Sessão nostalgia e a última vitória de Senna

As cenas daquele GP da Austrália de 1993 parecem de outra era: depois de reclamar muito durante aquela que muitos consideram sua melhor temporada, Senna estava otimista e os fãs brasileiros mal podiam esperar para a volta do domínio do brasileiro. Afinal, parecia ser uma questão de tempo: o tricampeão tinha finalmente conseguido a tão sonhada transferência para a Williams, que tinha vencido 92 e 93 com muita facilidade, e de quebra não teria mais a concorrência do rival Alain Prost, que decidira se aposentar após conquistar fácil, com o time inglês, aquele campeonato.

Mas aquela seria a última vitória da carreira de Senna e o Brasil só voltaria a estar no lugar mais alto do pódio após quase sete anos depois, com Rubens Barrichello no GP da Alemanha de 2000! Curiosamente, foi também a conquista que faria a McLaren ultrapassar a Ferrari em número de vitórias, algo que voltou a ser revertido na era Schumacher.

A festa estava preparada para a despedida de Prost, campeão antecipado daquele ano, mas Senna parecia decidido a carimbar a faixa do rival desde a classificação, quando conseguiu aquecer bem os pneus Goodyear (no circuito de rua de Adelaide, eram necessárias cinco a seis voltas para fazê-lo e o tráfego atrapalhava bastante) e ser quase meio segundo mais rápido que o francês da Williams, naquela que foi sua única pole da temporada.

Mas por que, de repente, a McLaren começara a andar mais que a Williams? A explicação seriam os problemas da suspensão ativa em lidarem com as ondulações de Adelaide, algo que continuou na corrida: ao final da primeira volta, Senna já abrira 1s3. Em um dia no qual a Williams foi pior que a McLaren até nos boxes, com 30 voltas disputadas, a vantagem do piloto brasileiro já era de 15s.

Em uma corrida na qual os três primeiros terminaram nas posições em que largaram – Senna, Prost e Damon Hill – e foram os únicos a completarem 79 voltas, houve muita emoção pela última corrida do brasileiro na McLaren ter terminado em vitória, assim como sua carreira no time inglês. Tanto, que ao descer do carro e ser abraçado por Ron Dennis, Senna ouviu do então chefe que “nunca é tarde para mudar de ideia”.

Mas foi outra cena desta vitória que acabou ficando para a história: depois de anos de intensa rivalidade, Senna faz questão de dividir a festa com Prost, puxando-o para o lugar mais alto do pódio e levantando seu braço. Ambos os personagens não podiam entender, naquele momento, há 25 anos, como uma era estava realmente se encerrando na F-1.

5 comentários sobre “Sessão nostalgia e a última vitória de Senna

  1. Que texto videntes Julianne! Quase fez escorrer suor masculino dos meus olhos ao relembrar a melhor década da F1 como um todo. A década de 90 que tem sete campeões mundiais diferentes.
    Sobre a carreira do Senna, gostaria um pitaco seu vindo de dentro do Paddock:
    Se analisarmos bem, Senna nunca fez como Michael Schumacher na Ferrari e entrou em uma equipe para desenvolver o carro, ele sempre pegava os carros prontos. Pelo menos é a impressão que tenho observando de fora. Se fala algo sobre isso dentro do Paddock? Seria interessante a sua opinião Julianne.
    Grande abraço a todos do Blog e um grande abraço pra você Julianne!

    Curtir

  2. Aquela pole em Adelaide , não iria ocorrer , a equipe do pitwall , tentava loucamente comunicar Senna que ele não tinha combustível suficiente e pedia para ele abortar a volta , mas a comunicação via rádio não funcionou.

    Curtir

  3. A McLaren tb foi competitiva em Adelaide no ano de 1992, lutando de igual para igual com as Williams. Talvez a única, ao lado do GP do Canadá.

    Vale lembrar tb que o motor Honda (A McLaren recebeu uma atualização no Japão), em sua despedida, ajudou um pouquinho tb.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.