Enquete da semana: Vettel x Hamilton

Com a cabeça mais fria e depois de ler todos os argumentos que circularam por aí durante a semana, o que vocês acharam do lance entre Vettel e Hamilton em Baku?

Estou particularmente curiosa, pois nos comentários nas mídias sociais, por aqui e no UOL, não havia nenhum padrão. Realmente foi um episódio que dividiu opiniões e que fez a F1 voltar à mesa do bar.

PS.: Fico feliz quando vejo que os leitores do blog têm opiniões condizentes com o que ouvimos no paddock, ou seja, estão se informando nas melhores fontes. O resultado da semana passada mostrou isso!

 

46 comentários sobre “Enquete da semana: Vettel x Hamilton

  1. Bom dia Ju.
    Pelo que eu acompanhei até mesmo os envolvidos com a F1 ficaram divididos. Eu continuo achando que os dois deveriam ter sido punidos. Agora a FIA reabrir a investigação ficou sem sentido. Tá parecendo que o fato do Hamilton ter tido um problema e ter ficado atrás do Vettel na corrida ocasionou isso.

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    1. Entao Daniela, eu penso como fica essa questao se outros pilotos resolverem agir assim, questoes q acreditarem terem sido injusticados e na pista demonstrarem sua insatisfacao…hj foi a 45 KM/h, e Vettel vem numa crescente em relacao a conduta esportiva dele. Infelizmente mesmo em detrimento do campeonato, q esta no começo ainda mto coisa vai ocorrer.

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  2. Julianne ontem vi a um vídeo comparativo entre as voltas do GP e as relargadas e o comportamento do HAM foi igual, o Vettel que quis ser esperto e antecipar a aceleração do inglês ele passou do ponto e bateu. Acho que o Vettel ficou muito P com ele mesmo e fez uma das manobras mais estupidas dos últimos 20 anos. Fazendo um paralelo como a política da FIA de segurança no trânsito, eu, suspenderia o Vettel na Austria por essa manobra.

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  3. Valdinar Gouveia de Araujo
    Juliane é muito triste ver um campeão mundial da categoria fazer o que esta fazendo na pista. O cara tem chorado muito e demonstra seu verdadeiro caráter . Conquistou os títulos por que tinha um carro sensacional nas mãos. Ele não sabe perder e espero que não ganhe o título esse ano.

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  4. O pior disso tudo é que o Vettel não reconhece o seu erro. Isso é bom porque vai deixar o Hamilton supermotivado e com sangue no olho, como ele mesmo falou: “Quero ganhar as 12 próxima corridas”.

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  5. Acredito que o Vettel errou com uma reação impensada no calor do momento, acreditando que o Hamilton tinha realizado um break test (erro de percepção talvez, mas percepções são percepções). A reação dele não foi correta, reitero isso, mas foi motivada por uma atitude indevida e antiesportiva do Hamilton na avaliação dele no momento.

    Mas já punido e não entendo o porquê da FIA reabrir a investigação. Concordo que não é uma atitude de um multi campeão, referência para crianças e jovens, mas nossos ídolos do passado já fizeram coisas bem piores.

    Uma nova punição ao meu ver seria uma decisão mais política do que baseada em critérios. Já vimos o Hamilton fazer coisas piores com o Rosberg com muito mais velocidade (e consequentemente risco) e nunca foi punido por terem sidos consideradas incidentes de corrida, além de inúmeros outros incidentes tanto na F1 e outras categorias que não foram punidas de forma tão severa.

    Acho que essa discussão já deu, deixem os caras brigarem na pista.

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    1. Ponderadissmo, Diego!
      Acho q a FIA nao abria o caso se fosse outro piloto, Vet tem sido bem tolerado por ser quem é, mas essa pode ter sido uma atitude mais complicada de se deixar passar..ahh pq q Ham fez coisas piores (antidesportistas) com Rosberg?
      Os principais ocorridos como GP da belgica 2014, GP da Austria 2016 e GP da Espanha 2016, respectivamente, um Rosberg furou o pneu de Ham o q levou a Mercedes a impor regras (o tal Manual) de comportamento, toque de novo de Rosberg na ultima volta punicao de 10s, por fim nesse os dois colidem e abandonam, sao entreveros recentes outros ocorridos foram no ambito do esporte creio eu.

