Corridas e análises

Rapidinhas do Bahrein

  • O que virou o jogo para o lado da Ferrari no Bahrein foi justamente o que faltou na Austrália: velocidade de reta. Valtteri Bottas disse que a Mercedes achava que estava guardando o bastante no seu party mode para o qualy, mas o time se surpreendeu quando viu que a Ferrari também guardava.
  • Joguei, então, a pergunta para Vettel. Que disse que eu deveria questionar a Mercedes porque eles é que deveriam ter perdido velocidade. Respondi que já tinha perguntado. “E eles disseram que é a gente que melhorou? Bom, então estamos na mesma.”
  • O fato é que algo mudou. E, como o cenário visto no Bahrein é parecido com os testes, o que parece é que Melbourne é que foi a aberração.
  • Mas fechar a primeira fila ganhando na velocidade de reta significa que é o fim para a Mercedes? Os pilotos se mostraram confiantes de que não. Isso porque o desgaste de pneus ferrarista deve ser maior.
  • A Pirelli divulgou que as duas estratégias mais rápidas são com uma parada (médio + duro, ou seja, o que os pilotos a partir do top 11 devem tentar, é a melhor  seguida por macio + duro se o piloto segurar o ritmo no começo). A ideia da Mercedes é pelo menos dividir as Ferrari na largada e fazê-las forçar o ritmo – e possivelmente ter de parar duas vezes. E, no caso de ser uma corrida de duas paradas (tudo depende do ritmo do início), tanto Hamilton, quanto Bottas têm um jogo de macios novo.
  • E a Red Bull? Está vivendo um final de semana de Ferrari na Austrália, sem conseguir acertar o carro. “Fizemos de tudo e nada funciona”, disse Verstappen, que tirou no braço na classificação na hora decisiva. Mas mesmo assim disse não se sentir ameaçado pela Haas na corrida.
  • Haas que foi acompanhada da McLaren como times médios que conseguiram colocar os dois pilotos no Q3. Mas no caso do time inglês, existe a preocupação com o ritmo de corrida.
  • Por fim, não poderia deixar de destacar Leclerc. Ele saiu da classificação da Austrália decepcionado com sua classificação e, como já falei por aqui, não é de errar a mesma coisa duas vezes. Quanto à Ferrari, eles vão fazer de tudo para preservar os pontos da equipe: seja quem estiver na frente, vão congelar posições se tiverem a dobradinha.

Um comentário em “Rapidinhas do Bahrein”

Deixe uma resposta