5 curiosidades da Espanha que você não sabia - Julianne Cerasoli Skip to content

5 curiosidades da Espanha que você não sabia

curiosidades da espanha

1 Espanha é o único GP da F1 com dois hinos

Uma das curiosidades da Espanha relacionadas ao GP de Fórmula 1 que a etapa é a única em que se toca dois hinos, o da Espanha mesmo, que inclusive não tem letra, e o da Catalunha. Justo, até porque são eles que pagam a conta para ter a corrida por lá, e não o governo estatal, além, é claro, de toda a questão separatista. Até aí, tudo bem. A questão é que o hino da Catalunha é bem, mas beeem longo. Certamente os engenheiros levam isso em consideração na preparação no grid.

2 O catalão era banido até o fim dos anos 1970

O catalão pode ser considerada uma língua sobrevivente. Vinda do latin, a língua passou por diversas fases de repressão, sendo a última bem recente. Quando a Espanha era liderada pelo ditador Franco, o catalão era oficialmente banido. Isso durou até 1978, mas mesmo assim calcula-se que 9 milhões de pessoas falem a língua atualmente.

3 A praia de Barcelona é “falsa”

Quem olha as praias de Barcelona vê aquela areia clara e abundante e até parece que a cidade espanhola foi brindada pela natureza como ocorre com vários lugares do Brasil – algo que é incomum na Europa, que tem mares lindos, e praias de pedras. Mas a verdade é que muito daquela areia veio, na verdade, do Egito, e foi colocada ali na época da revitalização por que a cidade passou para receber as Olimpíadas de 1992.

Fotos: Julianne Cerasoli

4 Um cafezinho nunca é um cafezinho

Chamou-me a atenção quando morei na Espanha como é raro ver espanhóis fazendo uma refeição de verdade. Petiscar parece ser um esporte nacional e um café pode durar horas. E somente um café mesmo será consumido, mas mesmo assim ninguém vai te tirar da mesa por conta disso.

5 Como economizar na hora de beliscar na Espanha

Falando em beliscar, via de regra um copo de cerveja, ou uma caña por lá, vem com algum petisco – o que, nos lugares mais simples, é batatinha mesmo ou azeitonas. Porém, este não é o maior dos motivos para comprar cerveja nos bares ao invés dos vendedores de rua. Geralmente são imigrantes que vão oferecer cerveja na rua. Mas beber na rua é ilegal e, se a polícia aparecer, eles já têm um esquema pronto. Simplesmente escondem as latinhas nos bueiros. Acho que a sede já passou, né?

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise
Redes Sociais
As últimas
Navegue no Site

Adicione o texto do seu título aqui