F1 5 curiosidades da Holanda que você não sabia - Julianne Cerasoli Skip to content

5 curiosidades da Holanda que você não sabia

curiosidades da holanda
Por que não substituir o chafariz da praça por… estacionamento de bicicleta? Foto Julianne Cerasoli

1 Tem que pensar duas vezes antes de atravessar a rua

O trânsito de bicicletas nas ruas das cidades holandesas pode ser assustador. A cultura da bike está tão enraizada que os bebês mal aprendem a andar e já ganham um modelo sem pedais, geralmente de madeira. Não demora para que eles se acostumem a pedalar, e muito rápido. Para se ter uma ideia, há mais bicicletas do que pessoas no país. E olha que se trata do país mais densamente populoso da Europa. Mas as curiosidades da Holanda não param por aqui…

2 O país não se chama mais Holanda

O governo local anunciou que o nome deixou de ser usado para promover o país. De fato, desde que os holandeses derrotaram Napoleão em 1815 o nome oficial é Países Baixos. O nome vem do fato de a Holanda do Norte e a Holanda do Sul serem os territórios com menor diferença em relação ao nível do mar da Europa. No entanto, é normal dentro mesmo do país referências ao antigo nome. 

Armin van Buuren é um dos DJs mais famosos do mundo. E é fã de Verstappen. Foto: Julianne Cerasoli

3 If it ain’t Dutch, it ain’t much

Então os tais Países Baixos não são apenas o lugar das bicicletas. No mundo da música, eles são conhecidos como o país dos DJs. Na lista dos 10 melhores DJs do mundo, nada menos que sete são holandeses atualmente. E curtir um festival eletrônico não é só coisa de jovem no país (ou no GP da Holanda): é normal ver famílias e gente que já deve ter algumas décadas de balada nas costas curtindo esse tipo de som.

4 A Verstappenmania era gigante mesmo antes do título

A Fórmula 1 não voltou à Holanda por acaso: o fenômeno Max Verstappen é algo que não se via na categoria desde a ascensão de Michael Schumacher. Para se ter uma ideia, algumas provas foram transmitidas pelo canal Ziggo em seu auditório até o fim do acordo da TV com a F1, no final de 2021. E os 17 mil ingressos costumavam se esgotar rapidamente. Agora, a F1 está fora da TV e só está disponível por streaming.

5 Um pedaço de Holanda na salada

As cenouras são laranja por causa dos holandeses. Não acreditei quando li sobre isso pela primeira vez, mas confere: antes, elas tinham várias cores, como as batatas, e foram os holandeses que fizeram com que a sua variedade fosse a mais popular.

1 Comment

  1. Adorei essa da cenoura, jamais imaginaria.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise
Redes Sociais
As últimas
Navegue no Site

Adicione o texto do seu título aqui