F1 60 anos de Senna em tempos de distanciamento social - Julianne Cerasoli Skip to content

60 anos de Senna em tempos de distanciamento social

Procurando o que fazer enquanto o coronavírus não passa? Hoje tem uma “desculpa” para usar o tempo livre para relembrar, ou conhecer mais, sobre Ayrton Senna, já que o piloto completaria 60 anos.

Como comemoração, o Instituto Ayrton Senna colocou no ar um site com com 60 fatos e curiosidades sobre sua vida. Não tem nada de novo por lá, mas as informações valem como porta de entrada para os fãs mais novos, que não viram o brasileiro correr na Fórmula 1 e talvez não entendam por que o nome dele é tão reverenciado na categoria até hoje, mesmo que ele não tenha os números de Lewis Hamilton ou Michael Schumacher.

Mas material sobre a vida e a carreira de Senna não falta. Taí uma boa dica para deixar o tédio de lado nestes dias de isolamento – que aqui na Inglaterra, começou oficialmente ontem à noite, mas que para mim já dura alguns dias, e sabe-se lá quantos mais vai durar. Mas #tamojunto!)

Na Netflix
O documentário Senna (Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão), de 2010, dirigido por Asif Kapadia, que também fez filmes sobre Amy Winehouse e Diego Maradona, está disponível na Netflix e mostra desde sua ascensão no esporte até sua morte, focando muito na rivalidade com Alain Prost. O francês, aliás, nunca gostou muito da forma como é caracterizado no documentário, do qual participou. “Se eles queriam fazer um filme comercial, com um cara ruim e um cara bom, então não faça entrevistas. Não me peça nada.”

Nas livrarias
Senna foi tema de vários livros no Brasil e no exterior, desde publicações que narram a trajetória do tricampeão GP por GP, como “Uma Estrela Chamada Senna” do jornalista Lemyr Martins, até outros que avaliam sua relação com a imprensa – como “Ayrton Senna: Herói da mídia”, de Paulo Scarduelli, focado na cobertura da morte do piloto, e “Ayrton Senna e a Mídia Esportiva”, de Rodrigo França. Mas talvez a obra mais completa, com reproduções de boletins escolares e cartas, seja “Ayrton Senna, uma lenda a toda velocidade”, de Christopher Hilton.

No YouTube
Para marcar os 25 anos da morte de Senna, ano passado, a F-1 reuniu pilotos do atual grid e jornalistas para comentar momentos clássicos da carreira do tricampeão, em conteúdo disponibilizado em inglês. Partindo das provas mostradas neste vídeo, dá para garimpar na internet os vídeos das provas que definiram a carreira do piloto, como o GP do Brasil de 1991 ou o GP da Europa de 1993, no qual o brasileiro deu o que é considerada até hoje a melhor primeira volta da história.

Em outro vídeo em inglês, o famoso programa da BBC Top Gear presta sua homenagem ao brasileiro, e leva Lewis Hamilton para pilotar o carro com que Senna foi campeão em 1988.

Há também entrevistas interessantes de Senna na internet, de participações do piloto no programa Roda Vida ainda em 1986, tendo Galvão Bueno como um dos entrevistadores, e no programa a de Jô Soares ainda no SBT. Mas o encontro talvez mais improvável é com Roberto Carlos, em entrevista carregada de fé.

A lista de conteúdo sobre Ayrton Senna é grande. No UOL, recentemente fiz um especial sobre o piloto e sua relação especial com o Japão, e acabei descobrindo coisas que não sabia, como a pressão da TV local por um ídolo e a opção da Honda por Ayrton, além de ter tido um papo muito legal com o assessor de imprensa da Honda em 88/89 e que voltou ao mesmo cargo recentemente.

Tenho certeza que vocês teriam mais dicas, não?

3 Comments

  1. Cara Julianne Cerasoli, naquele 1º de maio Ayrton não liderava, porque perseguia furiosamente Schumacher.

  2. Obrigada. Ele continua vivo nos nossos corações, hj faria 60 anos e estamos quase completando 26 anos do acidente que parece que foi ontem, dói como tivesse sido ontem e deixou um buraco como se já tivessem se passado um milênio.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise
Redes Sociais
As últimas
Navegue no Site

Adicione o texto do seu título aqui