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    2. Muito obrigado Diego!

      Eu não conseguia “votar” na enquete e não entendia o por quê! Você desvendou! Não tem a opção “Vettel já levou a punição. Assunto encerrado!”.

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    3. Compartilho da mesma opinião que você. Escrevi em alguns posts da Ju sobre isso, que é basicamente o que você disse. O Vettel errou, levou uma punição que ao meu ver foi branda, mas puni-lo novamente eu acho uma coisa política, ou porque deu muito comentário, ou seja lá qual foi o motivo, menos pelo ato em si, e sendo assim, eu discordo da punição. Hamilton, Alonso, Raikkonen, entre outros já fizeram “barbeiragens” e foram corrigidos por isso, mas, ser punido por uma atitude política não é correto.

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  6. Sou novo por aqui, vi seu twitter e gostei da forma como vc trata a informação, parabéns!
    Bom qto a polemica situação do ultimo GP, parto do principio q ali ninguém é bobo, Vet quis aproveitar oportunidade perdida na relargada anterior, portanto colou…Ham já tinha sido alertado a sobre a distancia com o SC na reta, portanto estava preparando os procedimentos, avaliando q tinha alguém atrás dele babando pra tomar a posição (já foi relatado q ele fez a msm coisa nas voltas anteriores) era a curva 15, tinha ainda a 16 levemente à direita e a super reta… o q percebi é q Ham fez o q esta no seu direito… Vet foi tão amador, q na situação julgou ter sido sacaneado, para ele só um brake-test pra ele cometer tal falha, tbm não acho q Ham premeditou, pois Vet batendo atrás a possibilidade de abandono duplo será altíssima e alem de que a desvantagem na tabela permaneceria, acho sim q ele se valeu do q pode pra evitar perder a posição, algo q tds fariam como falei ali não tem bobo,
    Acho q o grande problema fica por parte da atitude de Vet de emparelhar e jogar a Ferrari contra a Mercedes #44, por mais q se sentisse sacaneado, por mais q ele achasse Ham sujo, ali por debaixo do capacete não compete a ele o julgamento…a cabeça “latinamente” ferveu ai ele jogou fora a compostura ele não pode fazer isso, isso não se faz!
    Creio sim q a punição foi inadequada, pela questão do histórico recente dele, vale lembrar os casos do dedo médio por se sentir sacaneado pelo retardatário Massa, os “rádios” mal educados
    e descontrolados ofensivos a Charlie Whiting e agora sua superlicenca esta penduradissima, a FIA tem q rever mesmo como forma de doutrinar ele e outros que por ventura achem q possa se valer disso, evitando abrir um precedente.
    Sem olhar cor de equipe envolvida e sem fan clubismo fica fácil de tomar a decisão!

    Desculpe o textao… novamente parabéns pelo espaço e pelo trabalho!

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  7. Eu acho o que tô achando desde domingo a tarde. Achei a punição ao Vettel até branda.

    Se os dados da telemetria estão corretos, Hamilton não fez o break test que Vettel afirma. E, com a luzes do SC apagadas, Hamilton ditava o ritmo, cabendo a quem vinha atrás estar atento.

    Vettel talvez seja meu piloto ´preferido, junto com Alonso. Mas sofre de um mal comum que tem se visto em jogadores de futebol brasileiros de alguns para cá: destempero sob pressão.

    Fico me perguntando se não é um mal do nosso tempo, da Geração Y.

    Do ponto de vista esportivo, foi contra toda a conduta esperada. Ok, eles estavam em baixa velocidade, mas se passa batido, abre-se um precedente perigoso.

