Mercedes chegou a gastar alguns dos seus tokens para extrair mais eficiência do combustível e óleos da Petronas.
      Então creio que essa associação Castrol/Renault, Castrol/McLaren seja vantajosa para a Castrol, que vai aprender muito sobre o seu produto em condições bem diferentes, mas talvez não haja vantagens para McLaren e Renault.
      Sempre é difícil acertar quem se deu melhor quando ocorrem mudanças na F1, mas talvez quem tenha se dado pior, nessa mudança de fornecedor de óleo, seja a RedBull pq a Renault com certeza vai jogar todas a suas fichas em adaptar seu motor à Castrol e a RedBull que se vire para tirar a diferença, porém sempre é complicado afirmar algo na F1, quem esperaria Vettel tendo tantos problemas com a Ferrari esse ano? Ou Verstappen sendo promovido e dando show na pista?
      Abraços pros meninos e beijos pras meninas!

      • Lembrando que há restrições importantes ao desenvolvimento de combustíveis entrando em vigor neste ano, o que vai mudar bastante essa dinâmica

  3. Tem um detalhe que não foi incluido em nenhuma das grande mudanças passadas. O DRS. A grande alteração do numero de ultrapassagens nos ultimos tempos se deu ao DRS, que teve que ser ajustado nos primeiros anos por no começo permitir ultrapassagens até mesmo antes dos pontos de freadas.

    As ultrapassagens diminuíram, e a influencia do DRS também, nos ultimos anos porque a ultima mudança em 2014 acabou tornando o motor mais importante que a aerodinâmica.

    Tendo mais aerodinâmica agora, caso as ultrapassagens fiquem mais dificeis creio que vai ser so questão de aumentar as distancias das zonas de ativação de DRS e as ultrapassagens irão aumentar novamente.

    Mas eu acho que a mudança de 2017 vai ser bem interessante pq vai creio que permitir tempos de volta nunca vistos anteriormente. Aumentando também o desgaste físico vai influenciar bastante no final da corrida, quando um pilotos menos cansado poderá ser mais rapido do que o piloto mais desgastado. Mas no fim são teorias, agora teremos que esperar para ver

    • DRS e pneus, Taris. Os cálculos das equipes apontam que 60% das ultrapassagens são feitas com DRS e, mesmo dentre elas, há a influência da pouca durabilidade dos pneus. Os números, inclusive, caíram especialmente após a adoção de compostos um pouco mais duros em meados de 2013 e voltaram a subir ano passado com a maior liberdade na escolha dos compostos. Os números de 2016, inclusive, não ficaram muito distantes de 2011.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise
Redes Sociais
As últimas
Navegue no Site

Adicione o texto do seu título aqui