O que fez em 2016: evoluiu muito ao longo do ano e foi quem chegou mais perto da Mercedes. Teve 2 vitórias
O que muda para 2017: motor mais forte e nova fornecedora de lubrificantes
Meta: brigar por vitórias constantemente
Uma análise mais simplista não deixa dúvidas: se a Red Bull foi quem aproveitou a grande mudança de regras de 2009 para saltar do meio do pelotão e vencer quatro campeonatos seguidos, é ela a maior candidata a fazer o mesmo agora.
O problema é que a Fórmula 1 de 2008 não era a mesma de 2016. E o tipo de regulamento e de mudança não poderiam ser mais diferentes em relação àquela época.
Lembremos que a temporada anterior ao regulamento que previa a queda em 40% da pressão aerodinâmica foi marcada por uma intensa briga entre Ferrari e McLaren pelo título, o que atrasou a preparação das duas gigantes da época. O 2016 da Mercedes, por outro lado, não poderia ter sido mais tranquilo, facilitando o desvio de recursos.
Em 2009, como o alvo das regras era a redução do downforce, quem aparecesse com um projeto que mantivesse os níveis mais próximos do anterior levaria vantagem. Agora, o segredo é aumentar a pressão aerodinâmica gerando o mínimo de arrasto possível. Ou seja, é um desenvolvimento contraintuitivo na comparação ao que levou a Red Bull ao topo.
Do lado do motor, os primeiros sinais dão conta de que a Renault acertou a mão. Porém, as diferenças em relação aos projetos anteriores provocam algumas preocupações com falhas, ora mecânicas, ora na própria unidade de potência. Além disso, como a equipe de fábrica francesa é quem rodou com menos problemas na pré-temporada, há a suspeita de que a questão esteja ligada aos lubrificantes da Mobil, nova parceira da Red Bull e da Toro Rosso. Isso poderia ser grave porque os fornecedores têm de entregar cinco amostras a serem utilizadas ao longo do ano antes da temporada começar segundo as novas regras. Antes, esse número era ilimitado.
Ao mesmo tempo, não apenas a capacidade de elaborar um projeto vencedor, como também – e principalmente – de se desenvolver ao longo da temporada impedem que a Red Bull seja colocada fora do páreo. E ninguém duvida que ainda estamos longe de ver do que o time será capaz assim que o campeonato começar.
Ainda mais com a dupla mais forte do grid atual. Forte, jovem e ambiciosa. Se Max Verstappen impressiona pelos riscos que assume, Daniel Ricciardo tem a dose certa entre se jogar e se segurar e é um osso duro ao longo de uma temporada.
Ju, os long runs dos taurinos, de macios, foram muito próximos aos da Mercedes. Seria um indicio de um carro bem nascido ou esta mais para a Mercedes que não teve a evolução esperada?
Não dá para saber carga de combustível, modo de motor, etc. O que vimos foram os pilotos – especialmente Ricciardo – reclamando de dificuldades de setup, o que pode ser resolvido até a Austrália.
Uma duvida que eu tenho: O motor Renault da Red Bull deste ano é o mesmo da equipe Renault ou é um motor Renault modificado e renomeado para TAG Heuer?
Anderson,
Até aonde sei, são exatamente os mesmos da Renault Sports rebatizados como Tag Heuer, só a questão dos óleos e lubrificantes que parecem confirmar o que eu pensava pelo o que a Julianne escreveu:
A Renault produziu o motor pensando em sua equipe de fábrica e Red Bull que se vire com eles.
Julianne aproveitando o post para perguntar, o Helmut Marko já cravou que o Bottas não é tão bom quanto Lewis. Você já tem alguma opinião sobre o finlandês? pq o senhor Marko colocou “apenas” Vettel, Ricciardo, Verstappen, Sainz Jr e Kviaty, então ele deve saber do que está falando…
Abraços pros meninos, beijos pras meninas e um abraço e um beijo pra você Julianne!
Marko costuma fazer muita politicagem nas falas dele, eu não levaria isso muito a sério.
Julianne vc se equivocou em dizer que a Redbull tem a dupla mais forte do grid, cada um tem sua opinião, mas ricciardo teve muitos autos e baixos ao longo de sua carreira. Perdeu para kyviat e Vergne, eu nao arriscaria dizer que eles são os melhores pilotos do grid.
Acho a F1 muito injusta kyviat bateu Ricciardo em 2015 e foi rebaixado, verstapen perdeu para Ricciardo e já é aclamado como o melhor.
Cada um com sua opinião, mas eu concordo com a Julianne! Ricciardo e Max são a dupla mais forte pelo que podem render e pela ambição. Ambos são jovens e sonham muito em levarem um título pra casa, ainda mais pilotando por uma equipe de ponta.
Não diria que Vettel e Raikkonen são a melhor dupla do grid, nem que Bottas e Hamilton são. No caso da Mercedes, o Bottas ainda tem que provar que é um vencedor de corridas, algo que Max e Ricciardo já provaram. E na Ferrari não vejo o Raikkonen com tanto gás para fazer uma temporada impressionante.
Concordo com você Anderson. Max e Ricciardo já provaram do que são capazes. No momento ainda acho o Ricciardo melhor (mais completo), mas vejo muito potencial a ser desenvolvido pelo Max…acho que daqui há alguns anos ele será melhor do que o Ricciardo.
Hamilton esta para escrever seu nome na história como um dos maiores de todos os tempos , nunca passou nem um ano sem vencer ou fazer poles, com exceção de Kovalein senpre enfrentou companheiros de altíssimo nível, ao contrário de ricciardo que ja deixou a desejar em duas temporadas, não tem como dizer que ricciardo ou verstapen são melhores do que ele.