    Achei até que merecia mais do que o stop and go de 10 segundos, mas considerando que existe o tal “sistema de pontos na carteira”, ficou mais ou menos coerente.

    O curioso é que o problema de Hamilton com a proteção de cabeça me pareceu providencial para a direção de prova politicamente falando. E essa sensação ficou reforçada porque, coincidentemente ou não, o anúncio da punição foi divulgado imediatamente após Hamilton começar a ter problemas, “livrando” o Race Control da responsabilidade sobre o tricampeão.

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  8. Apenas para lembrar que o Hamilton costuma fazer esse tipo de manobra sempre – não sei se lembram do que ele fez em Fuji em 2007 quando freiou bruscamente fazendo com que o mesmo Vettel batesse em Webber (https://www.youtube.com/watch?v=srZsbnGxu1A). Mesmo em uma situação em que ficou clara a intenção do Hamilton, a FIA não fez nada, só tirou a punição que havia imposta para o Vettel, ou seja, não é de hoje o Hamilton faz as deles e passa impune pela FIA.

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    1. Hamilton bobo nao, o lider mtas vezes com o safety car perde uma consideravel margem q tinha, o controle de ritmo eh a unica vantagem q o lider dispoe e os pilotos de ponta todas ele se valem desse direito, esse link tem sido bem usado pra corroborar as alegacoes de Vet.
      Mas tbm tem esse .
      Vet por nao ser bobo ser top driver tenta capitalizar, qdo ele erra da isso.
      O fato eh q com a telemetrica buscava-se meios de fundamentar o q Vet chamou de brake test, podendo aliviar a tensao, punir Ham com pontos na superlicenca, queda no proximo grid q seja, isso nao procedeu nem na volta da colisao nem nas outras anteriores com SC… ai cai por terra sustentar a posicao de Vet q tornam-se infundadas, nao se trata de proteger, de defender A ou B, se vc errou.. errou por que, qual motivo? Vet ja poderia amenizar falando abertamente, por escrito q seja, se desculpar com fa, com os colegas de oficio…mas a postura dele apos td isso tem colaborado pra q o caso nao fosse encerrado.
      Repito santos e bobos nao sao, e nao tem, ainda sao humanos q falham, q acertam e sao obrigados a tomar decisoes mas rapidas q qualquer mero mortal…nesse caso Ham nao tem q vir a publico e sim Vet, mas as vezes isso eh demonstrar fraqueza perante seu rival, as vezes ele espera ir ate o fim em sua posicao tomada msm. Vamos aguardar!

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      1. Bela lembrança!

        Vi e revi várias vezes os vídeos da onboard de LH e Seb nas voltas em que o SC ia entrar. Percebe-se que na primeira vez LH freia antes de fazer a tangência da curva que precede a pequena reta e só tira o pé do freio depois da curva. Já na segunda vez Seb estava, realmente, mais perto porém LH faz a tangência sem freiar e só vai frear depois do apex, já na reta. Dá pra ver como o carro fica lento de repente.

        LH foi malandro e Seb desmiolado na sua atitude. Perdeu a corrida na sua tolice.

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  9. Olha, Hamilton pode até não ter feito o break-test, mas desacelerar daquele jeito e naquele ponto é perigoso, não é a primeira vez que ele faz isso, aliás, toda relargada ele faz isso e a FIA nunca tomou uma atitude, não é a primeira vez que dá confusão por causa disso, por isso, acho que os dois deveriam ter sido punidos.

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  10. Por partes, primeiro a batida na traseira:

    De acordo com a investigação (e assumindo que ela é idônea), o Hamilton não fez o break-test — inclusive, vi um vídeo, acho que dá Sky, que mostra as duas voltas de relargada: o Hamilton se comporta da mesma forma nas duas; o Vettel, tenta diminuir o gap — e, portanto, fica na conta do Vettel. Uma punição de 5s (sem entender nada do regulamento, fica só no “justiçômetro”) ficava de bom tamanho.

