F1 Deu Hamilton, mas Vettel saiu de Spa aliviado - Julianne Cerasoli Skip to content

Deu Hamilton, mas Vettel saiu de Spa aliviado

Lewis Hamilton fez barba, cabelo e bigode na Bélgica, mas era Sebastian Vettel quem não escondia a confiança renovada com o resultado em Spa. Afinal, o piloto alemão, com uma mãozinha de seu companheiro, conseguiu se classificar em segundo e, na corrida, não deixou Hamilton escapar por nenhum momento, mesmo que não tenha demonstrado ritmo para efetivamente pressioná-lo. Ainda assim, o líder do campeonato acredita que saiu no lucro.

Manter a Mercedes por perto em uma pista com longos trechos de aceleração máxima e curvas de alta velocidade, combinação que funciona melhor com o carro mais longo do time alemão, é efetivamente uma boa notícia para a Ferrari ou, nas palavras de Vettel, significa que “não temos de temer nenhuma pista até o final do ano”. Tal expectativa é bem diferente de antes da parada de agosto, quando os prognósticos apontavam que a Mercedes deveria ter a vantagem na maioria dos circuitos e Vettel teria de maximizar seus pontos em pistas como Cingapura e talvez Abu Dhabi.

Agora até o GP da Itália ganha novas cores.

Enquanto isso, Valtteri Bottas pagou caro pela alocação conservadora de pneus da Mercedes. Eles foram obrigados a usar os pneus macios no final porque não tinham nenhuma outra opção nova e, no meio do pelotão, o finlandês não conseguiu aquecê-los suficientemente bem para a relargada e agora perdeu contato com os líderes. O maior golpe, contudo, foi o meio segundo que levou na classificação. “Nosso acerto é o mesmo. Simplesmente há algo que eu não estou fazendo certo.”

Voltando a Vettel, surpreendeu a renovação de seu contrato por três anos, algo que não agradou a nada a dupla da Red Bull. Tanto Ricciardo, quanto Verstappen estão de olho em uma vaga na Ferrari e sabe que o alemão não os quer lá.

As confirmações na Scuderia fazem o mercado começar a andar e é possível que tenhamos alguns cenários que até pouco tempo eram inesperados, como a vontade da Mercedes de colocar Pascal Wehrlein na Force India, o que deixaria Sergio Perez livre no mercado. Como é bem provável que Hulkenberg não o queira por perto, seu futuro poderia ser a Williams.

Não que isso fosse um bom negócio para o mexicano, pois o time inglês mais uma vez se perdeu ao longo da temporada, mesmo tendo recursos e Paddy Lowe. Conversando com Massa e Stroll, a impressão é de que eles simplesmente não têm controle de seu desempenho. Em Spa, foram muito mal na classificação e melhoraram na corrida, dando a chance do brasileiro fazer uma boa prova. Mas, no caso deles, não dá para garantir que as cores da Itália serão tão brilhantes assim.

28 Comments

  1. Esse contrato de 3 anos deve ter alguma cláusula que libera o alemão antes.
    O Bottas agora assume a posição de segundo piloto e deve ajudar o Hamilton.
    Ju, Kimi deixou de fazer a última tentativa de volta rápida, para ajudar o Vettel?

    • Me parece que ele errou e, como já tinha abortado, fez o vácuo. É difícil acompanhar detalhes do treino quando se está no cercadinho!

  2. Ainda não entendi.
    Vettel não terá que perder posições por trocar partes da unidade motriz?
    Outra coisa, Hamilton estava de pneu amarelo contra os pneus roxos de Vettel, mesmo assim, não conseguiu passar. Se Bottas se acertar, há chances de o filandês ficar a frente das duas Ferraris.
    Abraços Julianne!

    • A Ferrari diz que consegue ir só com os dois turbos até o final, mas ele não está em situação confortável tb no ICE e no MGU-H. Acho muito difícil que ele consiga.

  3. Ju fiquei com o mesmo sentimento com relação a Ferrari. Vettel de motor defasado conseguiu acompanhar de perto uma Mercedes de motor atualizado numa pista claramente favorável a Mercedes. E pelo que li a Ferrari terá novidades no carro em Monza. Acredito que em Monza a vantagem da Mercedes seja ainda menor. Para os fãs da Ferrari foi sim uma ótima notícia o desempenho em Spa.

  4. Sigo mais o raciocínio do Andre, por mais que a diferença da Mercedes não seja monstruosa, os pneus de Vettel eram mais rápidos…creio que o título se encaminha para Hamilton devido as características das pistas restantes. Ainda vejo a Mercedes ligeiramente a frente. Ps: Ju, você acredita na ida de Alonso para a Willians?

