Rapidinhas de Xangai

O prejuízo da Ferrari foi até menor do que o esperado na classificação do GP da China. Está faltando velocidade nas curvas de baixa e média velocidade para o carro italiano, o que é um mistério uma vez que o circuito do Bahrein também era cheio delas. Pelo menos, na corrida, eles sabem que terão mais velocidade de reta. Porém, a dúvida é se conseguirão seguir o ritmo de prova da Mercedes, que esteve mais forte nos treinos livres, embora Bottas esteja apostando que será uma briga entre três equipes pela vitória..

Isso porque é possível que tenhamos carros comportando-se de maneira diferente na corrida. E isso tem a ver com o comprometimento do acerto do carro que é característico da pista da China: o set up é muito diferente para fazer o carro render bem com o pneu macio ou com o duro e médio.

Com o macio, é preciso proteger os traseiros por conta das áreas de tração. Já com o duro e médio, a longa reta tira temperatura do pneu de forma tão representativa – ainda mais, claro, quando a pista está mais fria – que é preciso proteger os dianteiros.

Pensando que quem largar com os macios e quiser fazer uma parada provavelmente vai ter que usar os duros, já que eles não devem durar mais que 18 voltas, dá para entender por que o cenário é complicado. Foi por isso, inclusive, que o top 5 vai largar com os médios para muito provavelmente fazer a segunda metade da prova com o duro, evitando o problema com a adaptação com o pneu macio.

Mas será fácil fazer só uma parada? O histórico do GP da China mostra que não, vide a maneira como Daniel Ricciardo veio voando para vencer a prova do ano passado, mas neste final de semana não estamos vendo o graining que contribuiu muito para aquele final emocionante. Por outro lado, por ser uma pista em que dá para ultrapassar, é muito provável que algumas equipes arrisquem fazer duas paradas, especialmente no meio do pelotão ou se tivermos um Safety Car.

Falando sobre a classificação em si, Verstappen ficou irritado com Vettel por tê-lo ultrapassado em sua outlap. O holandês disse que há um acordo para que isso não aconteça, mas pelo que falei com os outros pilotos, Max não tem razão: diferentes carros têm diferentes necessidades em termos de aquecimento de pneus, então é normal que eles tenham ritmos diferentes.

Outros dois pilotos chamaram a atenção: a recuperação de Lewis Hamilton ao longo da classificação foi sensacional. Na primeira ida à pista, ele disse que ficou super contente com sua volta e se assustou quando viu que Bottas tinha sido meio segundo mais rápido. Estudou a telemetria e no final perdeu a pole por apenas 23 milésimos. O inglês não se entendeu com o carro por todo o final de semana e disse que, mesmo com a boa classificação, acha que o comportamento do carro está “terrível”.

Outro que não estava nem um pouco feliz, mas consigo mesmo, era Charles Leclerc. A maneira dura como ele mesmo se cobra, sua marca registrada, ficou clara na conversa com o engenheiro logo após a classificação. Quem ouve pode imaginar que ele perdeu de uns 8 décimos para Vettel, quando na verdade a diferença foi de 17 milésimos.

2 comentários Adicione o seu

  1. Alexandre disse:

    Adorei este posto após o treino oficial dando uma prévia da corrida.
    Tomara que seja uma corrida cheia de variáveis.

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  2. Thiago disse:

    ju, como essa corrida foi chata, omg!
    a f1 precisa seriamente repensar seu futuro… ou as coisas mudam em 2021 como deseja ross brown ou a tendencia é a f1 ter cada vez mais corridas desse “naipe”… arrisco dizer que essa corrida 1000 teve so umas 5 ultrapassagens… 😦
    se puder coloque alguns dados sobre isso nos proximos posts comparado a outros anos na china

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