    Sobre a batida “roda a roda”:

    É uma atitude inaceitável em um esporte que você coloca a vida de outros em risco. Imagina se ele fica p* da vida em Spa ou Silverstone, o tamanho do estrago? Uma punição mais severa, exemplar, talvez seja merecida.

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    1. Perfeito Setnab, queria ter esse poder de coesao!
      a batida [e mto simples de entender neh rs….?
      agora a batida roda a roda quem eh do meio sabe a dimensao de tal acao, do qto antidesportista ela eh…merece sim ser revista, eu fico chateado por ser ele Vet mas ele vem numa crescente de atos q ele julga ali por debaixo da balaclava, tem q por um basta a fim de impor algo q nao anime outros a fazer tal acao. Ele pelo tamanho do piloto que serveria de exemplo, e caso ganhe o mundial sera epico!

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    2. Acertar de lado a roda do adversário a 50 km/h por hora (reitero, a 50 khm/h) causa o mesmo efeito em Baku, em Spa, em Silverstone ou em Adu Dhabi: NADA! Absolutamente NADA!

      Seb foi bobo, tolo, não aprovo sua atitude, mas em nenhum momento leviano, pois não premeditou nada: apenas agiu de cabeça quente (o que se faz no trânsito diariamente, vamos convir, e nem por isso saímos por aí “arrotando” que devemos “dar exemplo”).

      Seria uma atitude inaceitável se tivesse premeditado e acertado POR TRÁS a mais de 250 km/h, como Senna fez. Para reforçar, dois anos depois, um piloto lá morreu em acidente em circunstâncias parecidas: https://www.youtube.com/watch?v=WDbphplCDcA).

      Estão querendo colocar a situação de Seb no mesmo “balaio” de atitudes de outros. Isso sim é leviano: cada caso é um caso.

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  11. Vettel deveria receber bandeira preta e ser eliminado. O “braketesting” é livre para ser feito pelo líder, mesmo quando em demasia e intensidade. O safety-car ja tinha apagado as luzes, então todos deveriam seguir o líder e como em um acidente de trânsito, o carro da frente não pode ser culpado pela batida. A bandeira preta se dá pela forma que o piloto da Ferrari joga o carro em cima da Mercedes, demonstrando total falta de preparo emocional. A punição de 10 segundos foi um prêmio ao mau caratismo.

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  12. Inaceitável o comportamento de um tetra campeão em jogar seu carro. Ficou barato apenas os 10s. Demais disso, os pontos na carteira do alemão, em verdade, não tem surtido efeito.

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  13. Encaro o julgamento da FIA como se faz em tantos outros esportes, mesmo tendo a punição no momento da corrida, digasse branda e no momento estranho, ela tem o direito de rever e aplicar uma punição mais efetiva ao Vettel.
    O Vettel, foi responsável pelas duas batidas, fato, Hamilton foi esperto, sim tolo foi o Vettel em não ficar atento.
    Enfim, isso deverá ocorrer em julgamentos mais pesados daqui por diante, já desde a Austria, e não irá me surpreender se a FIA, resolver punir o Vettel com uma multa, ou advertência, que no caso, ele seria reincidente

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    1. Exato qualquer decisao tomada, pode gerar influencia em outros ambitos esportivo /financeiro/audiencia, porem, creio q isso deva ser colocado a parte..tem mto campeonato pela frente ja vimos mtas reviravoltas e ele tem toda condicao de sair forlatecido disso.

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  14. Sem tratar especificamente do caso Hamilton x Vettel, o que eu percebi é que num contexto “Bernie” isso é ótimo para a F1. Os organizadores devem estar adorando e, de certa forma, até fomentando, pois depois de muitos anos temos uma verdadeira rivalidade! do estilo, Senna x Prost, Piquet x Mansel etc.