  5. Que mágica a Ferrari está fazendo? Quanto tempo dura esse motor (MGH-u MPKU, ERSKU PU e tantos outros PU)? Parece motor de Scania 113H não quebra, não precisa trocar nada, nunca?

    • Eles estão usando de maneira inteligente os diferentes modos de motor para não forçar o equipamento. Mas os dois turbos que estão em utilização e os ICE já estão beeem rodados.

  6. Provavelmente você vai abordar isso no post das estratégias, mas a Ferrari pensou num overcut na primeira parada e desistiu quando viu o que Hamilton estava fazendo de pneus novos, Ju? Foi a impressão que tive.

    • Ouvi o Vettel falando algo sobre a Mercedes ter usado o Bottas para travar o overcut. Não vi os números ainda para entender direito a que ele se referia.

  7. Ju, vi os comentaristas da transmissão inglesa falando o mesmo. Mas e a diferença de pneus entre eles? E mais: pq o GP da Itália ganha novas cores se lá também é uma pista de alta velocidade?

    • A Mercedes andou muito bem com o macio o final de semana todo e a diferença entre os compostos não foi tão grande da Bélgica. Monza é bem diferente de Spa, eles andam com muito pouco downforce, e a comparação seria mais com Baku, mas com um adendo: tração é fundamental e nesse quesito a Ferrari é um pouco melhor.

  8. Jú, bom dia, fiquei impressionado como a Ferrari de pneus ultramacios não ultrapassou a Mercedes de macios, e mais impressionado ainda pois o Vettel está pendurado a tantos Gps e não troca as peças da unidade de potência. Acredito que a Mercedes ainda é a favorita mas a Ferrari evoluiu demais.
    Agora a Williams mesmo do Paddy é uma zona, é uma grande decepção.

  9. A Mercedes estava andando melhor de pneus “amarelos” do que de ultramacios, Pelo menos a do Hamilton.

    Que papelão do espanhol, encenar uma quebra de motor pra não andar atrás do grid, que tremenda falta de caráter e de respeito com a equipe e com os centenas de mecânicos que trabalham duro para tentar encontrar uma solução pra esse motor complicado da F1 atual. É um estrelão sem qualquer dignidade, se pilotasse a metade do que é falastrão teria conseguido levar a Ferrari ao titulo. Só leva desagregação por onde passa, que nuvem negra tem esse sujeito.

    Penso que o que pode atrapalhar o Vettel daqui pra frente são as punições por substituição de partes da unidade de potência. Mas isso pode acontecer com todos.

    Ferrai e Red Bull andando perto da Mercedes dá outra vida ao campeonato. Aquela coisa de os 2 carros da equipe desaparecendo na frente, era muito enfadonha e chata.

    Se a FIA não interferir os 2 caras da Force India ainda vão acabar cometendo uma tragédia. Que situação desastrosa para uma equipe que se esforça tanto para ser competitiva e mostra bons resultados.

    • E as vezes que ele trazia o carro nos pontos e o carro quebrou?

      É tão difícil assim empatizar com a situação dele pra limitar isso a falta de caráter? Ele não é um novato. É um bicampeão e está em posição pra usar isso pra pressionar e cobrar melhorias.

      • É o trabalho dele, ele ganha milhões, muitos milhões, PAGOS PELA HONDA, para pilotar o equipamento que lhe entregarem. Ele saiu da McLaren/Mercedes jogando bosta no ventilador, saiu da Renault reclamando, foi “saído” da Ferrari desagregando e agora tá fazendo mesmo na McLaren/Honda. OOOOO o Alonso tem 5 propostas. De quem? Mercedes não o quer, Ferrari não quer, Red Bull não quer, nem a iniciante Haas quer o cara. Quem? Williams? Sauber? O bom é que quando ele sair a McLaren vai começar a andar. Porque esse sujeito carrega um karma muito pesado pela falta de caráter

      • Haja ódio de um piloto de corridas, RISOS.

  10. Seb tem motivos mesmo para estar satisfeito: há algumas corridas, já está na 4ª versão do turbocompressor. Hamilton, por outro lado, estreou em Spa a 4ª versão da unidade de potência inteira. E nunca a diferença entre os dois esteve acima de 2 segundos, em que se pese um circuito favorável à Mercedes.

    Uma punição para a Ferrari por extrapolar o limite de unidades do motor utilizadas é certa, mas , por antecipar sua 4ª versão restando ainda 9 etapas, até a Mercedes parece pendurada. O que parecia um trunfo dos alemães aparentemente não existe mais.