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    1. bem lembrado. os blogs estao com muito mais pageviews, varias paginas no youtube aumentaram o trafico e os gps terao sold out tickets…… vettel e hamilton aumentaram a temperatura do caldo bastante. e por incrivel que pareca os fans de f-1 (eu leio em algumas linguas os comentarios) sao divididos mas nao tao polarizados quanto os imbecis que discutem politica, economia, sexismo na internet. da vergonha da raca humana o tanto de odiozinho que tem por ai… ou entao so leio blogs e jornais que nao tem inteligentinhos destilando odio.

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  15. Vettel se excedeu, mas foi o maior prejudicado. Não deveria ter batido roda com roda, mas estavam devagar para causar um acidente.
    Foi punido, cumpriu. Segue o campeonato.
    Faz tempo que não tem 2 equipes brigando pelo título. Melhor.continuar dentro da pista e não sendo decidido fora dela.

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    1. Desculpas Alexandre, mas o Vettel ser o maior prejudicado, é meio que forçar a barra.
      Saiu com a liderança ampliada, e de quebra, levou uma punição branda.

      Sds
      Richard

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    2. Perdoe-me Alexandre mas a velocidade nao é ponto preponderante para atenuar a punicao, ate pq detritos se soltam msm em baixa velocidade e podia atingir terceiros, torcedores, pessoal da organização, os voluntarios etc..e machucar alguem por causa de um acidente é uma fatalidade, e a F1 ja eh tao perigosa por condiçoes normais, nao tem como se proteger de alguem q resolve deliberadamente atingir um adversario e pra coibir isso existe o codigo de conduta do esporte. Vet pra mim recebeu uma punicao esportiva 10s stop and go,punicao disciplinar nao houve….ele ja acumula 9 pts na carteira,mas pts ateagora nao foram sufucientes pra faze-lo entender, alias nem durante a prova ao ser informado pelaequipe ele ainda entendia.
      Sds

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  16. A explicação no Credencial sobre a Safate-car line escalarem o ocorrido e os dados de telemetria de Hamilton confirmam essa teoria. Logo, pra mim, Hamilton não teve culpa e não perecia punição.

    Quanto a Vettel, bobeou no acidente e fez algo gravíssimo e inadmissível em seguida. Certamente, saiu barato pra ele. Aliás, se sua punição foi a pior possível para a infração (crime) cometida, a regra precisa ser revista. Imagine se isso vira moda?! Sem dúvida, a FIA precisará ficar de olho para essa história toda não abrir precedentes para outras mais perigosas.

    Por fim, uma vergonha ele não reconhecer sua desnecessária e impensada atitude e pedir desculpas públicas ao Hamilton, seus fãs e público geral, principalmente os jovens que o tem como modelo.

    Torço para a Ferrari, mas depois dessa, não quero mais ver o alemão campeão no final do ano. Acelera, Lewis!

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  17. Cada um tem sua verdade pra si. Vettel foi ´lá e quis defender a dele. Se ele tivesse feito isso pelo Rádio, tudo bem, ok, mas, ai quis resolver por conta própria, ai já não dá. Tem pilotos que jogam “duro” com os outros, como o Hamilton fazia com Rosberg por exemplo, mas, dentro do regulamento. Por mais que a defesa de posição fosse dura, ele não jogava seu carro pra cima do outro. Raikkonen é a mesma coisa, Perez é a mesma coisa com o Ocon. Uma coisa é você lutar duramente com o seu rival, assim como ambos fizeram na Espanha, agora, colocar o carro do lato e bater deliberadamente no outro é totalmente errado, assim como ser punido 2 vezes pelo mesmo fato, caso isso se confirme, é claro.

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  18. Apesar de ser uma situação ligeiramente complexa penso simples. Seb se exaltou por ter tido uma perspectiva de malandragem do LH. Errou pelo excesso, foi punido, pronto.

    O quadro que vejo agora na mídia é: como pode um piloto “lançar” seu carro pra cima do carro de outro piloto, ser punido e ainda chegar na frente do piloto que foi atingido. Ora, nessa caso Seb não tem culpa alguma no azar, ou incompetência, da Mercedes de não ter fixado o assento de cabeça do LH. Bater nessa tecla é o mesmo que reclamar, por exemplo, que o Corinthians ganhou do Flamengo mesmo com um expulso.
    Por isso estou achando essa discussão já ridícula.

    “Move on”.

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  19. O que não da pra entender é porque Schumacher jogou o carro em cima do Villeneuve de propósito e foi excluído do CAMPEONATO em 1997, e o Vettel só stop and go na prova. Acho que falta coerência nas punições

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  20. Na verdade a culpa desse estrago são dos comissários….Foram muito despreparados, até mesmo no time de soltar a punição de Seb. FICOU ESCANCARADO PARA TODO MUNDO…….ao ouvir o “Lewis box box, box box” soltaram a passagem com 10 seg. de Vettel. Isso sim é que tira o sono, e para piorar o cenário HAM pegou transito e Vettel seguiu com pista livre, o resultado foi o que vimos o Alemão voltou a frente…..

    O fato de Vet voltar a frente NÃO PODE SER ENCARADO COMO “””AAAAH POR ISSO ESTÃO QUERENDO PUNI-LO NOVAMENTE””””…..A verdade é que ficou brando demais para ele, foi inaceitável a demora, o momento do anúncio e o castigo…..aquilo não é uma atitude que condiz com esporte, MESMO SE Lewis fizesse o tal Brake test. ( ATÉ HOJE TEM GENTE QUE INSISTE NA CULPA DO INGLES, QUE CAMBADA DE MALA) …..

    o black flag deveria ter sido concretizado, como não foi, virou piada….piada junto com reincidência vira??? Investigação aberta…

    O justo mesmo seria a retirada dos pontos do alemão, msm que isso seja feito agora, 1 semana depois do GP, coisa que condeno, penso que se não foi na corrida, não deve ser em outro momento. O problema todo é que a manobra foi desleal demais e dessa vez a punição seria sim, justa!!!!

    LEWIS NÃO FEZ NADA DE ERRADO, VETTEL ERROU 2 VEZES, QUE PAGUE POR ISSO!

    NAO CONFUNDAM ERROS ANTERIORES DE QQER PILOTO COM O QUE SEBASTIAN FEZ, FOI SURREAL

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  21. Na verdade a culpa desse estrago são dos comissários….Foram muito despreparados, até mesmo no time de soltar a punição de Seb. FICOU ESCANCARADO PARA TODO MUNDO…….ao ouvir o “Lewis box box, box box” soltaram a passagem com 10 seg. de Vettel. Isso sim é que tira o sono, e para piorar o cenário HAM pegou transito e Vettel seguiu com pista livre, o resultado foi o que vimos o Alemão voltou a frente…..

    O fato de Vet voltar a frente NÃO PODE SER ENCARADO COMO “””AAAAH POR ISSO ESTÃO QUERENDO PUNI-LO NOVAMENTE””””…..A verdade é que ficou brando demais para ele, foi inaceitável a demora, o momento do anúncio e o castigo…..aquilo não é uma atitude que condiz com esporte, MESMO SE Lewis fizesse o tal Brake test. ( ATÉ HOJE TEM GENTE QUE INSISTE NA CULPA DO INGLES, QUE CAMBADA DE MALA) …..

    o black flag deveria ter sido concretizado, como não foi, virou piada….piada junto com reincidência vira??? Investigação aberta…

    O justo mesmo seria a retirada dos pontos do alemão, msm que isso seja feito agora, 1 semana depois do GP, coisa que condeno, penso que se não foi na corrida, não deve ser em outro momento. O problema todo é que a manobra foi desleal demais e dessa vez a punição seria sim, justa!!!!

    LEWIS NÃO FEZ NADA DE ERRADO, VETTEL ERROU 2 VEZES, QUE PAGUE POR ISSO!