    • A situação da Mercedes é diferente. Eles trocaram o motor para usar atualizações. Então estrearam uma unidade na Inglaterra e outra agora e podem ficar mesclando-as (e também a segunda, que não foi usada até o fim de sua vida útil) até o final.

      • Entendi , Ju. Penso que anteciparam para homologar o motor antes da restrição de óleo nos cilindros que a FIA vai impor a partir de Monza, conforme eu já tinha comentado no post após a classificação.

        Quanto à Ferrari, confesso que a melhor opção para a Ferrari “se tomar” essa punição seria em Monza, pelas altas chances de ultrapassagens. Mas dificilmente quererão sacrificar logo sua corrida de casa, embora, pelo campeonato, seja o lugar ideal. Seria insano fazê-lo em Singapura, na Malásia ou no México, que são circuitos que entendo que a equipe tenha maiores chances de vitória do que a Mercedes.

  11. Julianne,
    É possível que as punições a Vettel venham na Itália? Seria inteligente atualizar o motor lá, tomar as punições e minimizar danos, já que a pista é de fácil ultrapassagem.
    Quando o Kimi renovou, já era esperada a renovação do Vettel, mas tanto tempo realmente surpreende, mas bem provavelmente deve ter cláusula de desempenho.
    No início do ano, a Force India não quis o Pascal pelo comportamento dele na informação do motor, mas com a atitude do Perez na Bélgica, é bem possível que eles estejam considerando a proposta da Mercedes para tê-lo lá, isso sem contar, que dois pilotos Mercedes daria um desconto de 10 milhões de euros (no mínimo) nos motores.
    No treino de sábado, falou-se na TV que o Alonso teria tido 5 propostas e ficado com 2, alguma especulação de quais equipes seriam? Renault e Force India talvez?
    Adorei a transmissão de vocês pelo rádio, sempre me divirto demais!
    Abraços pros meninos e beijos pras meninas!

    • Acho difícil a Ferrari querer largar no fundo bem em Monza. Ao que parece vão tentar adiar ao máximo.

      Alonso falou que 60% das propostas ele rejeitou e 40% considera. Esse número 5 é só uma aposta com base na matemática dele.

      Valeu pela audiência!

      • Então poderiam ser menos propostas? Já li uma matéria que ele supostamente, exigiu a saída da Honda para renovar com a McLaren.
        Outra pergunta Julianne, teria um email que pudesse me comunicar com você? Tenho tido algumas idéias e gostaria de conversar sobre elas.
        Caso haja, poderia me mandar uma mensagem?
        natoj.velloso@hotmail.com
        Abraços pros meninos e beijos pras meninas!

  12. Me parece que a Mercedes disponibilizou apenas para a equipe de fábrica os motores atualizados, como cliente, ficaria furioso em tal defasagem, imagine-se uma disputa acirrada entre Mercedes e Willians e os caras entregam o motor do concorrente duas, três corridas depois!? Acho que se quiser mesmo sonhar com o tri, Alonso só poderia sonhar com Renault ou Mclaren. Ju, essa questão dos contratos dos motores, as atualizações para os clientes, é permitida essa defasagem? Está no contrato?

  13. Momentos depois da relargada, quando Vettel tentou passar, eu tinha quase a certeza que a escolha de pneus iria ajudar em muito a Ferrari. Falaram de diferença de 1 segundo por volta entre os dois tipos. Então fiquei realmente surpreso que o alemão não conseguiu nem chegar na zona do DRS para tentar algo. Notei que Hamilton fez sua melhor volta na corrida na última passagem, como que buscando a melhor volta para dar um recado que ele ainda tinha uma reserva caso fosse necessário. Não conseguiu mas ficou bem perto da melhor volta de Vettel. Então não acho que a situação é tão boa assim para a Ferrari, eles estão mais perto mas continuam atrás. E acredito que Bottas agora como escudeiro vai ser decisivo na briga pelo titulo entre Vettel e Hamilton, algo que não vai acontecer com Kimi.

    • Dennis, aproveitando o gancho da seu ponto de vista, tive a mesma sensação. Me parece que o motor Mercedes da equipe de fábrica ainda é o melhor, falta aquele último suspiro pro quase para os italianos. Vettel tem feito na Ferrari algo que Alonso fez quando brigava contra o mesmo Vettel, ou seja, lutou até o fim em 2010 e 2012, bravamente, mas sabíamos que na hora do aperto, a RBR tinha o espinafre, kkkkk. Vettel tem feito um bom campeonato, mesmo com o equipamento inferior.


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