    NAO CONFUNDAM ERROS ANTERIORES DE QQER PILOTO COM O QUE SEBASTIAN FEZ, FOI SURREAL

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  22. Na minha opinião a punição foi justa, talvez uma desclassificação fosse apropriada pq a punição acabou ficando até barato, mas nada para deixar pra outras corridas e qaunto a Hamilton nada a fazer, ele era o líder e quem vem atras que presta atenção! se Vettel estivesse atento não teria batido nele!

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  23. Seb errou, mas para santo o Hamilton não serve.
    Acho que os dois deveriam ser punidos, com uma pena mais rigorosa para o Vettel, além dos 10 segundos. Poderia largar em último no próximo GP, por exemplo.
    O fato é que a Mercedes está claramente incomodada com o desempenho da Ferrari e vai pressionar de todas as formas. Se o Hamilton achou que teria vida fácil esse ano, por ter se livrado do Rosberg, a performance da Ferrari frustou esse cenário.

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    1. Punição para Hamilton, não concordo
      Segundo o próprio regulamento, ao qual ele agiu dentro dele, está dentro de seu direito.
      Como já disse anteriormente, Vettel foi o responsável pelas duas batidas, Hamilton, não é santo, todos sabemos, mas agiu dentro das regras.
      Interessante notar que, todos sempre falam do psicólogico do Hamilton, e o qie está se vendo é um Vettel que se perde.
      Enfim, a abertura do caso pela FIA consigo compreender, contudo se for para dar uma multa ou mais uma reprimenda, aí sim, cairá em descredito.
      Ou assume o risco ou não faça nada.

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  24. A culpa foi totalmente do Vettel.
    Ficou barata a punição… Eu teria dado bandeira preta. Foi um ato de irresponsabilidade jogar o carro inadvertidamente em cima de outro…
    Não vejo pra interpretação… até pq o Hamilton não fez brake test…

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  25. Nem só de carro ou motor se ganha uma corrida ou campeonato. Os jogos psicológicos sempre fizeram parte desse esporte, sempre beirando a desonestidade. Em um mundo politicamente correto, as reações humanas tem que ser tolhidas para dar lugar a polidez, ora, o primeiro pode ditar o ritmo, cabe a quem vem atrás ficar esperto, mas se o cara de trás ficar puto (se a putaria infringir o artigo esportivo, qual o mal em ser punido?), qual o problema? Houve um choque a 50 km/h, sem riscos para ambos, qual o problema? Como esquecer a disputa psicológica entre Villeneuve e Pironi em 82; ou Piquet falando que a mulher de Mansell era feia para desestabilizar o inglês; do multi 21; de Sennax Prost se abalroando na pista; da Ferrari quebrando o lacre do carro de Massa para favorecer Alonso na briga com Vettel; de Hamilton andando feito uma tartaruga para forçar o erro de Rosberg em 2016, enfim, motivos pros caras ficarem putos não faltaram, alguns engolem sapos outros se esquecem da sociedade protetora dos animais e exterminam os sapos…

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  26. Acabo de ler que o comissário da prova em Baku afirma que queria dar bandeira preta pra Vettel.
    Porém não deu pra não interferir no campeonato ou seja isso pra mim só complica a situação mais ainda de Vettel por que fica evidente que os comissários sabiam da gravidade dos fatos e levaram 45 minutos pra tomar uma decisão (Depois que Hamilton foi chamado para os boxes )E ainda assim a “punição”foi uma verdadeira piada por isso que a Fia vai investigar segunda feira.
    Vai agravar também o não reconhecimento dos seus erros e não ter se pronunciado publicamente.
    Dessa vez Vettel não escapa de no mínimo ser desclassificado da corrida de Baku e ainda ser suspenso por uma corrida.

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  27. Que campeonato vergonhoso kime vem fazendo, eu não sei o motivo da ferrari manter kimi, talvez vettel não goste de concorrência e talvez vettel até ajude a ferrari renovar com kime, gostaria muito de ver o ricciardo na Ferrari ai sim vettel ia sentir pressão.

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